210 likes | 301 Views
Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas. Comunicação Eclesial Protestante no Brasil. Primeira Iniciativa data de 1929. Os luteranos (...) foram os primeiros protestantes no Brasil a utilizar o Rádio como meio de comunicação massivo para a difusão da fé.
E N D
Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas
Primeira Iniciativa data de 1929 • Os luteranos (...) foram os primeiros protestantes no Brasil a utilizar o Rádio como meio de comunicação massivo para a difusão da fé. • No dia 25 de maio de 1929, foi anunciado na Rádio Clube do Brasil, que a noite seria transmitido um culto pela Igreja Evangélica Luterana. • Conforme Rodolpho A. Wart: “ este foi o primeiro culto radiofônico a ser apresentado no Brasil e na América do Sul”.¹
Mulheres Metodistas e os programas radiofônicos religiosos: • “Domingo, dia 16 de agosto, p. p. O Instituto Central do Povo fez-se representar na ‘Hora Cristã’ da Rádio Educadora (das 15 as 16) com um programa infantil de alunos da Escola Diária, organizado pelas professoras, Sras. Jurema D’Avila, Eunice de Oliveira e Alba Pereira.”² ¹ SOUZA, Herbert Rodrigues de. “ Trajetória da comunicação eclesial protestante no Brasil: o pensamento e a ação de Reinhard Brose”.2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pós Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo,2005. p. 52 ²EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol. 45, nº 33,23 de setembro de . 1931. p.13
Em Brasília surgem iniciativas de metodistas em utilizarem o rádio e a TV como meio de evangelização: “Almir Pereira Bahia, pastor metodista designado para atuar no Distrito Federal, inicia um programa radiofônico, dominicalmente à 8h45, transmitido, pela Rádio Nacional de Brasília aos domingos. ( Expositor Cristão,1963,1).”³
O Expositor Cristão de 1958, encontramos Ercília Escobar, chamada de “ A sentinela Avançada”. Nascida na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em Minas Gerais, era filha de Ana Jacinta B. Escobar e Moisés Claro Escobar. Estudou no Colégio Isabela Hendrix, em Belo Horizonte e no Instituto Granbery, em Juiz de Fora, e exerceu o magistério em várias cidades do interior e também na capital mineira.Conta-nos a reportagem que ela instalou em Santa Rita do Passa Quatro uma torre para irradiação de um programa diário:
Diariamente era irradiado o programa composto por músicas, hinos, sermões e orações, cujo poderoso som penetrava no templo católico romano local que se situa nas proximidades da torre. Com a contínua irradiação, aqueles desinteressados se tornaram ouvintes, a princípio por curiosidade, depois em ouvintes atentos ao ponto de maravilhados pedirem bis aos discos. Primitivamente a torre era um alto poste de madeira, constantemente danificada pelos inimigos e seus secuasses, daí a necessidade de ser substituída pela torre metálica, 13 metro de altura.4 ³ SOUZA, Herbert Rodrigues de. Op. cit. p. 62. 4 Ercília Escobar usava o pseudônimo de Bráulia d’ Eufrásio, pois também era conhecida como poetisa da cidade, cf. EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol.73, nº 4, 9 de outubro de 1958. p.15.
Notícia extraída do necrológio não há data de nascimento e morte, apenas o autor cognominado de D. Rizzo, encerra dizendo “terminou assim a missão daquela ‘sentinela avançada’ que foi um grande incentivo do Protestantismo naquele ambiente de incompreensão religiosa.”
Constatação: • Se o programa de rádio iniciado em Brasília ocorreu em 1963 e no relato datado de 1958 encontramos no interior de Minas Gerais o protagonismo de uma mulher metodista, mesmo que não fosse em nível nacional a irradiação deste programa, certamente em Santa Rita do Passa Quatro ao irradiar músicas, sermões orações e hinos, ela também se envolvia no cotidiano das pessoas daquela localidade.
Nesta trajetória encontramos igualmente um breve comentário sobre o trabalho realizado em nome da Sociedade Metodista de Senhoras de Poços de Caldas: “É de se destacar também o trabalho feito na Rádio local por duas sócias”. Segundo as fontes pesquisas, estas foram às atuações das mulheres metodistas em relação aos programas religiosos radiofônicos.
Os programas protestantes televisionados iniciaram-se na década de 60, e a Igreja Metodista é considerada a protagonista neste processo histórico.
Segundo as pesquisas realizadas(...) “os pioneiros na inserção protestante na televisão foram os metodistas com o programa ‘ O Cantinho da minha Fé’, provavelmente lançado no mês de fevereiro de 1961”5
O programa era exibido no canal 9 TV Excelsior,aos domingos ás 15 horas. Joel Jorge de Melo interpretava o evangelista Stanley Jones, numa série de conferências, realizadas na Igreja Metodista Central de São Paulo,
e o grupo coral da Escola Dominical daquela também cantava em quase todos os programas, exceto naqueles em que houvesse apresentação especial de algum grupo musical convidado. É importante ressaltar que este programa também ficou conhecido pela música “Graça dou” utilizada na abertura, que foi traduzida por Alice Ostergren (regente do coral). 5 SOUZA, Herbert Rodrigues de op. cit.p.59. 6 Joel Jorge de Melo era membro da Igreja Metodista de Vila Mariana –SP, e presidente do partido político em formação intitulado “ Ação Cristã Brasileira”, cf.; EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol.78 nº4,15 de fevereiro de 1963, p.4. Atualmente há uma rua em São Paulo que tem o nome de Melo, localizada em frente a Igreja Metodista da Vila Mariana.
Graças dou Graças dou por esta vida, Pelo bem que revelou. Graças dou pelo futuro E por tudo que passou. Pelas bênçãos derramadas, Pelo amor, pela aflição, Pelas graças reveladas, Graças dou pelo perdão. Graças pelo azul celeste E por nuvens que há também. Pelas rosas do caminho E os espinhos que ela tem. Pela escuridão da noite, Pela estrela que brilhou, Pela prece respondida E a esperança que falhou.
Pela cruz e o sofrimento E também ressurreição Pelo amor que é sem medida, Pela paz no coração. Pela lágrima vertida, E o consolo que É sem par. Pelo Dom da eterna vida Sempre graças hei de dar
Quanto á repercussão deste programa, o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) dá como bom o índice de audiência, com oscilações. O nosso programa é um dos poucos que no primeiro mês de apresentação conseguiu classificação entre os programas preferidos pelos telespectadores. Já em fevereiro o nosso programa alcançava 5% das audições dominicais!
Há ainda, uma notícia que data de 1960: A escolinha dominical se apresentava com os seguintes quadros: A classe com 10 alunos e tendo como professora a Dra. Alba Marinho, da Igreja Metodista de Vila Isabel. O conselho do pastor, cargo do Rev. Stelco Severino da Silva, pastor da Igreja Presbiteriana de Botafogo (...) Coral – Cada domingo do mês participa um dos categorizados coros da capital da República. 8
O programa Escolinha Dominical dirigido pela professora Alba Marinho era televisionado no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, onde a TV Rio – canal 13 tinha alcance. Porém, o coordenador deste programa, Guilherme Monteiro, no período de publicação da matéria, estava em negociação com a TV Record para que o programa chegasse até São Paulo. No que tange as mulheres metodistas, é evidente o protagonismo de Alba Marinho na história dos programas protestantes televisionados. 7 EXPOSITOR CRISTÃO: Órgão Oficial da Igreja Metodista no Brasil. São Paulo, vol. 76, nº 17,15 de setembro de 1961. p.12. 8 Id. Ibid. vol.75, nº 9,3 de março de 1960. p. 1.
Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas