190 likes | 272 Views
Introdução ao Marketing Global. O conceito de marketing.
E N D
O conceito de marketing Durante as últimas três décadas, o conceito de marketing mudou completamente. Antes seu foco estava no produto, em como fabricar um produto melhor, e esse melhor baseava-se em normas e valores internos. O objetivo era o lucro, e o meio para atingi-lo, vender ou convencer o cliente potencial a trocar seu dinheiro pelo produto da empresa.
O novo conceito de marketing e os 4 Ps Surgiu por volta de 1960, mudou o foco do produto para o cliente. O objetivo ainda era o lucro, mas o meio de atingi-lo foi expandido para incluir os demais componentes do composto de marketing ou os 4 Os: produto, preço, ponto-de-venda (distribuição) e promoção (comunicação).
O conceito estratégico de mkt Nos anos 90 esse conceito já estava ultrapassado: o foco passa para o cliente em um ambiente mais amplo. Saber tudo sobre o cliente já não basta. Para ter sucesso, as empresas devem conhecer o cliente num contexto que inclui concorrência, políticas e regulamentações governamentais e forças econômicas, sociais e políticas abrangentes que formam a evolução dos mercados.
O conceito estratégico de mkt Como consequência muda os próprios objetivos, que deixam de ser os lucros e passam a ser os benefícios para os stakeholders (indivíduos ou grupos que têm algum interesse na atividade de uma empresa, como funcionários, diretoria, acionistas, clientes e até a sociedade e o governo).
Os 3 princípios de marketing Valor para o cliente e a equação de valor V=B/P A tarefa do marketing é criar, para o cliente, um valor maior que o criado pelos concorrentes. Isso pode ser conseguido reduzindo-se o preço ou expandindo os benefícios do produto ou serviço para o cliente, ou uma combinação dos dois.
Os 3 princípios de marketing Vantagem competitiva ou diferencial É uma oferta que, em relação à concorrente, é mais atraente para os clientes. A vantagem pode existir em qualquer elemento da oferta da empresa: no produto, no preço, na propaganda e na promoção de ponto-de-venda ou na distribuição do produto.
Os 3 princípios de marketing Foco É essencial para obter êxito na tarefa de criar valor para o cliente na vantagem competitiva. Todas as organizações de sucesso, sejam elas grandes ou pequenas, tiveram êxito em seus resultados porque compreenderam e aplicaram esse grande princípio.
Marketing Global: o que é e o que não é É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente. 1983 – Artigo ‘A globalização dos mercados”, de Levitt. Global ou local? Glocal! Ex: Coca-Cola.
A importância do marketing global O maior mercado nacional do mundo, os EUA, hoje representa cerca de 25% do total mundial para produtos e serviços. Portanto, as empresas norte-americanas que desejarem alcançar o potencial de crescimento máximo devem globalizar-se, pois 75% do potencial de mercado mundial está fora de seu país de origem.
O surgimento da corporação global segue quase o mesmo padrão do surgimento da empresa nacional, que nos EUA aconteceu no fim do séc. XIX a partira das empresas locais e regionais. Ex.: A indústria automobilística, que nos início do séc. XX havia milhares de empresas no mundo, e mais de 500 nos EUA, e hoje permanecem menos de 20 empresas no mundo, apenas 2 norte-americanas.
Orientações administrativas Etnocêntrica: vêem apenas similaridades nos mercados e pressupõem que produtos e práticas que tiveram sucesso no país de origem, devido à superioridade demonstrada, terão sucesso em qualquer lugar. Algumas empresas acabam ignorando as oportunidades fora de seu país.
Orientações administrativas Policêntrica: pressuposição de que cada país em que a empresa opera é único. Regiocêntrica: vê as regiões como únicas e tenta desenvolver uma estratégia regional integrada. Geocêntrica: vê o mundo inteiro como um mercado em potencial.
Forças que afetam a integração e o marketing global Forças motrizes: Tecnologia: atravessa fronteiras e é apátrida. Não há barreiras culturais que impeçam sua aplicação. Ex.: antenas parabólicas, emissoras de tv e internet. Acordos econômicos regionais: uma significativa quantidade de acordos multilaterais tem acelerado o ritmo da integração global.
Forças motrizes: Desejos e necessidades de mercado:os elementos comuns da natureza humana proporcionam a oportunidade de criar mercados globais e atendê-los. Ex.: refrigerante. Melhorias em transporte e comunicações: o avião aumentou significativamente as oportunidades de turismo. O e-mail, o fax, a tele e videoconferência permitiram executivos de se conectarem de maneira eletrônica.
Custos de desenvolvimento de produto: a pressão para globalizar é intensa quando novos produtos requerem investimentos importantes e longos períodos de desenvolvimento. Qualidade: a empresa global tem mais receita para investir em pesquisa. Tendências econômicas mundiais: o crescimento econômico é um incentivo para as empresas expandirem globalmente, reduz a resistência à entrada de empresas estrangeiras e estimula a desregulamentação e a privatização.
Forças que afetam a integração e o marketing global Alavancagem: transferência de experiência, economias de escala, utilização de recursos, estratégia global.
Forças que afetam a integração e o marketing global Forças restritivas: Miopia gerencial e cultura organizacional Controles e barreiras nacionais: há as barreiras comerciais, e restrições de propaganda e promoção por regulamentações governamentais.