350 likes | 696 Views
Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo. ESE cap. CICLO I – QUARTA –FEIRA FACILITADOR: CLEA ALVES. ROTEIRO. RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO LAÇOS DE FAMÍLIA LIMITE DA ENCARNAÇÃO NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO A ENCARNAÇÃO É UM CASTIGO?.
E N D
Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo. ESE cap CICLO I – QUARTA –FEIRA FACILITADOR: CLEA ALVES
ROTEIRO • RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO • LAÇOS DE FAMÍLIA • LIMITE DA ENCARNAÇÃO • NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO • A ENCARNAÇÃO É UM CASTIGO?
Um lembrete as monitores, facilitadoresouprofessoresqueiraodaesta aula. • No proximo slide sentencasforamcolocadassobrepostas com a finalidade de entendermos a frasesemestarcompleta e a frasecompletadandosentido a mesma. O objetivo eh enfatizarquemuitascoisasque Jesus falounecessitam de um estudoprevio do contexto.
Entendendo o Contexto Portanto, se o teuinimigotiverfome, dá-lhe de comer; se tiversede, dá-lhe de beber; porque, fazendoisto, amontoarásbrasas de fogosobre a suacabeça. Romanos 12:20 LevarumapedradaEspanhapara Portugal, umaandorinha so não faz, verão. Fazendoisto, amontoarásbrasas de fogosobre a suacabeça Umaandorinha so não fazverão.
ImportaRenascer • Renasceremquesentido? • Como entendereste • renascimento? • Jesus falouem • reencarnação?
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO “A reencarnaçãofazia parte dos dogmas judáicos sob o nome de ressurreição, mas a idéia dos judeusnãoestavaclaramentedefinida, porquenãotinhamsenãonoçõesvagas e incompletassobre a alma e sualigação com o corpo.” O Evangelhoseg. O Espiritismo- cap. IV- 4
A reencarnação se baseianosprincípiosdamisericórdia e dajustiça de Deus. • Jesus falouváriasvezessobre a reencarnação.
Após a Transfiguração Os discípulos o interrogamdizendo: “Porque, pois, osescribasdizemque é precisoque Elias venha antes?” Jesus respondeu: “É verdadeque Elias devevir e restabelecertodas as coisas, maseuvosdeclaroqueElias jáveio, e não o conheceram, mas o trataramcomolhesaprouve. É assimqueelesfarãosofrer o filho do homem.”Mateus 17: 10 a 12 EleestavafalandoqueJoão Batista eraElias, quehaviareencarnado.
Jesus e Nicodemos “Havia, entre osfariseus, um homemchamadoNicodemos, um notável entre osjudeus.”Joao 3:1 a 5
À noiteeleveioencontrarJesuse lhedisse: “Rabi, sabemosquevensda parte de Deus paranosinstruir com um doutor, poisninguémpodefazerosmilagresque fazes, se Deus nãoestiver com ele". Jesus lherespondeu: “-Emverdadetedigo: quemnãonascer de novo nãopodever o Reino de Deus.”
“Disse-lheNicodemos: - Como pode um homemnascer, sendojávelho? Poderáentrarumasegundavez no seio de suamãe e nascer? Como podeistoacontecer? Respondeu-lhe Jesus: - És o mestre de Israel e ignorasessascoisas?”
“Aquelequenãorenascedaágua e do Espírito, nãopodeentrar no Reino dos Céus. Nãote admires de queeutediga ser pecisoquenasçais de novo.”Joao 3: 5 e 7 “mulheresrecebemosseusmortospelaressurreição”. Hebreus 11:35- Observemquesãomulheres e nãohomens, poiselas é quepodemgeraremseusventresoscorposdestinadosaosurgimento dos espíritos “mortos” no mundofísico.
“Aquelesque do vossopovo se tenhamfeitomorrer, viverão de novo; aquelesqueestavammortosaoredor de mim, ressussitarão. Despertai do vossosono e cantaisoslouvores de Deus.” Isaías, cap. XXVI- 19
“Mas, quando o homemhámorridoumavez, quandoseucorpo, separado de seuEspírito, foiconsumido, que é feito dele? – Tendomorridoumavez, poderia o homem reviver de novo? Nestaguerraemque me achotodososdiasdaminhavida, esperoquechegue a minhamaturação.” (JOB, cap. XIV, v.10,14). Evangelho Segundo Espiritismo Cap. IV item 14
Laços de famíliafortalecidospelareencarnação e quebradospelaunicidadedaexistência “É atravésdaengrenagem familiar quecadafilho de Deus, matriculado no educandário do renascimento, vai se preparandoparaaprender a conviver, a conhecer e a respeitar a humanidade.” Allan Kardec
É no ambientedomésticoque as almas se reencontramsob variadosmotivos: • RetornamosaoCorpoFísicoparadarcontinuidade à nossatarefaquefoiinterrompida, e atravésdareencarnaçãoteremos nova oportunidadeparaessetrabalho no campo do progressoevolutivo de cada um de nós. Para istoprecisamos de um portoseguroondepossamosrecomeçar a jornada: a FAMÍLIA. • resgate, afeições, desafetos, missãoou com a finalidade de estreitaroslaçosquevãouniressascriaturas, poisnesteambiente de convivênciacontínua, de interdependência, nacondição de pais, filhos e irmãos, aprendemos a nosentrelaçaratravésdaconvivência, aprendendo a nosamar.
“Os laços de famílianãosãodestruídospelareencarnação, comopensamcertaspessoas; aocontrário, elessãofortalecidos e se estreitam…”O Evangelho- cap.IV- 18 “No espaço, osEspíritosformamfamíliasentrelaçadospelaafeição, pelasimpatia e pelasemelhança das inclinações. Ditosospor se encontraremjuntos. EssesEspíritos se buscamunsaosoutros.” O Evangelho- cap.IV-18
“Deus, cujas leis sãosoberanamentesábias, nãofaz nada de inútil. Pelareencarnaçãosobre o mesmoglobo, quisqueosmesmosEspíritos, encontrando-se de novo emcontatopossamassentaroslaços de famíliasobreuma base espiritual, e apoiarsobreuma lei natural osprincípios de solidariedade, de fraternidade e de igualdade.”
LIMITES DA ENCARNAÇÃO “QUAIS SÃO OS LIMITES DA ENCARNAÇÃO?” ALLAN KARDEC- O Evangelhoseg. O Espiritismo- cap IV- 24 ENCARNAÇÃO- VIVER A VIDA NO CORPO FÍSICO, SEM REFERÊNCIA AO NÚMERO DE VEZES. REENCARNAÇÃO – REFERÊNCIA AO NÚMERO DE VEZES DA ENCARNAÇÃO
“É limitado o número das existênciascorporais, ou o Espíritoreencarnaperpetuamente?”L-E- 168 “A cada nova existência, o Espíritodáumapassoparadiantenasenda do progresso. Desdeque se ache limpo de todas as não tem maisnecessidade das provasdavida corpórea.”
NECESSIDADE DA ENCARNAÇÃO • É um castigo a encarnação e somenteosEspíritosculpadosestãosujeitos a sofrê-la? • A passagem dos Espíritospelavida corporal é necessáriaparaqueelespossamcumprir, pormeio de umaação material, osdesígnioscujaexecução Deus lhesconfia” São Luís- Paris – 1859 O Evangelhoseg. O Espiritismo- cap. IV- 25
Se não é castigo, o quesignifica? A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos? LE- Cap II - 132
Nãopoderíamostrabalharpelanossaevoluçãoapenas no Plano Espiritual??? L.E-175-a- “NãoseriamelhorcontinuarcomoEspírito?” “- Não, não! Ficar-se iaestacionário, e o que se quer é avançarpara Deus.” L.E-196- “SópodendoosEspíritosmelhorar-se pelastribulaçõesdaexistência corporal, segue-se que a vida material seriaumaespécie de depurador, peloqualdevempassarosseres do mundoespírita, parachegarem à perfeição?” “- Sim, é bemisso. Elesmelhorampormeiodessasprovas, evitando o mal e praticando o bem.”
RENOVAÇÃO INTERIOR “Jánãosoueuquem vive, mas o Cristo vive emmim…” Paulo de TarsoaosGalatas 2:20 (a)
Necessidade de renovação interior Eliminação de culpasquetrazemos de outrasvidas Desligar-se de relaçõesescravizantes
Disposiçãoconstante de acreditarmosemnósmesmosreconhecendonossaspotencialidades Eliminarmedosinconscientes Exercício do perdão
O reino de Deus não é um lugarcircunscrito, mas"obradivina no coração dos homens", ouseja, a edificaçãodasabedoria e a conquista do amor, através do trabalhoincessantenaprática do bem.
Largar desse cais, ir sem direção. Seguir os ventos que clamam por mimTecer minhas teias com minhas mãos. Sugar das entranhas desse chão meu fimDigladiar com os dois de mim. Ser o São Jorge de meu dragãoDividir meus segredos com a noite .Minhas verdades com os céusTrilhar as estradas que não trilhei. Romper as portas trancadas por mimE assim minhas mãos saberão de meus pés . E assim renascer, e assim renascer.