170 likes | 376 Views
Classificação das orações. FRASE SIMPLES. O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS. UMA FORMA VERBAL. UMA ORAÇÃO. FRASE SIMPLES. FRASE COMPLEXA. O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS E TOCAVA PIANO. DUAS FORMAS VERBAIS. DUAS ORAÇÕES. FRASE COMPLEXA. AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS.
E N D
FRASE SIMPLES O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS. UMA FORMA VERBAL UMA ORAÇÃO FRASE SIMPLES
FRASE COMPLEXA O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS ETOCAVA PIANO. DUAS FORMAS VERBAIS DUAS ORAÇÕES FRASE COMPLEXA
AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS AS DUAS ORAÇÕES LIGAM-SE ENTRE SI POR UM ELEMENTO E PALAVRA(S) INVARIÁVEL (EIS)QUE FAZ(EM) A JUNÇÃO DE DUAS OU MAIS ORAÇÕES. CONJUNÇÃO LOCUÇÃO CONJUNCIONAL
AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS COORDENATIVAS LIGAM ORAÇÕES DA MESMA NATUREZA QUE NÃO DEPENDEM UMA DA OUTRA. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO, MAS ARREPENDI-ME. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO. ARREPENDI-ME.
AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS ESTABELECEM UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE ORAÇÕES. IREI DE FÉRIAS, SE PASSAR NOS EXAMES. IREI DE FÉRIAS. SE PASSAR NOS EXAMES
A COORDENAÇÃO: ORAÇÕES COORDENADAS O SOL NASCEU. A NATUREZA DESPERTOU. DUAS FRASES SIMPLES O SOL NASCEU E A NATUREZA DESPERTOU. UMA FRASE COM DUAS ORAÇÕES: FRASE COMPLEXA
ORAÇÕES COORDENADAS O PEDRO ENTROU E COMPROU O LIVRO. COPULATIVAS ADITIVAS O PEDRO ENTROU, MAS NÃO COMPROU O LIVRO. ADVERSATIVAS O PEDRO ENTROU OU SAIU. DISJUNTIVAS CONCLUSIVAS O PEDRO ENTROU , LOGO COMPROU O LIVRO. O PEDRO ENTROU, POIS ESTAVA ANSIOSO. EXPLICATIVAS
A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS REPETIREI O EXERCÍCIO SE FOR PRECISO. CONDICIONAIS TEMPORAIS REPETIREI O EXERCÍCIO ENQUANTO FOR PRECISO. CAUSAIS REPETIREI O EXERCÍCIO PORQUE PERCEBEREI A MATÉRIA. FINAIS REPETIREI O EXERCÍCIO PARA PERCEBER A MATÉRIA. COMPARATIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO COMO FAZIA MEU IRMÃO.
A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS REPETIREI O EXERCÍCIO EMBORA ESTEJA CANSADO. CONCESSIVAS CONSECUTIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO DE MANEIRA QUE PERCEBEREI A MATÉRIA.
A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS RESTRITIVAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAMO APETITE. COMO SE VERIFICA, A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA RESTRITIVA LIMITA O SENTIDO DA ORAÇÃO A QUE SE REFERE. NESTE EXEMPLO, APENAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAM O APETITE. ASSIM , ESTA ORAÇÃO, QUE EXERCE A FUNÇÃO DE ATRIBUTO, NÃO PODE SER SUPRIMIDA, POIS TORNARIA O SENTIDO DA FRASE INCOMPLETO. AS ORAÇÕES DESTE TIPO LIGAM-SE AO ANTECEDENTE SEM PAUSA ORAL E SEM VÍRGULA.
A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS EXPLICATIVAS O MEU PAI, QUE É BOM NADADOR, ENSINOU-ME A NADAR. A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA EXPLICATIVA ACRESCENTA AO SEU ANTECEDENTE UM PORMENOR EXPLICATIVO, SEM LIMITAR O SEU SENTIDO, TAL COMO ACONTECE COM O APOSTO. ESTAS ORAÇÕES APRESENTAM-SE DELIMITADAS POR VÍRGULAS E PODEM SER SUPRIMIDAS SEM QUE A FRASE PERCA O SEU SENTIDO.
A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS COMPLETIVAS OU INTEGRANTES SINTO QUE A TEMPESTADE SE APROXIMA. PERGUNTARAM SE O PROFESSOR VINHA. CONTA-ME COMO O FILME ACABOU. NÃO SEI QUEM ELE É.