170 likes | 255 Views
REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL. APRESENTAÇÃO. Habitação. Ação de Habitat em um espaço que envolve o elemento físico (moradia, escola, hospital, indústria...) e a relação com o entorno. (Cohen, 2004). Dimensões da habitação
E N D
REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL APRESENTAÇÃO
Habitação Ação de Habitat em um espaço que envolve o elemento físico (moradia, escola, hospital, indústria...) e a relação com o entorno. (Cohen, 2004). Dimensões da habitação Cultural:Hábitos de uso e funções, conformação, implementos e disposições; Econômicas:Qualidade de estruturas, microlocalização e equipamento; Ecológicas: A habitação é um sistema aberto; Saúde humana: A habitação sociológica e seu entorno é um determinante.
Habitação Saudável É a concepção da habitação como agente da saúde de seus moradores. Implica num enfoque sociológico e técnico de enfrentamento dos fatores de risco e promove uma orientação para a localização, construção, habilitação, adaptação, gerenciamento, uso e manutenção da habitação e de seu entorno.
Fatores de risco (OPAS, 2000) É o espectro de causalidades que interferem nos sistemas e em seu funcionamento, com prejuízo às condições individuais ou coletivas de saúde. Assim, podemos citar algumas classificações: Agentes biológicos: bactérias, vírus, fungos, mofo, protozoários, algas, ácaros, odores corporais; Agentes químicos: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, ozônio, formaldeído, solventes, fumaça de tabaco e diversos outros compostos químicos voláteis; Agentes físicos: temperatura, umidade, ruído, iluminação; Agentes inertes respiráveis: microfibras de amianto (asbestos) e lã de vidro, fibras naturais, poeiras, pólens e ‘pêlos’; Agentes psicossociais: stress, violência; carga de trabalho....
Red Interamericana de la Vivienda Saludable - RIVS • É uma entidade corporativa que conta com a colaboração de patrocinadores nacionais e internacionais interessados na política de projetos nas suas diferentes escalas. Esta rede representa os interesses das redes nacionais formalmente constituídas, e se estabelece com o apoio co-gestor e facilitador da OPS/OMS, através de sua Unidade de Desenvolvimento Local e Urbano. • Fazem parte da RIVS: • Redes Nacionais constituídas: Brasil, Peru, Guatemala, Cuba, Equador, Colômbia, Costa Rica e Paraguai; • Centros de Saúde na Habitação em transformação para Redes Nacionais: Argentina, Bolívia, Chile, El Salvador, EUA, Canadá,Haiti, México, Nicarágua e Venezuela.
Rede Brasileira de Habitação Saudável - RBHS • A RBHS é uma ferramenta para operacionalização da política de promoção de saúde no âmbito da habitação. • Sua estratégia se baseia no enfoque intersetorial, interdisciplinar, na participação e na aliança emrede. • Tem o propósito de: identificar, avaliar e manejar a problemática da habitação saudável no nível local. • Busca: consolidar-se como uma referência em nível nacional/internacional em relação ao tema Saúde na Habitação e Habitação para a Saúde; a incorporação destes conceitos dentro das instituições técnicas, universitárias e da pesquisa de tecnologias apropriadas para a habitação saudável em programas institucionais.
Estratégia adotada pela RBHS • A estratégia que vem sendo utilizada pela RBHS para concretizar seus objetivos se baseia: • (a)Desenvolvimento de tecnologias apropriadas e pesquisas em habitação, saúde e ambiente; • (b) Sistemas de informação e difusão e • (c) Intervenções comunitárias.
Objetivos da RBHS • (a) Debater sobre os conceitos que determinam a importância da moradia na saúde e na sociedade; • (b) Articular as instituições acadêmicas, as agências técnico-executivas e as entidades governamentais e da sociedade civil no esforço de ampliar o conhecimento e capacidade de intervenção técnica e política sobre os fatores determinantes da relação entre moradia e saúde e o ambiente no Brasil; • (c) Contribuir para a melhoria da qualidade da habitação urbana e rural no Brasil, com a formulação de programas e projetos que integrem uma política pública saudável e incorporem os campos de ação e as estratégias de promoção da saúde; • (d) Somar esforços com outras redes que atuam na área da saúde, ambiente e habitação.
Metodologia adotada pela RBHS • A metodologia adotada de ensino-pesquisa-ação para realização da estratégia fomentada vem sendo: (a) Realização de pesquisas, cursos, oficinas, treinamentos, encontros e seminários; (b) Realização de projetos demonstrativos em prefeituras e comunidades; (c) Elaboração de canais de comunicação como "web-page", vídeos, publicações entre outros integrados ao sistema de difusão das demais redes; (d) Realização de trabalhos intersetoriais que desenvolvam projetos de intervenções comunitárias; (e) Execução de planos de ação articulados com outras redes afins; (f) Difusão dos programas e projetos das entidades componentes da rede; (g) Identificação e difusão de experiências bem sucedidas na área.
Produtos da RBHS • Produto tecnológico • Programa de Formação de Atores Sociais em Habitação Saudável. • Diagnostico Diferenciado em Habitação Saudável. • Habitação Saudável como conceito aplicável as politicas públicas de saúde, meio ambiente, habitação e urbanismo. • Plano Municipal Participativo e Sustentável para o Saneamento / Habitação.
Projeto Habitação Saudável da ENSP vai as Prefeituras • 1ª Etapa: Projeto de formação baseado na metodologia de ensino-competência de profissionais oriundos de empresas públicas e privadas a fim de ampliar suas qualificações, para o atendimento às novas demandas socioambientais, permitindo ampliar suas respectivas autonomias. • 2ª Etapa: Desenho de Projetos de intervenções em saúde ambiental para o atendimento de demandas a nível local. • 3ª Etapa: Estabelecimento de parcerias com as prefeituras permitirão a RBHS, promover e ampliar sua missão de qualificar e instrumentalizar a sociedade para a melhoria da saúde pública.
Curso de Especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis • Objetivos: • Formar / Capacitar profissionais de nível superior na área da habitação saudável, promoção da saúde, urbanismo sustentável, meio ambiente e saneamento ambiental; • oferecer subsídios aos profissionais para a aplicação do conceito de habitação saudável em ambientes, tais como municípios, bairros, residências, empresas, hospitais, escolas, etc.; • estimular o aluno a aplicar instrumentos, visando a correção das condições desfavoráveis à saúde no ambiente construído, elevando a qualidade de vida de seus usuários.
ESTRUTURA DO CURSO Curso de Atualização 1 Unidade de Aprendizagem l: Fundamental Unidade de Aprendizagem ll: Geral Curso de Atualização 2 Curso de Atualização 3 Curso de Atualização 4 Unidade de Aprendizagem I e II Unidade de Aprendizagem III Unidade de Aprendizagem IV Cursos de Aperfeiçoamentos Curso de Especialização
Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis Sistema Modular
Considerações Finais sobre RBHS • O processo iniciado pela Red Interamericana de Vivienda Saludable e pela Rede Brasileira de Habitação Saudável gerou um movimento de pesquisa e produção de conhecimento técnico e aplicado em torno do ambiente construído, dos fatores de risco e do impacto na saúde humana. • Delineou-se a política de Habitação Saudável, baseada na estratégia de ambiente saudável como ferramenta de Promoção da Saúde. • A iniciativa de Habitação Saudável, no seu desenvolvimento, vem procurando implementar, pelo viés político, a construção de políticas públicas saudáveis, por meio de ações que incentivem um processo intersetorial, a partir de um olhar aprofundado sobre a saúde e ambiente e seus determinantes sociais.
Considerações Finais sobre RBHS Pelo viés acadêmico, desenvolve linhas de pesquisa que incentivem: (a) a reflexão sobre o modelo dos determinantes sociais da saúde e do ambiente; (b) processos de construção de políticas e espaços saudáveis; (c) a recuperação da noção de saúde-doença como processo histórico e socialmente marcado; (d) novas práticas e uma reorientação dos serviços de saúde; (e) a articulação entre saberes técnicos e populares e (f) a construção do diálogo entre a Promoção da Saúde e a Habitação Saudável pelo viés da qualidade de vida, através do desenvolvimento do conceito de habitabilidade urbana e da unidade habitacional, ambiência e fatores de risco físico presentes na habitação.
Contatos • Profa Dra Simone Cynamon Cohen 55 021 2598-2577 / 2573 cohen@ensp.fiocruz.br; sccohen@centroin.com.br