700 likes | 785 Views
SEJAM TODOS BEM-VINDOS ÀS FESTAS DO NOSSO PADROEIRO e de São Carlos Lwanga !!! Sagrado Coração de Jesus, aumentai a Nossa Fé!. Tobias 1,3;2,1-8. Salmo 111. Marcos 12,1-12. CANTO DE ENTRADA:
E N D
SEJAM TODOS BEM-VINDOS ÀS FESTAS DO NOSSO PADROEIRO e de São Carlos Lwanga!!! Sagrado Coração de Jesus, aumentai a Nossa Fé! Tobias 1,3;2,1-8 Salmo 111 Marcos 12,1-12
CANTO DE ENTRADA: 1- De todos cantos viemos,/ para louvar o Senhor,/ Pai de eterna bondade,/ Deus vivo e libertador;/ Todo o povo reunido, num canto de louvor! Glorificado seja! Bendito seja, Jesus Redentor!
2- Os pais e mães de família,/ vamos todos celebrar,/ a força nova da vida,/ vamos, alegres, cantar,/ a juventude e as crianças,/ todos reunidos no amor. O Glorificado seja! Bendito seja, Jesus Redentor! 3- Lavradores e operários,/ todo o povo lutador,/ trazendo nas mãos os frutos,/ e as marcas de sofredor;/ A vida e a luta ofertamos,/ no altar de Deus Criador.
4- Do passado nós trazemos,/ toda lembrança de quem/ Deu sua vida e seu sangue,/ como Jesus fez também;/ Do presente, todo esforço,/ por um futuro sem dor. O Glorificado seja! Bendito seja, Jesus Redentor! 5- Bendito o Deus da esperança,/ que anima a gente a andar!/ Bendito o Cristo da vida,/ que ensina a gente a amar!/ Bendito o Espírito Santo,/ que faz o povo criador.
ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE:A graça e a paz de Deus, nosso Pai,... estejam convosco. TODOS:Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
ATO PENITENCIAL: 1- Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós! 2- Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! 3- Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
PRESIDENTE:Deus, Pai misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:Amém!
HINO DE LOUVOR: 1- Glória a Deus nos altos céus,/ paz na terra aos seus amados! A vós louvam o Rei Celeste, os que foram libertados! Glória a Deus! Lá nos céus! E paz aos seus! Amém! (Bis)
2- Deus é Pai, nós vos louvamos! Adoramos, bendizemos! Damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos! Glória a Deus! Lá nos céus! E paz aos seus! Amém! (Bis) 3- Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, Nossas culpas perdoai!
4- Vós, que estais junto do Pai, como o nosso Intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor! Glória a Deus! Lá nos céus! E paz aos seus! Amém! (Bis) 5- Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai, no esplendor!
ORAÇÃO DO DIA: PRESIDENTE:Ó Deus, que fizestes do sangue dos mártires semente de novos cristãos, concedei que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de São Carlos e seus companheiros, produza sempre abundante colheita. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!
ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA: 1- Vamos acolher a Palavra, tirada do Livro do amor./ A semente que é semeada, na terra de quem tem amor. Tu dás o sol e a chuva, que faz nascer a semente do amor. (2X) 2- Deus preparou este chão, no coração dos irmãos./ Não é a vontade do Pai, que seus filhos vivam na escuridão.
l i t u r g i a D a P a l a v r a Salmo 111 Tobias 1,3;2,1-8 Marcos 12,1-12
1ª Leitura: (Tobias 1,3;2,1-8) Início do Livro de Tobias. Eu, Tobit, andei nos caminhos da verdade e da justiça, todos os dias da minha vida. Dei muitas vezes esmolas, aos meus irmãos e compatriotas, que comigo foram deportados para Nínive, no país dos assírios.
No dia da nossa festa de Pentecostes que é a festa das Sete Semanas, prepararam-me um excelente almoço, e reclinei-me para comer. Quando puseram a mesa com numerosas iguarias, disse ao meu filho Tobias: “Vai, filho, vai procurar, entre nossos irmãos deportados em Nínive,
algum que, de todo o seu coração, se lembre do Senhor, e traze-o aqui para comer comigo. Assim, meu filho, ficarei esperando até que voltes. Tobias saiu, pois, à procura de um pobre entre nossos irmãos. E voltou dizendo: “Pai!” Respondi: “Que há, meu filho?”
Continuou Tobias: “Um homem do nosso povo foi morto e lançado à praça pública. E ainda se encontra lá, estrangulado”. Levantei-me de um salto, deixando o almoço, sem prová-lo. Tirei o cadáver do meio da praça e depositei-o numa das dependências da casa, esperando o pôr do sol para enterrá-lo.
Ao voltar, lavei-me e, entristecido, tomei minha refeição. Lembrei-me das palavras do profeta Amós, ditas contra Betel: “Vossas festas se transformarão em luto e todos os vossos cantos em lamentação”. E chorei.
Depois que o sol se escondeu, fui cavar uma sepultura e enterrei o cadáver. Meus vizinhos zombavam, dizendo: “Ele ainda não tem medo. Já foi procurado para ser morto por este motivo, e teve que fugir. No entanto, está de novo sepultando os mortos!” Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!
salmo responsorial: (111) Feliz aquele que respeita o Senhor! (Bis)
salmo responsorial: (111) 1- Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos. Feliz aquele que respeita o Senhor!
salmo responsorial: (111) 2- Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz aquele que respeita o Senhor!
salmo responsorial: (111) 3- Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente! Feliz aquele que respeita o Senhor!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (Marcos 12,1-12) Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado!
EVANGELHO: (Marcos 12,1-12) PADRE: O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas:
“Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram.
Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros:
‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros.
Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?”
Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!
ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Atendei, Senhor, nossa súplica!
1- Rezemos a fim de que os governantes tenham como prioridade o povo sofrido e mais necessitado. Atendei, Senhor, nossa súplica! 2- Rezemos a fim de que os movimentos sociais se fortaleçam em seu empenho por justiça e igualdade no país.
3- Rezemos a fim de que surjam sempre mais pessoas dispostas a trabalhar na vinha do Senhor. Atendei, Senhor, nossa súplica! 4- Rezemos a fim de que o esforço dos agricultores seja recompensado com boas colheitas e reconhecimento social.
5- Rezemos a fim de que aqueles que sofrem violência sejam amparados e assistidos. Atendei, Senhor, nossa súplica!
LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Venho, Senhor, minha vida oferecer,/ como oferta de Amor e sacrifício./ Quero, minha vida, a ti entregar,/ como oferta viva em Teu altar. Pois, pra Te adorar, foi que eu nasci./ Cumpre em mim o Teu querer./ Faça o que está em Teu coração./ E, que a cada dia, eu queira mais e mais, estar ao Teu lado, estar ao Teu lado, estar ao Teu lado, Senhor!
PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Nós vos apresentamos, ó Pai, nossas oferendas e vos suplicamos humildemente: assim como destes a vossos mártires a força de preferir a morte ao pecado, fazei-nos inteiramente dedicados ao serviço do vosso altar. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS:Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA(II): - Prefácio dos Mártires PADRE: O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE: Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE:Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Pelo mártir, São Carlos Lwanga, que confessou o vosso nome e derramou seu sangue como Cristo, manifestais vosso admirável poder. Vossa misericórdia sustenta a fragilidade humana e nos dá coragem para sermos as testemunhas de Jesus Cristo, vosso Filho, e Senhor nosso. Enquanto esperamos a glória eterna, com todos os vossos anjos e Santos, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
S A N T O: Santo, Santo é! Santo, Santo é! Deus do universo, ó Senhor Javé! (2x) O Céu e a terra vos Proclamam: GLORIOSO! Hosana! Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana! Hosana nas alturas! Hosana! Hosana ao Rei!!!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
ANAMNESE: PADRE:Eis o Mistério da fé! TODOS:Salvador do mundo, salvai-nos, Vós, que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa, N..., com o nosso Bispo, N... e todos os ministros do vosso povo. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós, na luz da vossa face. TODOS:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!