290 likes | 2.15k Views
O 25 de Abril de 1974. Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”. Poema sobre o 25 de Abril de Manuel Alegre. Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos.
E N D
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
Poema sobre o 25 de Abril de Manuel Alegre Foram dias foram anos a esperar por um só dia.Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doíacom seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o diana esperança de um só dia.
Causas que levaram ao 25 de Abril • A falta de liberdade; • Isolamento internacional do país; • População desgastada pela guerra; • Agravamento das condições de vida; • Descontentamento dos militares; • Ânsia de liberdade.
Como tudo aconteceu O dia 25 de Abril é feriado nacional e é o "Dia da Liberdade". Quando aconteceu o 25 de Abril em 1974, tu ainda não tinhas nascido mas, se falares com os teus familiares mais velhos, provavelmente eles terão imensas memórias sobre o que aconteceu e o que esta data significou para o nosso país.
Desvenda já aqui um pouco a razão de se chamar a este dia o "Dia da Liberdade". Desde 1933 que se instalou em Portugal o Regime do Estado Novo, orientado por um senhor chamado Oliveira Salazar. Este regime (governo) era um regime de ditadura. Sabes o que é uma ditadura? Uma ditadura é um sistema político onde todos os poderes estão concentrados numa só pessoa (ou num grupo reduzido de pessoas) e onde as outras pessoas deixam de ter liberdade para dizer o que pensam, o que querem, e são obrigadas a fazer tudo aquilo que lhes dizem, sem reclamar, senão... podem ser presas.
E foi o que aconteceu durante cerca de 40 anos em Portugal. O país mergulhou na tristeza, no medo, no pânico e no atraso a nível de evolução em vários campos!... Não havia democracia, ou seja não se realizavam eleições livres, como nos nossos dias e, como tal, as pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Eram sempre os mesmos a governar o nosso país e os portugueses tinham de aceitar isso e calarem-se! Mas havia muitas outras coisas que faziam com que o nosso país vivesse retraído e tivesse "parado no tempo", não evoluindo como a maioria dos países da Europa naquela altura. Ora vê só alguns exemplos
» A escola era obrigatória só até à 4ª classe (4º ano). A partir daí era difícil continuar a estudar. » As pessoas não podiam escrever o que queriam nem ler, ver e ouvir o que desejavam, tanto nos jornais, rádio ou televisão! Era tudo escolhido pela censura, conhecida como "lápis-azul", que limitava a liberdade de expressão. » Qualquer pessoa que falasse mal do regime ou fosse contra o colonialismo dos países africanos era, imediatamente, presa pela PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Como vês era terrível! A solução para acabar com este modo de vida partiu dos militares, daqueles que já tinham estado na guerra. Já fartos de tantos conflitos e da falta de liberdade que se fazia sentir, criaram o MFA, Movimento das Forças Armadas, que tinha como missão, acabar com este governo. Combinaram que, na madrugada do dia 25 de Abril 1974, derrubariam o regime orientado por Marcelo Caetano (que seguiu as pisadas de Salazar, após a morte deste), logo depois de ouvirem na rádio duas "senhas" (sinais) que indicavam o momento certo para avançarem. Sabes quais foram as senhas? Foram canções! Pois é, a primeira chamava-se "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho e a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso
» Todos os homens eram obrigados a ir à tropa e o serviço militar durava 4 anos! Era rara a família que não tivesse alguém a combater em África (na altura estava a decorrer a "Guerra Colonial") E tudo funcionou na perfeição. No dia 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas derrubou o regime sem tiros e pôs fim ao Estado Novo. Não houve qualquer resistência por parte dos governantes. A ditadura terminou e a liberdade regressou ao nosso país! Nesse dia, o povo português saiu à rua para comemorar o regresso da democracia juntamente com os militares que colocavam cravos vermelhos nos canos das suas espingardas. Daí o nome de Revolução dos Cravos.
Curiosidade: Sabias que, antes da revolução, a Ponte 25 de Abril chamava-se "Ponte Salazar" porque foi inaugurada durante o governo de Salazar? Logo após a Revolução de 25 de Abril, a ponte mudou de nome e passou a ser conhecida como "Ponte 25 de Abril". Agora já percebes por que é que este dia é chamado de o "Dia da Liberdade"? Porque o 25 de Abril de 1974 devolveu a liberdade ao povo português. Mas o 25 de Abril também terminou com a guerra em África, dando início à descolonização dos países ocupados por Portugal neste continente, devolvendo, desta forma também, a liberdade a estes povos. E assim começou uma nova etapa na história do nosso país onde o lema "Democratizar, Descolonizar e Desenvolver" fez Portugal regressar ao núcleo dos países "livres" e defensores da paz.
Trabalho realizado por: Diogo Gonçalo nº6, José Pedro nº11, Steve nº19 e Tiago nº 20 Estes alunos fazem parte da turma do 6ºA