140 likes | 316 Views
Psicomotricidade Aquática com Bebês. A psicomotricidade.
E N D
A psicomotricidade... É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade
A Psicomotricidade... Busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo pensado como objeto, marcado por uma mente que pensa. A evolução da psicomotricidade no homem se dá de forma natural. Ela auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. O corpo e o movimento constituem alicerces para o desenvolvimento da criança .No campo da Psicomotricidade, a relação, a vivência corporal e a linguagem simbólica são imprescindíveis. A psicomotricidade permite à criança a viver e atuar no seu desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade
O psicomotricista é o profissional da área de saúde e educação (psicólogo,pedagogo, fisioterapeuta, dentre outros) que pesquisa, avalia, previne e trata do Homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica e da retrôgenese. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade
Na estimulação afetiva , o importante é a expressão e a tranquilidade ao falar, expressar, olhar e tocar a criança. A presença dos pais na agua trará mais segurança e conforto para o bebê.Estimulos auditivos como melodias cantadas em aula, sons das vozes e carícias verbais representam para o bebê um canal de prazer.
Educação Psicomotora A educação psicomotora é dirigida à atuação dentro do âmbito escolar, principalmente nos segmentos da Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Teve início na França, com o professor de Educação Física Lê Boulch, na segunda metade da década de 60, já visando o desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos e, mais especificamente, evitar distúrbios de aprendizagem. Assim, a Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivências corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de desenvolvimentos, como defende Vygotsky. Amanda Cabral Goretti – Professora de Educação Física e fisioterapeuta, pesquisadora na área de aprendizagem motora.
Psicomotricidade Aquática “A vivência aquática está diretamente relacionada ao contato, experimentos e tentativas da criança. Ela constrói o seu mundo através dos seus acertos, erros e frustrações. Conhecer e movimentar o corpo no meio liquido lhe proporciona uma grande autonomia emocional, que se transforma em segurança.” (Carolina aput Barbosa, 2006).
“A proposta aquática baseada na psicomotricidade deve dirigir-se à utilização da água e do movimento neste meio para estimular o indivíduo de forma que, por meio deste movimento, ele aprenda a se conhecer e se aceitar, ajustando seu comportamento e atitudes ao meio social, de forma lúdica e prazerosa, numa proposta de movimentos criativos, espontâneos, livres e com significado para o indivíduo.” (Bueno, 1998, p.125)
A natação é uma da atividades que maiores benefícios proporciona ao desenvolvimento corporal. • Podendo ser praticada desde o nascimento é a mais indicada para a dinamização do potencial psicomotor do ser humano. • Na faixa etária de 0 a 6meses o trabalho das atividades aquáticas, pode beneficiar-se da inibição de alguns reflexos, objetivando a evolução maturativa, ou seja, estimulando os centros nervosos para que evolua de um movimento descontrolado para um controlado.
A vivência na academia Gota D’água... “Acreditando em diversos aspectos pedagógicos e psicomotores positivos, nosso projeto ”Pais e Mães na água”, convida os pais para uma vivência única em suas vidas: participar, tocar, beijar, admirar seus bebês diretamente dentro da piscina e poder verificar seus progressos, tentativas, erros e acertos - enfim, todo o seu desenvolvimento. Enquanto isso e juntos, aprendemos muito com os bebês e seus pais. “ Carolina Belisário Barbosa, especialista em bebês, com pós-graduação em psicomotricidade aquática.
E como... Primeira Etapa – trabalho individualizado Sessões curtas, estimuladoras, a cada quinze minutos. A partir dos quatro meses. A escolha das sessões podem ser duas ou três vezes por semana. Segunda Etapa - vivências motoras com deslocamentos e novas descobertas. Não há necessidade de muita interferência da facilitadora na criatividade e espontaneidade das crianças - observamos como percebem e vivem seu corpo no meio liquido. Concluido o trabalho Individual, todos adaptados, flutuando e bloqueando a respiração, vamos encaminhá-los para horários próprios, denominados Grupinhos - agora já com a duração de trinta minutos, com mais cobranças, sem perder o lúdico. A idade varia dos 30 meses aos 4 anos, conforme a adequação confortável à água. Dominando o espaço, a flutuação sem ajuda, entendendo a voz de comando, chegam até à socialização aqüática!
Terceira etapa - acontece quando o grupinho se transforma em o GRUPO.Prontos para novos desafios, a coordenação de movimentos voluntários, a percepção visual, a flutuação e a grande percepção do que seu corpinho pode fazer. Estas sessões duram trinta minutos de intensa alegria e brincadeiras, estimulando todas as suas potencialidades e habilidades.Lembramos sempre que a freqüência assídua às aulas agregam e somam experiências inesquecíveis.Aqui falamos de crianças na faixa média entre quatro a cinco anos e meio.Nunca fazemos comparações.Os progressos são tão rápidos, que concluímos que a melhor idade mesmo é aquela em que a criança tem seu ritmo e seu desenvolvimento respeitados. Projeto da pedagoga Carolina Belisário Barbosa, especialista em bebês, com pós-graduação em psicomotricidade aquática.
Referências Bibliograficas Academia de Natação Gota D’água Disponível em:http://www.gota.com.br/ Acesso em: 01/06/2010 BUENO, H.J. Psicomotricidade – Teoria e Prática: estimulação e reeducação psicomotora com atividades aquáticas. S.P – Loarse, 1998. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/ Acesso em: 01/06/2010
Componentes... Aderson Matoso Adriana Lopes Daniela Borges Eliana Gabriela