1 / 17

Linguagem Visual com balões

Linguagem Visual com balões. Como criar sentimento com balões. Linguagem visual com balões.

ollie
Download Presentation

Linguagem Visual com balões

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Linguagem Visual com balões Como criar sentimento com balões

  2. Linguagem visual com balões A linguagem visual com balõesgera um sentimento ou uma ideia na cabeça de quem visualiza a imagem em questão. Ao compor uma peça de comunicação visual, o designer ou artista de balão estrutura o sentir e o pensar. Para acomunicação visual com balões ser elaborada, utiliza-se da linguagem visual constituída por diversos elementos gráficos, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço (2D ou 3D), o equilíbrio, relação entre luz e sombra, tipo de superfície, etc. Fonte: www.linguagemvisual.com.br

  3. Ponto Elementos da Linguagem Visual O ponto é o começo de tudo. O ponto gráfico é a base da linguagem visual. Simboliza a existência de algo sobre o nada. Expressa também demarcação, ou seja, literalmente, pontuação de algo importante. O ponto é um ótimo recurso gráfico para quando precisamos chamar a atenção do expectador para algum… ponto específico num trabalho de comunicação visual qualquer

  4. Linha Elementos da Linguagem Visual A linha constitui-se de uma sequência de pontos. Pode ser reta ou curva. A linha curva expressa suavidade, gradação, flexibilidade e existe abundantemente na natureza. Já a linha reta, angulosa, surge mais como resultado da ação humana e sua produção técnica.

  5. Forma Elementos da Linguagem Visual A forma, ou plano, é formada pela união de várias linhas dispostas de forma a contornarem um espaço vazio, como se vê na figura abaixo. A forma delimita e separa um espaço então interno, de um espaço externo, infinito.

  6. Cores Elementos da Linguagem Visual As cores conferem intensa carga emocional à forma. Cada cor possui uma dramatização própria – muitas vezes chamada de psicologia das cores – e normalmente está associada a algum tema específico.

  7. Psicologia das cores A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador. Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas. A subjetividade do artista, com sua sensibilidade e memória cromática condiciona totalmente a harmonia obtida entre as cores de seu trabalho. Da mesma forma como condicionam a interpretação do espectador da obra observada. As cores influenciam o estado psicológico dos seres humanos de várias maneiras, e são mais ligadas à emoção. As pessoas se lembrarão mais facilmente das cores do que de formas. Fonte: www.significadodascores.com.br

  8. Branco - purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, união; Preto - luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar; Cinza - elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza; Amarelo - concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte; Vermelho - paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, "pare"; Rosa - Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo; Azul - harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade; Ciano - tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor; Verde - esperança, cura, natureza, paz, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança; Lilás - influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade; Roxo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro; Magenta - luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo; Violeta - espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor; Laranja - equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo; Castanho - sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

  9. Contorno Elementos da Linguagem Visual Bordas ou contornos reforçam os limites da contorno. Quanto mais espessa a borda, mais agressiva fica a figura, porém isto depende também de outros fatores como o contraste entre a cor do preenchimento e a cor da borda ou ainda o tipo da linha – se é tracejada, pontilhada, etc.

  10. Textura Elementos da Linguagem Visual A textura pode ser um recurso na comunicação visual com balões como simulação de materiais diversos. Assim como as cores, a textura sugere um forte envolvimento emocional com a real sensação de se estar na presença do material simulado.

  11. Tom Elementos da Linguagem Visual O tom relaciona-se com contraste e é expressado pelo grau de intensidade de um preenchimento – preto ou colorido – e está intrinsecamente fundamentado na relação luz e sombra.

  12. Movimento e ritmo Elementos da Linguagem Visual O movimento na comunicação visual pode ser obtido através de vários recursos, porém todos estão associados à repetição de alguns elementos – ou seja, ao ritmo com o qual são repetidos. Abaixo observa-se claramente a queda do retângulo vermelho através da gradação do tom da cor e também através da repetição do elemento em posições específicas que apontam a queda. Já a bola azul expressa um nítido movimento horizontal à direita através da repetição de algumas linhas direcionais na horizontal em tom suave de cinza.

  13. Ilusão de ótica Algumas ilusões de ótica podem ajudar durante a sintetização de um projeto com balões. Aparentemente a linha vertical parece maior que a horizontal, entretanto ambas tem o mesmo comprimento

  14. F I M

More Related