270 likes | 733 Views
Pequenas Parábolas de Jesus. Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares – Lc . 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar – Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos – Lc 5,37-39. Parábola:. Os primeiros lugares – Lc.14,7-11.
E N D
Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares – Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar – Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos – Lc 5,37-39
Parábola: Os primeiros lugares – Lc.14,7-11
Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: - “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pois, pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: - “Dá o lugar a ele”. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. (Lc 14,7-11)
Pelo que lemos, Jesus devia ser um bom observador, pois percebeu a procura de muita gente pelos lugares importantes, para aparecer, para estar junto aos poderosos. É uma vaidade e revela também um interesse pessoal. Na época de Jesus aconteciam algumas festas ou casamentos que os ricos ofereciam aos amigos Havia um ritual que privilegiava algumas pessoas. As mesas eram baixas, tendo como cadeira uma espécie de sofá onde as pessoas ficavam reclinadas.
O povo que escutava Jesus entendia, pois sabia muito bem como os poderosos agiam. Jesus está nos recomendando para que não queiramos parecer os melhores, os mais importantes, pois quando aparecer alguém realmente importante, ficaremos envergonhados. E aqueles que se comportam com humildade, podem ser convidados a fazer parte do grupo das pessoas importantes.
Isso é coisa comum que pode ocorrer na nossa vida, no nosso dia a dia. Jesus, conhecia como ninguém o funcionamento da mente das pessoas, e queria alertar. Quis ser o primeiro e veja o que levei?
Hoje, precisamos nos perguntar: - Em que festa estou metido? - Na festa da vida, responderá o Senhor e - Fui eu quem o convidei. - Qual será o meu lugar? - Deixarei a vaidade ou a ganância tomarem conta de mim e querer um outro lugar? Será que deixarei Deus apontar o meu lugar, as minhas tarefas neste mundo? A humildade poderá me ajudar e muito! O lugar que ninguém queria, foi esse o lugar que Jesus escolheu. E nós?
Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.
Aprofundamento: • O que mais chamou sua atenção? • Desta estória, o que você leva para • sua vida ?
Parábola: Lâmpara para iluminar Lucas 8,16-17; 11,33
E ninguém, acendendo uma lâmpada, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas a põe na mesa, para que os presentes vejam a luz. (Lc. 8,16-17) E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo da cama, mas na mesa, para que os que entram vejam a luz.(Lc 11,33)
Essa minúscula parábola quer iluminar os discípulos para entenderem muitas coisas que Jesus falava e ensinava. De fato. Jesus conta esta estorinha após ter contado a Parábola do Semeador. Ele quis dizer que era para que os discípulos não guardassem para si todas as lições que Ele lhes dava, mas era para divulgar, passar para os outros. “Farei brilhar meu ensinamento como a aurora, para que ilumine as distâncias”. (Eclo 24,32;37,22-26)
Sejamos, pois: • Luz em cima das mesas, • Iluminadores, • Fonte da verdadeira luz, • Evangelizadores.
O que nos faz ser LUZ é a Palavra de Deus, é Jesus. “Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue terá a luz da vida.” (Jo 8,12)
Aprofundamento • Gostou desta parábola? Já a conhecia? • - O que aprendeu com ela?
Parábola Vinho novo em odres velhos (Lc 5,37-39)
“Ninguém coloca vinho novo em barricas velhas, pois o vinho novo arrebentaria as barricas e o vinho se derramaria e se estragaria. Ninguém que tenha bebido o vinho velho vai querer o novo, pois diz: - Bom mesmo é o velho”. ( Lc 5,37-39)
A Parábola quer dizer que quem está habituado às estruturas do velho sistema judaico não está preparado para as mudanças que Jesus vem trazer e jamais vai aceitá-las. O Messias não vem para o que é velho. Ele traz um vinho que fermenta vida nova.
Deus quer nos renovar, quer fazer coisas novas na nossa vida, só odres novos podem receber o vinho novo. Deus é poderoso para nos tornar novos, Ele é poderoso para nos tornar novos quantas vezes for preciso, se deixarmos Deus mudar nossa maneira de agir, de pensar. Ele estará nos ensinando coisas novas a seu respeito, novos desafios, novas conquistas, novas experiências com Deus.
Olha eu aí quando tinha 13 anos! Como era bom ser criança ! Você não precisa viver saudoso de um tempo que não volta mais, contando experiências de 5,10, 30 anos atrás. Deus tem muito mais pra você!
Aprofundamento • Esta parábola fala sobre o quê? • Como você a aplica em sua vida?
Textos – Ivo Storniolo José Bortolini Imagens – Internet Formatação – I.Eunice Wolff