860 likes | 1.5k Views
AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAIS Ciclo de Palestras USE 2009-2010. PARÁBOLA DO SEMEADOR. Presente nos evangelhos de Mateus (cap 13, v. 1-9) , Lucas (cap 8, v4-8) e Marcos (cap 4,v.1-9) No Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII: Sede Perfeitos.
E N D
AS PARÁBOLAS DE JESUS À LUZ DAS LEIS MORAISCiclo de Palestras USE 2009-2010
Presente nos evangelhos de Mateus (cap 13, v. 1-9) , Lucas (cap 8, v4-8) e Marcos (cap 4,v.1-9) No Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII: Sede Perfeitos
Parábola do Semeador é a primeira dentre sete proferidas no mesmo dia por Jesus às margens do mar da Galiléia. • Elas fazem parte do primeiro grupo de discursos feitos por Jesus frente à oposição dos fariseus ao seu ministério.
Parábola do semeador • Parábola do joio • Parábola do grão de mostarda • Parábola do fermento • Parábola do tesouro escondido • Parábola da pérola • Parábola da rede
“Naquelemesmodiasaindo Jesus de casa assentou-se à beira mar e grandesmultidões-se reuniramperto dele, de modoqueentrou num barco e se assentou; e toda a multidãoestavaempénapraia. E de muitascoisaslhesfalouporparábolas, e dizia: - Eisque o semeadorsaiu a semear. E aosemear, uma parte caiu à beira do caminhoe vindo as aves a comerem. Outra parte caiuemsolo rochosoonde a terra era pouca e logo nasceu, vistonão ser profunda a terra. Saindo, porém o Sol, a queimou, e porquenãotinharaiz , secou-se. Outracaiu entre osespinhos, e osespinhoscresceram e a sufocaram. Outraenfimcaiuemboa terra, e deufruto: a cem, a sessenta e a trintapor um. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça”
“Atendeivós, pois, à parábola do semeador. A todososqueouvem a palavra do reino, e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o quelhesfoisemeado no coração. Este é o quefoisemeado à beira do caminho. O quefoisemeadoem solo rochoso, esse é o queouve a palavra e a recebe logo, com alegriamasnão tem raizemsimesmo, sendo antes de poucaduração, emlhechegando a angústiaou a perseguiçãoporcausadapalavra, logo se escandaliza. O quefoisemeado entre osespinhos é o queouve a palavra, porémoscuidados do mundo e as fascinação das riquezassufocam a palavra, e fica a infrutífera. Mas o quefoisemeadoem boa terra é o queouve a palavra e a compreende , estefrutifica, e produz a cem, sessenta e a trintapor um”.
Parábola das parábolas (CairbalSchutel) • Síntese dos caracterespredominantesemtodas as almas. • Ensina-nos a distinguir as almaspela boa oumávontadequerecebem a PALAVRA / ENSINAMENTOS / BOA NOVA. • Semeador= Jesus ou qualquer discípulo que divulga a mensagem • Sementecompreendeosensinamentos / a verdade / palavradivina
Semeador = JESUS Questão 625. Qual é o tipomaisperfeitoque Deus tem oferecidoaohomemparalheservir de guia e modelo? • Jesus Semeador com maiorconhecimentodasemente. Pormaisquepareçaque o semeadorfoidescuidado, o desfechodasementeele o conheciacomoqualquerbomagricultor.
A verdade é recebida “por cada um” de um modo muito particular. • Ela é a mesma, porém a variedade dos Espíritos que habitam a Terra a interpretem, tal qual, a sua evolução.
Questão 615 ( Cap I: Lei divina ou natural) A lei de Deus é eterna? É eterna e “imutável” como o próprio Deus. Questão 803 (Lei de Igualdade) … Deus fez suas leis para todos. O Sol brilha para todos…
A diferença na assimilação dos ensinamentos existe devido as diferenças na evolução espiritual. • Temos aqueles que a compreendem e a praticam sem qualquer resistência, ao contrário daqueles que não a aceitam com tamanha resistência.
Questão 617. (Lei Divinaou Natural) É permitidoaohomemaprofundar se nessas leis? Aumentar o seuconhecimento! SIM, masumaúnicaexistêncianãolhesbastaparaisso. Questão 619. (Lei Divinaou Natural) Deus facultou a todososhomensosmeios de conheceremsua lei? Todospodemconhecê-la, masnemtodos a compreendem. A cada nova existênciaelecompreendemelhor o que é bem e o que é mal.
Questão 804 (Lei de Igualdade) Deus criouiguaistodososEspíritos. Cada um deles, porémviveumaisoumenos tempo e porconseguinteobtevemaioroumenor soma aquisições. A diferença entre elesestánadiversidadedaexperiênciaalcançada e davontade com queprocedem, vontadeque é o livre-arbítrio.
Questões 238 e 239 (cap VI LE - Vida Espiritual) As percepções e os conhecimentos dos Espíritos são ilimitados? Numa palavra: Eles sabem tudo? Quanto mais se aproximam da perfeição, mais sabem. Se são Espiritos Superiores sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes a cerca de todas as coisas. Conhecem os Espíritos os princípios das coisas conforme a elevação e pureza que hajam atingido.
Questão 779 (Lei do Progresso) O homemcolheemsimesmo a forçaparaprogredirou o progresso é apenasfruto de um ensinamento? O homem se desenvolveporsimesmo, naturalmente, masnemtodosprogridemaomesmo tempo e do mesmomodo. É entãoqueosmaisadiantadosauxiliam o progresso dos outros, pormeio do contato social. O homemnãopodemanter-se perpetuamentenaignorância, porquedeveatingir o objetivoque a providêncialhesassinalou, ele se esclarecepelaforça das coisas (“experiências”).
Questão 115 (Cap I do Livro Segundo MundoEspiritual) e 634 (Lei Divinaou Natural) Os espíritosforamcriados simples e ignorantes… e progressivamentealcancarem a perfeição, peloconhecimentoda VERDADE.
Atençãonãopara o semeador, maspara o tipo de terrenoemque a sementecai e naconsequentegerminação do grão. (Alírio de Cerqueira,2008) • Em razão disto, alguns consideram que a parábola poderia ser chamada também de a Parábola da Semente ou Os Quatro Tipos de Solo.
É marcante o fato da semente (mensagem divina) não mudar, e sim a qualidade do solo. • A terra querecebe as sementes, representa o estadointelectual e moral de cada um. • Os diferentestipos de terrenosimbolizamosdiferentes“perfispsicológicos” de pessoasnasociedade. (Alírio de CerqueiraFilho, 2008) • 6 perfis: Beira do Caminho / Solo Rochoso / Espinheiro / Boa Terra (30, 60 e 100)
ESE cap. XVII item 6 - Comentário de Kardec A Parábola da Semente representa perfeitamente as diversas maneiras pelas quais podemos aproveitar os ensinamentos do Evangelho. Quantas pessoas há, na verdade, para as quais eles não passam de letra morta...
1° Perfil • Pessoasque se comportamcomo se estivessem à beira do caminho. • Permanecemnaperiferiadavida e vivemnasuperficialidade. Ouvem a mensagem e não a entendem. • Indiferentes, permanecem a margem do processoevolutivo(inação). • Presos aos “apelos” da Matéria que nem se dão conta da mensagem recebida.
Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Com quefinalidade Deus pôsatrativos no gozo dos bens materiais? … paraexperimentá-lo pormeiodatentação…. Para estimular o homem o cumprimentodasuamissão. Qual o objetivodessatentação? Desenvolverlhe a razão, quedevepreservá-lo dos excessos. Se o homem fosse estimuladoaouso dos bens terrestrespelautilidadequetêm, suaindiferençapoderiacomprometer a harmonia do Universo.
Questão 712 e 713. (Lei de Conservação) Deus lhesdeu o atrativo do prazerparaexperimentar o homempelatentaçãoque o arrastaaoabuso, do qual a RAZÃO devedefendê-lo.
Questão 802 (Lei do Progresso). Nãovedeshojealgunshomensquenegamosfatosmaisevidentesque se passamaoseusolhos? Nãoháosquedizemquenãoacreditariam , mesmoquevissem? Não é pormeio de prodígiosque Deus querconduziroshomens, Elequerdeixar o mérito de se convencerempelarazão.
Indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. • Agem pelo automatismo sem reflexões, auto-crítica... “Se os brinquedos da maioria não mais te satisfazem é que a vida lhe convida a explorar horizontes mais vastos” Emmanuel
Estão em completa sintonia com Espíritos inferiores, presos ainda aos prazeres da carne (simbiose vs obsessão), onde ambos desejam a satisfação de suas paixões. • Esta semente foi comida pelas aves. Jesus qualifica as aves como sendo os Espíritos inferiores, utilizando os termos: Satanás, Maligno, Diabo. • A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação". (Curti, 1982)
Lucas se refere ao fato da semente ter sido pisada, ou seja, desprezada. Ele é o único dos evangelistas que aborda este aspecto da parábola. Questão 621 e 622 (Cap I: Lei Divina ou Natural) Uma vez que o homem traz em sua consciência a lei de Deus que necessidade havia de lhe ser ela revelada? - Ele a tinha esquecido e desprezada. Deus confiou a alguns homens (SEMEADORES) a missão de revelar a sua Lei? Sim, certamente. Em todos os tempos houve homens que receberam esta missão....
Pessoasquerepresentam o solo rochososimbolizamaquelesqueinicialmente se empolgam com a possibilidade de evoluírem e logo se desmotivam (“vacilantes”) • Recebem a mensagem com alegriamascomonão tem raízes, acabamsucumbindodiante das tribulações e perseguições. • Já a reconhecem a verdademasaindanãoquerem se comprometer com ela. • São aquelesque tem um início de despertarpara o bem, para o bom, para o belomas a terra (“vontade”) ainda é pouca.
Estas plantas que cresceram em ambiente com pouca terra e que não conseguiram consequentemente, apresentar raízes profundas, são logo queimadas pelo sol, que aqui representa as tribulações da vida, resultando em um afastamento dos trabalhos. • A falta de umidade, referida por Lucas, também está relacionada com isso. • A falta de profundidade ou umidade refere-se às nossas carências internas. Se buscássemos um melhor entendimento da mensagem, se tentássemos “regá-la” com a nossa compreensão, com a resignação...
Classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos, sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos. • E, se acontece de surgirem incompreensões e dificuldades (simbolizado pelo Sol), então esfriam de uma vez, voltando a vida anterior que levavam.
NecessárioAcordar(paraos 2 perfis) “Desperta o tuquedormeslevantatedentreosmortos e o Cristo teesclarecerá. (Paulo aosEfésios) Grande número de adeptosounãoaoscírculos do Cristianismoacusa fortes dificuldadesnacompreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Algunsencontramobscuridadesnostextos, outrosperseveramnasquestiúnculasliterárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pãodivinopeloenvoltóriohumano de quenecessitouparapreservar se na Terra.
Nãopercebemqueistoocorreporquepermanecemdormindo, vítimasdaparalisia das faculdadessuperiores. Os convitesdivinospassamporeles, sugestivos e santificantes, todaviaoscompanheirosdistraídosinterpretamnosporcenassagradas , dignas de louvor, masdepressarelegadasaoesquecimento. O coraçãonãoadere, dormitandoamortecido, incapaz de analisar e compreender. A criaturanecessitaindagar a simesma o quefaz, o quedeseja, a quepropósitosatende e a quefinalidade se destina. Faz se indispensávelexaminar-se, emergirdaanimalidade e erguer se parasenhorear o própriocaminho Fala se em Deus, emfé e emespiritualidade, qual se respirassemnaestranhaatmosfera de escuropesadelo.
Sacodidaspelacorrenteincessante do riodavida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semi-mortasatéquedespertem e se levantematravés do esforçopessoal, a fim de que Cristo as esclareça. (Emmanuel – Texto 68 PãoNosso)
Pessoa queestá no perfilespinheiro é aquelaqueaoreceber a semente a sufoca (“rebeldes/contráriosàs leis”). • São grandesobstáculosao Progresso daHumanidade. • Os espinheiros representam os chamamentos do mundo, a sedução das riquezas, a ambição, o orgulho, o egoísmo, a vaidade.
São osmaterialistasqueproduzem o mal para o próximoparateremcadavezmais (e principalmenteparasimesmos) • Agemdeliberamente no mal. São extremamenteegoístas e egocêntricos, verdadeirosdoentesexistenciais. • Aniquilam a suaessênciadivina • Os medos do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades, sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres.
Questão 714 e 715 (Lei de Conservação) Que se devepensar do homemqueprocuranosexcessos de todo o gênero o requinte de seusprazeres? Pobrecriatura, quedevemoslastimar e nãoinvejar, porqueestábempertodamorte … mortefísica e moral.
Questão 717. (Lei de Conservação) Que se devepensar dos que se apropriam dos bens da Terra para se proporcionarem o supérfluo, com prejuízodaqueles a quemfalta o necessário? Desconhecem a Lei de Deus e terãoque responder pelasprivaçõesquehouveremcausadoaosoutros.
Questão 802 (Lei do Progresso). Nãovedeshojealgunshomensquenegamosfatosmaisevidentesque se passamaoseusolhos? Nãoháosquedizemquenãoacreditariam, mesmoquevissem? Não é porprodígiosque Deus querconduziroshomens. Elequerdeixar o mérito de se convencerempelarazão.
Questão 781 (Lei do Progresso) É permitidoaohomem deter a marcha do Progresso ? Sementecai e osespinhosretardam o seucrescimento. - Não, maspodeentravá-la algumasvezes.
Questão 781 a.(Lei do Progresso) Quepensar dos homensquetentam deter a marcha do progresso … ? Pobresseres, que Deus castigará. Serãoarrastadospelatorrentequeprocuram deter. Questão 785 Qual é o maiorobstáculoaoprogresso…MORAL? O orgulho e o egoísmo. Mudará à medidaque o homemcompreendermelhorquealém dos gozos dos bens terrenos, existeumafelicidadeinfinitamentemaior e maisduradoura.
Questão 883 (Lei de Justiça, Amor e Caridade) É natural o desejo de possuir? Sim, masquando o homemsódesejaparasi e para a suasatisfaçãopessoal , é puroegoísmo. Questão 883a Háhomensinsaciáveisqueacumulam bens semutilidadeparaninguémouapenasparasaciar as suaspaixões. Questão 895 (Perfeição Moral) O apego as coisasmateriaisconstituisinalnotório de inferioridade. Quantomaisapegomenor a compreensão do seudestino
Questão 913. (Perfeição Moral) Dentreosvíciosqual o que se podeconsiderar radical? Jádissemosinúmerasvezes: O egoísmo. Dele derivatodo o mal. Enquantonãoatacardes o mal pelaraiz , enquantonãodestruirdes a causa… O egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade, eleneutralizatodas as outrasqualidades.
Aquelesqueestão no perfilespinheironão tem alternativapara a transformação a não ser a dore o sofrimentoporquejápassarampelafase do perfilbeira do caminhoquandopoderiamescolher se tornaraprendizesdavida e evoluirusandobem o livrearbitrio. • Abuso do livrearbitrio • Sofrer as consequências dos espinhosplantadosparasomentedepoisdacolheitaretornaremaocaminho do qualdeliberadamente se afastaram.
Questão 843 (Lei de Liberdade) O homem tem o livre-arbítrio de seusatos? Jáque tem a liberdade de pensar, tem também a de agir. Sem o livre-arbítrio, o homemseriaumamáquina. Questão 860. (Lei de Liberdade) Pode o homempelasuavontade e porseuatosevitaracontecimentos…? Para fazer o bemquelhecumpre- únicoobjetivodavida- é permitidoaohomemimpedir o mal, sobretudoaquelequepossacontribuirnpara a produção de um mal maior
“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. 1Cor, 6, 12 • Sempre seremos secundados por Espíritos que simpatizem com nossas disposições, mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. LE, 845
Questão872 (Lei de Liberdade- resumo teórico) O homemnão é fatalmentelevadoao mal; osatosquepraticanão forma previamentedeterminados… Tem a faculdade de cederouresistiraosarrastamentos a quetodosestamosvoluntariamentesubmetidos (escolhadaexistência e das provasque o espíritoelegeu no estado de erraticidade) Pode combater as mástendências quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem.
Questão 799 (Lei do Progresso) De quemaneira o Espiritismopodecontribuirpara o Progresso… Moral? Destruindo o Materialismo, que é uma das chagasdaHumanidade. Espiritismofaz com queoshomenscompreendamondeestãoosseusverdadeirosinteresses O homemperceberáquepodegarantirseufuturopormeio do presente Ensina a solidariedadequeoshá de unircomoirmãos
Questão 800 (Lei do Progresso) Nãoserá de temerque o Espiritismonãconsigavencer a indiferença dos homens e seuapego as coisasmateriais? As mudançasnãoocorrempor um encanto. As ideías se modifificampouco a pouco… … Passa se geraçõesparaquemodifiquemosvelhoshábitos. …. A transformaçãosópderáoperar se com o tempo gradualmente e de modoprogressivo.
Boa terra. • Aquelesquebuscam um sentidopara a própriavida, que a vêemcomoumadádivadivinaparasuaevolução. Buscam a verdade com o objetivo de revolver a terra, paraquepossamproduzir de acordo com a suafertilidade. • Personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre Divino encontram magníficas condições de receptividade. • Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo