1 / 42

A GEOGRAFIA É NOSSO DIA A DIA NESTOR ANDRÉ KAERCHER

A GEOGRAFIA É NOSSO DIA A DIA NESTOR ANDRÉ KAERCHER. O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?. ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO.

osgood
Download Presentation

A GEOGRAFIA É NOSSO DIA A DIA NESTOR ANDRÉ KAERCHER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A GEOGRAFIA É NOSSODIA A DIANESTOR ANDRÉ KAERCHER O QUE SE ENTENDE POR GEOGRAFIA?

  2. ULTRAPASSAR A PRÓPRIA GÊNESE DA PALAVRA. TERRA = GEO; DESCRIÇÃO = GRAFIA OBJETO PRINCIPAL PARA ANÁLISE: ESPAÇO GEOGRÁFICO

  3. O cerne desta ciência está no espaço geográfico (OBJETO DE ESTUDO), fruto do trabalho humano na necessária e perpétua luta dos seres humanos pela sobrevivência.

  4. O HOMEM USA, DESTRÓI/CONSTRÓI/MODIFICA A SI E A NATUREZA “O HOMEM FAZ GEOGRAFIA À MEDIDA QUE SE FAZ HUMANO, SER SOCIAL”

  5. RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA É INDISSOCIÁVEL/ETERNA • ENTENDER EM PRIMEIRO LUGAR: “COMO E PORQUE OS SERES HUMANOS MODIFICAM OS ESPAÇOS QUE HABITAM CONFORME AS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTABELECEM ENTRE SI”

  6. ENTENDER A DIMÂNICA SOCIAL É PONTO FUNDAMENTAL DESAFIO: ROMPER COM AS VISÕES DE QUE GEOGRAFIA SÓ SE FAZ NA HORA DA AULA.

  7. Não existe relação que se dê fora do espaço, que prescinda da natureza. • A Geografia existe desde sempre, e nós a fazemos diariamente.

  8. CUIDADO: NÃO SOBRECARREGAR OS ALUNOS COM MILHÕES DE INFORMAÇÕES QUE SÃO INULTIMENTE DECORADOS.

  9. LEMBREM-SE: O problema não são os conteúdos (falta/excesso) mas a construção de um conhecimento/educação mais democrático(a)/consciente/justo(a), que compreenda a história dos homens em suas ideologias, comportamentos políticos e na dialética da vida.

  10. O ESPAÇO GEOGRÁFICO REFLETE NOSSAS INTENCIONALIDADES E CONFLITOS.

  11. ALFABETIZAR O ALUNO EM GEOGRAFIA; • COMPREENDER A LEITURA-ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO (PRÓXIMO OU DISTANTE); ALGUMAS PREOCUPAÇÕES BÁSICAS

  12. COMO CONSTRUIR CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS DO VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA GEOGRAFIA SEM RECORRER A MEMORIZAÇÃO? • QUAIS SÃO ESSAS NOÇÕES BÁSICAS? • COMO EVITAR A MEMORIZAÇÃO DESSAS NOÇÕES?

  13. QUESTIONAR TEMAS TÍPICOS COBRADOS EM SÉRIES ESPECÍFICAS; • A GEOGRAFIA TEM O PAPEL FUNDAMENTAL NESSA LEITURA MAIS CRÍTICA, POIS TEM NOS ASSUNTOS DO MUNDO A SUA MATÉRIA PRIMA;

  14. A simples vivência no mundo não nos transforma em cidadãos críticos. • É fundamental trabalhar as escalas geográficas: local, municipal, regional, estadual, nacional, internacional.

  15. Aniquilar a simples memorização para construir noções espaciais que estimulem o senso crítico e a criatividade, originando aulas mais participativas. • Superar a dicotomia homem/natureza, já que o espaço é um TODO (holismo).

  16. Trabalhar numa perspectiva de interdisciplinaridade ou até mesmo de transdisciplinaridade.

  17. 1 –PAISAGEM A GEOGRAFIA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A VIDA DE CADA UM DE NÓS DESVENDANDO OS SENTIDOS, OS PORQUÊS DAS PAISAGENS EM QUE VIVEMOS E VEMOS SEREM COMO SÃO; PILARES BÁSICOS

  18. “Entender a lógica que está inserida em cada paisagem” • Como ela foi construída? Por que ela é assim? • É preciso romper com a simples visualização/descrição conformista das paisagens.

  19. 2 – CONSTRUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL É NECESSÁRIO QUE PARTAMOS DAS PAISAGENS VISÍVEIS E NÃO DOS CONCEITOS; Os conteúdos devem propiciar a construção de conceitos, através das relações cotidianas, experenciadas.

  20. 3 – A QUESTÃO AMBIENTAL O PAPEL DA DISCUSSÃO AMBIENTAL, COM FONTE ATUAÇÃO NO MOMENTO DA SOCIEDADE ATUAL; DEVE-SE VER NO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL NÃO SÓ UM DESEQUILÍBRIO HOMEM-NATUREZA, MAS, SOBRETUDO, UM DESEQUILÍBRIO ENTRE OS SERES HUMANOS.

  21. É necessário ainda colocar as relações subumanas em que muitos trabalham e/ou vivem, dando ênfase também ao PROCESSO HISTÓRICO. • Colocar as ideologias do sistema capitalistas que impulsionam uma minoria que obtém lucro com o descaso/destruição do meio ambiente.

  22. 4 – DESIGUALDADES SOCIAIS A EXISTÊNCIA DE CLASSES SOCIAIS EM QUALQUER SOCIEDADE QUE TÊM INTERESSES DISTINTOS E, POR ISSO, ENTRAM EM CONFLITO;

  23. É impossível entender os espaços geográficos sem perceber a conflitividade das sociedades modernas.

  24. 5 –CARTOGRAFIA A VISUALIZAÇÃO-LEITURA DE MAPAS É UMA NECESSIDADE CONSTANTE; ESSAS DIFERENÇAS É QUE GERAM MUITAS VEZES MUDANÇA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, CONSTROEM FRONTEIRAS.

  25. Explorar mapas, bem como fotos e imagens – seja de TV ou de revistas – é uma matéria prima fundamental para o estudo da geografia. • Deve-se levar esses recursos didáticos para a sala de aula, expô-los na biblioteca sem deixá-los enrolados nas estantes.

  26. 6- PROCESSO HISTÓRICO É preciso falar que o espaço geográfico não pode ser considerado como algo estático/imutável que não foi uma construção produzida pelos próprios homens, sejam eles moradores ou não deste país.

  27. Para entender qualquer fenômeno geográfico, é necessário compreender os fatores que o geraram. • Muitas vezes, também se faz necessário entender as razões, as explicações que origem a existência dos fatos.

  28. 7 - LUGAR/ESCALAS GEOGRÁFICAS COMPARAR CONSTANTEMENTE AS “DIFERENÇAS ENTRE OS LOCAIS” NATURAIS E SOCIAIS. NA GEOGRAFIA NÃO EXISTE O ESTÁTICO E O IMUTÁVEL.

  29. Nesse sentido, nem sempre é de grande valia procurar fazer homogeneizações, padronizações, classificações de espaços. • Construir com os alunos a ideia de que as diferenças é que geram, muitas vezes, mudanças nos espaços geográficos e constroem fronteiras.

  30. As diferenças nos enriquecem, portanto estudar geografia de uma pequena localidade é entendê-la em suas particularidades, inserindo-a na realidade de mundo como um todo. • Estudar a geografia do mundo é procurar constantemente as maneiras pelas quais os diferentes lugares se combinam.

  31. 8 – TERRITÓRIO A GEOGRAFIA É FEITA NO DIA A DIA (AÇÕES DO HOMEM SOBRE O ESPAÇO); Nessas ações construímos nossos territórios e nossas territorialidades, através de decisões governamentais ou dos grandes grupos econômicos, ideologias do sistema econômico vigente no mundo, geopolíticas...

  32. 9 – ESPAÇO SOCIAL/NATURAL A geografia é uma ciência social que prima pela relação entre os homens na construção de seu espaço de vivência, levando-se em conta o meio natural, onde essa realidade espacial é concretizadas ao longo da história.

  33. Nessa questão deve-se levar em consideração ainda que as fronteiras e os espaços são construções humanas, por isso são provisórias, repletas de interesses e conflitos. Dentro dessa ideologia as fronteiras separam o que está tão perto, tão longe, os sonhos e a realidade das pessoas na dialética da vida.

  34. 10 – DIVERSIDADE CULTURAL FAVELAS, CORTIÇOS, VILAS, TUDO QUE VEMOS SÃO MANIFESTAÇÕES GEOGRÁFICAS, TERRITORIAIS DA SEGREGAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL, ESTE É FUNDAMENTAL PARA ENTENDER A LÓGICA DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO;

  35. Priorizar o social é, pois, absolutamente fundamental para entender o espaço. • A GEOGRAFIA DEVE CUIDAR PARA NÃO NATURALIZAR O SOCIAL.

  36. 11- SINGULARIDADE/PARTICULARIDADES É NECESSÁRIO PRIORIZAR AS DIFERENÇAS PARA EVITAR A MONOTONIA E O PERIGO DE TRILHARMOS SEMPRE PELO CAMINHO MAIS FÁCIL DAS SEMELHANÇAS.

  37. TODA GENERALIZAÇÃO PODE SIMPLIFICAR UMA REALIDADE QUE SEMPRE É COMPLEXA.

  38. 12 – INTERDEPENDÊNCIA CADA LUGAR CORRESPONDE/EXIGE A ADOÇÃO DE CERTAS REGRAS E COMPORTAMENTOS QUE FAZ OS LUGARES ASSUMIREM FORMAS COMPORTAMENTAIS DIFERENTES DA SOCIEDADE.

  39. A Geografia precisa procurar entender as paisagens e desvendar os significados dos lugares. • Os lugares apresentam uma hierarquia de valores e sensações, nem sempre democráticos e agradáveis.

  40. “Como nos apropriamos dos lugares e os transformamos”? QUESTÃO CRUCIAL

  41. CADA SOCIEDADE PRODUZ UMA GEOGRAFIA DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E MAIS IMPORTANTE DO QUE LOCALIZAR É RELACIONAR OS LUGARES E AS SOCIEDADES QUE ALI HABITAM, SEMPRE TENDO EM MENTE A GLOBALIZAÇÃO DA SOCIEDADE MUNDIAL QUE CADA VEZ MAIS SE INTEGRA.

  42. A GEOGRAFIA DEVE SER UM INSTRUMENTO ÚTIL DE LEITURA DO MUNDO NO INTUITO DE CONSTRUIR NÃO SÓ UMA ESCOLA COMO UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA E INDIGNADA CONTRA TODA E QUALQUER MISÉRIA HUMANA.

More Related