390 likes | 502 Views
Como Iniciar Textos. 1. Introdução A forma como se inicia um texto - e o próprio título - são importantes ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. De nada adiantam os argumentos, a relevância do conteúdo, ou a própria informatividade, se o leitor não for persuadido a ler o que foi escrito.
E N D
1. Introdução A forma como se inicia um texto - e o próprio título - são importantes ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. De nada adiantam os argumentos, a relevância do conteúdo, ou a própria informatividade, se o leitor não for persuadido a ler o que foi escrito. O esforço do escritor deve se concentrar, pois, em captar o interesse do destinatário de sua comunicação mediante um TÍTULO e uma INTRODUÇÃO atraente.
"Te pego pela palavra", dizemos quando queremos cobrar de alguém coerência ou a manutenção da palavra dada. "Te pego pela introdução" - podemos parodiar - para retratar o principal empenho de quem escreve, que é de conquistar o leitor.
2. Fórmulas para iniciar textos A seguir, apresentam-se doze fórmulas - as que se julgou mais comuns - para se iniciar textos. 2.1 Divisão Consiste em CITAR OS ASPECTOS que serão abordados ao longo do texto. É uma fórmula bastante empregada, que facilita a organização do que se vai expor.
Cuidado especial merece a retomada dos pontos mencionados nesse tipo de introdução no desenvolvimento do texto. Expressões como: "Quanto ao primeiro item", "No que tange ao...", "Finalmente, no que diz respeito..." vão dar coesão ao texto.
2.2 Citação Direta A citação direta é a REPRODUÇÃO LITERAL do que alguém falou ou escreveu. Trata-se de uma fórmula que pode ser bastante importante e, ao mesmo tempo, uma importante estratégia argumentativa, uma vez que invoca, já no início do texto, a voz da autoridade.
2.3 Citação Indireta É a reprodução NÃO-LITERAL do que alguém falou ou escreveu. A fórmula deve ser usada quando não sabemos textualmente a citação, pois assim não estaremos adulterando o que foi dito ou escrito, acrescentando, subtraindo ou substituindo palavras de seu autor.
2.4 Pergunta Iniciar o texto mediante pergunta(s) desperta a atenção, o interesse do leitor para o tema, levando-o a refletir sobre ele. A(s) pergunta(s) orienta(m) o desenvolvimento do texto, todo seu processo argumentativo.
2.5 Frase Nominal Uma fórmula bastante criativa de se iniciar textos é mediante o emprego de uma ou mais frases nominais, seguida(s), em geral, de uma explicação.
2.6 Alusão a um romance, filme, conto, etc. Escrever é aproveitar criativamente outros materiais interdiscursivos, isto é, outros textos. É muito comum, portanto, ao escrevermos sobre determinado assunto, nos reportamos a outros textos, como romances, filmes, contos, poemas, etc.
2.7 Narração - descrição por flashes Introduzir um texto narrando - descrevendo um fato, uma cena de forma cinematográfica, mediante flashes, isto é, mediante frases curtas, nominais é uma forma bastante surpreendente de obter a atenção do leitor, fazendo com que ele se interesse pelo texto.
2.8 Narração de um fato Pode-se desenvolver determinado tema iniciando-se o texto com a menção a um fato. Tal procedimento ajuda a despertar a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que empresta ao tema exposto maior realismo.
2.9 Citação de Provérbio O provérbio é utilizado, muitas vezes, como estratégia argumentativa, para sustentar o ponto de vista que se pretende defender ao longo do texto.
2.10 Alusão Histórica Para iniciar textos, pode-se lançar mão de fatos históricos, confrontando-os com o presente.
2.11 Omissão de Dados Identificadores Trata-se de iniciar um texto omitindo o tema nas primeiras linhas ou em todo o primeiro parágrafo, esclarecendo-o em seguida. Cria-se, assim, certa expectativa em relação ao que será abordado.
2.12 Declaração Uma declaração forte lançada no início do texto surpreende o leitor, desperta seu interesse e pode levá-lo facilmente à leitura.