310 likes | 858 Views
Linguagem e comunicação. Fases da comunicação. Elementos da comunicação. Linguagem, língua e fala. A linguagem está presente em toda atividade comunicativa do ser humano. Ela corresponde à capacidade comunicativa dos seres humanos. Tipos de linguagem.
E N D
Linguagem, língua e fala • A linguagem está presente em toda atividade comunicativa do ser humano. Ela corresponde à capacidade comunicativa dos seres humanos.
Tipos de linguagem • Mímica: é a linguagem dos gestos, a expressão facial e corporal.
Língua • É um subconjunto da linguagem, ou seja, a linguagem abrange todos os seres do nosso planeta, enquanto a língua envolve apenas uma parte desses seres. Pode-se definir língua como um código ou sistema, onde são encontrados todos os signos e todas as possibilidades articulatórias desses signos, residindo tal sistema dentro do cérebro de cada indivíduo falante.
Fala • É a realização individual, momentânea e insubstituível de uma, entre todas as possibilidades articulatórias que a língua oferece.
Níveis de linguagem • Norma culta ou erudita: é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola. Obedece a gramática da língua-padrão, ou seja, é a gramática oficial, que determina o que é certo ou errado, como se deve falar e como não se deve agir linguisticamente. É mais restrita, pois representa privilégio e conquista cultural de um número reduzido de falantes.
Norma comum ou popular: é o uso que o povo faz da língua, motivado principalmente pelos meios de comunicação de massa. • Norma coloquial: é a língua espontânea, representada pelas formas de linguagem usadas na conversação diária, em situação de informalidade e descontração, ou seja, falada familiarmente por indivíduos de instrução média e superior, despreocupados com a correção da norma culta.
Norma vulgar: falada por aqueles que tem instrução inferior, às vezes quase analfabetos ou totalmente. É comum o uso de gírias, termos de baixo calão (expressão grosseiras ou obscenas), tons exaltados e excessivamente afetivos.
Observação • Há ainda normas profissionais (cada profissão tem seu vocabulário específico e sua organização frásica característica), as normas regionais, normas técnicas, científicas, esportivas e outras. É importante saber que o fato de existirem vários níveis de linguagem não significa que um é melhor que outro. O que importa considerar é a adequação do nível à situação em que se produz o ato da fala. O conhecimento desses vários níveis favorece uma pessoa, pois a torna capaz de se comunicar bem com diferentes interlocutores e em situações mais diversas.