E N D
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção das categorias motivacionais. Nessa visão focalizada sobre o comportamento no sentido amplo, a motivação aparece como um domínio independente e exterior ao afeto e à cognição.
Motivação e Percepção É um fenômeno humano que envolve todos os órgãos dos sentidos e que nos leva a conhecer fatos, pessoas e coisas. Ela é influenciada pela nossa capacidade de atenção e pelo nosso estado emocional A percepção é sempre uma interpretação de um evento externo. É um registro ativo do que ocorre no mundo
O olhar é seletivo • A percepção é sempre seletiva • Percebemos o que nos interessa • O interesse é influenciado pelas necessidades pessoais • Os valores e as crenças consolidam as características do que foi percebido • Há situações em que nossa percepção é enganada por estímulos externos ou por necessidades internas
É sempre interessante termos o máximo possível de informações a respeito de um determinado fato para evitar percepção deturpada • Isso evitará um entendimento incorreto • A percepção é a porta de entrada de informações que ocorrem no mundo • Cada um de nós também transmite informações por isso devemos estar atentos para passar de forma correta.
Afeto nas relações de trabalho • “ João que gostava de Maria, que gostava de Carlos, que gostava de Carmem...que não gostava de ninguém.” Essas ideias transformadas em música fazem parte do cotidiano representam família, grupo, empresas dentre outros.
O afeto é dinâmico e interdependente • Envolve situações amigáveis ou conflituosas; • Esse sentimento pode ser acompanhado de dor ou prazer caracterizando-se por um conjunto psíquico de emoções; • As emoções estão associadas ao afeto • A afetividade pode ser estimulada e aperfeiçoada para garantir um bom entrosamento.
Valorizar o afeto para obter um bom clima organizacional não é tarefa fácil; necessita de articulações e qualidade de vida no trabalho.
A maioria dos estudos sobre o comportamento mostram que: a segurança, a alegria e o sucesso na vida e no trabalho são diretamente correlacionados com a nossa habilidade de nos relacionarmos com os outros, com compromisso, profundidade e afeto.
O trabalho pode proporcionar prazer?Nessa relação de trabalho e prazer (indagações)O trabalho significa prazer ou fuga?Uma coisa é certa: sem prazer não se vive e nem se trabalha bem
Inteligência Emocional As emoções são expressões dos sentimentos diante de situações vividas. Traumas = desajustesA Inteligência Emocional é a capacidade de uma pessoa intuir por meio de sentimentos, emoções e sensibilidade social.
Os elementos que vibializam esta intuição são:O autoconhecimentoA automotivaçãoA gerência das relações com as pessoasA espontaneidadeA empatiaA gerência de suas próprias emoções
Os objetivos da aprendizagem da Inteligência Emocional são:aprender a lidar com as emoções;melhorar a capacidade de se relacionar;respeitar as características pessoais;respeitar as características pessoais dos outros;preparar – se para felicidade
A natureza da Inteligência Emocional é o aprendizado sobre:as emoções=os sentimentos=os relacionamentos
O desenvolvimento adequado da Inteligência Emocional leva a “janela de oportunidades” como:separar sentimentos próprios e dos outros; aprender a reconhecer, controlar e canalizar os sentimentos; empatizar;lidar com os sentimentos que surgem;lidar com as oportunidades de sucesso e realização.