230 likes | 538 Views
Somos todos iguais. Somos todos da espécie humana. Somos diferenciados pelas caracterÃsticas morfológicas (cor do cabelo, olhos, altura). Mas também nos diferenciamos pelo gênero (masculino ou feminino). CaracterÃsticas do sistema genital masculino.
E N D
Somos todos iguais.... Somos todos da espécie humana. Somos diferenciados pelas características morfológicas (cor do cabelo, olhos, altura). Mas também nos diferenciamos pelo gênero (masculino ou feminino).
Características do sistema genital masculino. A maioria dos órgãos esta localizados na parte externa do corpo. O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis
Testículos: responsáveis pela produção de espermatozóides e também de testosterona (hormônio masculino). Epidídimo: pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelos testículos. Ductos deferentes: canal muscular que conduz os espermatozóides do epidídimo até a uretra.
Uretra: utilizada pelos sistemas genital e urinário. Conduz os espermatozóides e a urina até o meio externo. Próstata: é uma glândula que produz um liquido leitoso, esta localizada próxima a bexiga. Pênis: órgão muscular, cavernoso, capaz de sofrer dilatação (ereção). Em cada ejaculação são expelidos cerca de 100 milhões de espermatozóides.
Sistema genital feminino A maioria dos órgãos estão localizados na parte interna do corpo. Responsável pela produção de células sexuais (ovócitos) e hormônios. É formado por ovários, tubas uterinas, útero, vagina, vulva.
Os ovários São duas glândulas responsáveis pela produção de gametas e hormônios. Tem forma oval e se localizam um de cada lado do útero. Os hormônios produzidos pelos ovários são Estrógeno e Progesterona.
As tubas uterinas e o útero Também conhecidas como trompas de falópio, conduzem o ovócito até o útero. Tem paredes musculares e internamente é dotada de cílios. O útero é um órgão oco, muscular e tem a forma e o tamanha de uma pêra invertida. É no útero que o embrião se desenvolve.
A vagina é o canal que vai desde o colo do útero até o meio exterior. Apresenta uma grande elasticidade. A vulva ou pudendo feminino são dobras de pele que protegem a entrada da vagina. São chamados grandes lábios e pequenos lábios.
Métodos de barreira Impedem a chegada do espermatozoide no ovócito. Previnem as doenças sexualmente transmissíveis. Camisinha feminina, masculina e diafragma.
Pílulas anticoncepcionais: Muito usada atualmente, é produzida com hormônios sintéticos. Apresenta vantagens e desvantagens no seu uso. Não previne doenças sexualmente transmissíveis. Já existem muitos tipos de pílulas anticoncepcionais.
São métodos considerados irreversíveis: Ligadura de tubas uterinas: cirurgia onde as tubas uterinas são amarradas e cortadas.
Vasectomia: cirurgia que consiste no corte dos ductos deferentes, impedindo a eliminação dos espermatozoides.
Métodos endoceptivos Utilizado no interior do corpo. Impede que o embrião se implante no útero. É uma peça de cobre que pode permanecer no corpo da mulher por até 10 anos.