170 likes | 337 Views
No domingo passado, nós vimos que Davi foi. 1. 2. 3. INCOMPREENDIDO PELO IRMÃO. SUBESTIMADO PELO REI. MENOSPREZADO PELO ADVERSÁRIO. Mas, Davi não se abateu! Pelo contrário, ele. 1. 2. 3. 4. Enxergou uma oportunidade onde os outros viram somente dificuldades.
E N D
No domingo passado, nós vimos que Davi foi... 1 2 3 • INCOMPREENDIDO PELO IRMÃO • SUBESTIMADO PELO REI • MENOSPREZADO PELO ADVERSÁRIO
1 2 3 4 • Enxergou uma oportunidade onde os outros viram somente dificuldades. • Trouxe à memória as grandes intervenções de Deus em sua história pessoal. • . • Resistiu à tentação de querer ser uma outra pessoa. • Encarou de frente o desafio; mas, sobretudo, confiou no seu Deus.
1 SAMUEL 18.6-8 6 Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. 7 As mulheres dançavam e cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". 8 Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?"
O que ocorreu com o coração de Saul? Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi (1 Sm 18.9). INVEJA No dia seguinte... enquanto Davi tocava harpa... Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: ‘Encravarei Davi na parede’. Mas Davi desviou-se duas vezes (1 Sm 18.10-11). VIOLÊNCIA Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi (1 Sm 18.12). MEDO temeu-o ainda mais e continuou seu inimigo pelo resto de sua vida (1 Sm 18.29). INIMIZADE
A experiência de Davi com a inimizade foi uma das mais fortes influências de formação em sua vida. Muito de sua espiritualidade – a forma como orava, como vivia – só pode ser entendida pela maneira como experimentou a inimizade e com ela conviveu (Eugene Peterson). Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro (1 Samuel 16.21 - ARA). Então, Saul temeu ainda mais a Davi e continuamente foi seu inimigo(1 Samuel 18.29 - ARA). temeu-o ainda mais e continuou seu inimigo pelo resto de sua vida(1 Samuel 18.29 - NVI).
As ‘6’ tentativas frustradas de Saul para matar Davi... Saul estava com uma lança na mão e a atirou... Mas Davi desviou-se duas vezes (1 Sm 18.10-11). Saul tentou encravá-lo na parede com a sua lança, mas Davi desviou-se e a lança encravou na parede. E Davi conseguiu escapar (1 Sm 19.10). LANÇA (3) Saul disse a Davi: “Aqui está a minha filha mais velha, Merabe. Eu a darei em casamento a você; apenas sirva-me com bravura e lute as batalhas do Senhor. Pois Saul pensou: “Não o matarei. Deixo isso para os filisteus!” (1 Sm 18.10-11). Mical, a outra filha de Saul, gostava de Davi. Quando disseram isso a Saul, ele ficou contente e pensou: “Eu a darei a ele, para que lhe sirva de armadilha, fazendo-o cair nas mãos dos filisteus. (1 Sm 18.20-21). FILISTEUS (2)
As ‘6’ tentativas frustradas para matar Davi... Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi o alertou: “Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto. Então, Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu (1 Sm 19.11-12). CERCO (1)
Em meio a um deserto de ódio e perseguição, onde Davi encontrou forças para não se tornar uma pessoa amargurada e vingativa ?
1 SAMUEL 18.1-4 1 Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 2 Daquele dia em diante, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. 3 E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 4 Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.
Quais princípios podemos aprender observando a amizade de Davi e Jônatas ?
Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo (v. 1). 1 • Construa pontes em vez de muros: vença o egoísmo, a mesquinhez, o utilitarismo... A ira de Saul se acendeu contra Jônatas, e ele lhe disse: "Filho de uma mulher perversa e rebelde! Será que eu não sei que você tem apoiado o filho de Jessé para a sua própria vergonha e para vergonha daquela que o deu à luz? Enquanto o filho de Jessé viver, nem você nem seu reino serão estabelecidos. Agora mande chamá-lo e traga-o a mim, pois ele deve morrer!" (1 Sm 20.30-31).
E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo (v. 3). 2 • Adube os seus relacionamentos com lealdade ultracircunstancial. Tudo o que Saul lhe ordenava fazer, Davi fazia com tanta habilidade que Saul lhe deu um posto elevado no exército. Isso agradou a todo o povo... (1 Sm 18.5). Jônatas perguntou a seu pai: "Por que ele deve morrer? O que ele fez?" Então Saul atirou sua lança contra Jônatas para matá-lo. E assim Jônatas viu que seu pai estava mesmo decidido a matar Davi. Jônatas levantou-se da mesa muito irado; [...] ele não comeu, entristecido porque seu pai havia humilhado Davi (1 Sm 20.32-34).
Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão (v. 4). 3 • Aprenda a reconhecer o êxito das pessoas e, acima de tudo, saiba celebrá-lo. Passando para Davi sua roupa de guerreiro: túnica, espada, arco e cinturão, Jônatas está investindo Davi em um cargo de comando militar. Mas, ao passar o manto para Davi, Jônatas está passando o manto da casa real. Como herdeiro do trono está passando para Davi o seu legítimo direito de sucessão.
PARA MEDITAR E ORAR... 1) Você tem amigos? 2) Você é amigo? 3) “Se temos medo de amar, se não aceitamos os riscos e as deficiências da amizade, então dificilmente construiremos os vínculos da comunhão” (Pr. Ricardo Barbosa).