200 likes | 468 Views
GRUPOS VEGETAIS E REPRODUÇÃO. BRIÓFITAS. São plantas avasculares (sem tecido condutor), de ambiente terrestre úmido, apresentando em seu ciclo reprodutivo a metagênese, isto é, alternância de gerações (gametofítica ou haplóide e esporofítica ou diplóide). BRIÓFITAS.
E N D
BRIÓFITAS São plantas avasculares (sem tecido condutor), de ambiente terrestre úmido, apresentando em seu ciclo reprodutivo a metagênese, isto é, alternância de gerações (gametofítica ou haplóide e esporofítica ou diplóide).
BRIÓFITAS “Tapete verde” de musgos na pedra. Musgo, planta sem vasos (avascular).
BRIÓFITAS O ciclo reprodutor de um musgo
PTERIDÓFITAS São as primeiras plantas vasculares na escala fitológica. São, em geral, terrestres, reproduzindo-se em regiões abundantes em água. Possuem em seu ciclo reprodutivo o fenômeno da metagênese. Seu esporófito é constituído de raiz, caule e folhas.
PTERIDÓFITAS A Samambaiaçu pode chegar aos 20m de altura. Esse tamanho é possível pela existência dos vasos condutores das seivas. Folha de samambaia, mostrando os soros.
PTERIDÓFITAS Ciclo reprodutor de uma samambaia
GIMNOSPERMAS São plantas vasculares terrestres com raiz, caule, folhas e sementes nuas, isto é, não encerradas no interior de um fruto, que lhes falta.
GIMNOSPERMAS Araucária ou Pinheiro-do-Paraná, que fornece o pinhão e a madeira. É uma grande árvore com raiz, um forte caule e folhas pequenas e duras. Sequóia, com mais de 100m de altura, 11m de diâmetro na base e algumas chegando a 2 mil anos de idade.
GIMNOSPERMAS O ciclo reprodutor em Pinus
ANGIOSPERMAS São plantas geralmente terrestres, cujo esporófito se constitui de raiz, caule, folhas, sementes e frutos, sendo parasitado pelo gametófito, de curta duração. Seus órgãos reprodutores estão nas flores e o produto da reprodução, a semente, fica encerrada no interior de um fruto.
ANGIOSPERMAS Videira Mamoeiro com frutos.
ANGIOSPERMAS Laranjeira com frutos. Flor de Macieira.
ANGIOSPERMAS Girassol de onde se extrai óleos comestíveis. Milho – dele se extraem farinhas e óleos comestíveis.
ANGIOSPERMAS O ciclo reprodutor de uma angiosperma
ANGIOSPERMAS Óvulo de angiosperma
ANGIOSPERMAS Dupla fecundação
*Refere-se especificamente ao xilema e floema, alguns musgos também apresentam um tecido condutor de seiva, o HADROME, constituído por dois tipos de células, os leptóides (~floema) e os hidróides (~xilema). **Criptógamas: Estruturas produtoras de gametas pouco evidentes / Fanerógamas: Estruturas produtoras de gametas bem visíveis.