1 / 9

CRIPTOGRAFIA

CRIPTOGRAFIA. Definição de Criptografia. A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos significa escrever, grafar. Portanto, criptografia significa escrita secreta ou escrita oculta. O que é criptografia?.

rania
Download Presentation

CRIPTOGRAFIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRIPTOGRAFIA

  2. Definição de Criptografia A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos significa escrever, grafar. Portanto, criptografia significa escrita secreta ou escrita oculta.

  3. O que é criptografia? Criptografia é a ciência relacionada a segurança de dados, em outras palavras ela serve para ocultar informações. A criptografia pode ser dividida em forte e fraca.

  4. Criptografia fraca A criptografia fraca é uma maneira banal de tentar ocultar informações de pessoas leigas no assunto. Ex.: existem nessas revistas de palavras cruzadas um jogo chamado criptograma, nele a pessoa deve chegar a identificar uma frase analisando certos símbolos, isso é uma espécie de criptografia fraca, em outros paises como EUA existe uma quantidade maior desse tipo de revistas voltadas para pessoas que simplesmente querem passar o tempo.

  5. Criptografia forte É a criptografia de alta complexidade que visa manter as informações ocultas mesmo sob intensa verificação de super computadores, ela pode ser feita de duas formas: em chaves publicas ou chaves privadas. Exemplo: um exemplo disso é o PGP (Pretty good privacy).

  6. Chave publica Chaves publicas funcionam da seguinte forma: a forma de criptografia é passada publicamente, para diversas pessoas, porém a maneira de descriptografa-las fica apenas com a pessoa/empresa que criou a chave.

  7. Chaves privadas Na chave privada o criador é o único que sabe como codificar e como decodificar, assim somente poderão ler ou esconder a informação aqueles a quem ele passar as instruções para faze-lo. Exemplo: é a chave de César N, que consiste em trocar a letra da palavra pela letra N vezes da frente, para N=3, a=d. Para alguém entender o código basta informar N. A palavra “BOLA” nesse esquema seria “EROD”. A cifra de César é um exemplo de chave privada.

  8. Historia da Criptografia A criptografia foi inventada muito antes do computador, porém evidentemente era muito menos complexa, na época antiga ela era usada em cartas e maneiras de sinalização para trocar informações e repassar estratégias de combate, para que o inimigo não ficasse sabendo dos planos antecipadamente, durante a segunda guerra mundial ela também foi usada dessa forma, porém com algoritmos matemáticos muito mais complexos já que os computadores é que faziam a transformação da informação para o código. Na atualidade ela é usada de forma a permitir que as empresas mantenham a privacidade de seus clientes e de suas informações para evitar espionagens empresariais, a criptografia é usada muito por bancos e agencias do tipo. A criptografia não pode ser comercializada, ela, indiferente do desejo de seu criador, pertence ao país e é considerada arma de guerra.

  9. Acabo

More Related