150 likes | 259 Views
AS PEÇAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. O QUE SÃO E COMO DEVEM SER TRABALHADAS AS PEÇAS DA CAMPANHAS:. Texto-base , a nossa primeira ferramenta.
E N D
AS PEÇAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE O QUE SÃO E COMO DEVEM SER TRABALHADAS AS PEÇAS DA CAMPANHAS:
Texto-base, a nossa primeira ferramenta Os agentes devem conhecer e estudar o Texto-base. Só se fala com entusiasmo daquilo que se conhece bem. O texto deve ser posto ao alcance da comunidade. Veja como facilitar a sua distribuição. O Texto base é ponto de partida para a reflexão. Seu conteúdo deve ser comunicado através dos meios adequados à situação de cada receptor e será enriquecido pela reflexão e pela experiência de todas as pessoas envolvidas. Escolas, universidades, centros de estudo e bibliotecas devem ter o Texto-base antes do início da Campanha a fim de que possam estar preparados para as pesquisas e atividades de estudo que acontecerão durante a Quaresma. Entrega-se o Texto-base para os jornais, rádio e TV, para jornalistas e formadores de opinião pública, para que possam ter contato com o tema bem antes do dia do lançamento da Campanha. Com adequada antecedência, deverá ser buscado um encontro com as autoridades constituídas do Executivo, Legislativo e Judiciário. Nessa ocasião, entrega-se o Texto-base, para que possam inteirar-se dos objetivos e dos conteúdos da CF.
Texto Fraternidade Viva Os textos da coleção Fraternidade Viva são versões do Texto-base, com uma apresentação gráfica mais atraente e um estilo de redação mais leve. São pensados em função das camadas populares e dos grupos de jovens e adolescentes que poderiam achar pesado o Texto-base original. O texto Fraternidade Viva também pode ser entregue aos formadores de opinião (jornais, revistas, TV) e outras pessoas identificadas como potenciais parceiros da CF. Não deve ser distribuído indiscriminadamente, para se evitar desperdício de material. Universidades, escolas e bibliotecas devem recebê-lo com antecedência. Será bom fazer-se uma entrega pessoal aos professores, incentivando seu uso como material paradidático. Projetos interdisciplinares, com a colaboração de professores de Ensino Religioso, Estudos Sociais, Comunicação e Expressão, Artes, podem surgir com base nesse material. Em certos casos, pode funcionar como brinde promocional.
Cartaz É a identificação mais imediata da Campanha. Deve ser exposto em lugares públicos, no ângulo superior direito, ponto focal que concentra imediatamente a atenção de quem entra na igreja, no bar, no supermercado, na barbearia, na rodoviária. Existem vários tamanhos de cartaz, além de pequenos adesivos que o reproduzem. Assim podemos adaptar-nos a qualquer tipo de espaço. Com uma carta, um ofício ou mesmo uma dose de fraterna e simpática ousadia é possível que um grupo de voluntários torne a Campanha presente em toda a parte. A distribuição dos cartazes deve ser feita antes da abertura oficial da Campanha, para criar um clima de expectativa e preparar o lançamento. Em escolas, é recomendável colocar o cartaz de tamanho médio em cada sala de aula e o cartaz grande nos pátios. Nos ambientes de comércio, além do cartaz grande, é interessante colocar o adesivo em local visível, junto ao caixa, por exemplo. O cartaz pequeno pode ser colocado em papelógrafos maiores, confeccionados pela comunidade para dar aviso sobre as atividades locais da Campanha. Esse material se presta a vários tipos de dinâmica de reflexão em grupo e motivação para a oração. Podem ser criados cartazes artesanais alternativos. O cartaz pode ser recortado em forma de quebra-cabeça e reconstruído pelo grupo à medida que são estudadas as questões relativas ao tema e são oferecidas propostas de ação. O cartaz pode inspirar poesias, canções, dramatizações, etc.
Adesivo É uma peça publicitária de larga aceitação e muito simpática às crianças e jovens. É interessante que o adesivo seja distribuído gratuitamente a quem fez uma doação à Campanha. Pode ser organizada uma gincana ou um pedágio com adesivos, com a colaboração de jovens e crianças. Ele serve também para visualizar a CF em locais menos amplos (vidros de carros, caixas registradoras do comércio, portas de residências) e como forma de personalizar pastas e objetos da Campanha.
Postal Nossa correspondência pessoal e eclesial também é meio de divulgação da Campanha. O postal funciona muito bem como cartão de Páscoa. Ele é o cartaz da CF em forma reduzida. Pode ter ou não no verso a oração formulada sobre o tema da Campanha e deve ser distribuído na comunidade em quantidades significativas. Pode ser aplicado como ilustração em cartazes, trabalhos escolares, capas de trabalhos e pastas que se referem à Campanha.
Hino da CF Composto especialmente para a CF deve ser apresentado e conhecido pelos grupos de animação, antes do lançamento da Campanha. Aliás, ele contribui para a beleza do evento de abertura, ajudando o pessoal a entrar no clima.
Kit de folhetos com envelope Durante a Campanha, é bom fazer reuniões semanais. Para cada reunião temos um pequeno folder com as idéias principais da CF, que os membros do grupo irão aprofundar. O folder serve também para comunicar essas idéias a outros que não participam da reunião, ou como motivação para convidar mais gente para a próxima reunião. Na última semana é costume fazer-se uma coleta em benefício de alguns projetos que a comunidade tenha assumido, a partir da sua realidade durante a reflexão do tema da CF. Por isso, entrega-se um envelope para as ofertas a serem feitas na ocasião em que cada comunidade considerar propícia. É importante prestar contas do dinheiro arrecadado e de sua destinação.
Roteiros de encontros A CF tem roteiros especialmente elaborados para alguns grupos (adolescentes e crianças, por exemplo), com linguagem e metodologia adequadas aos destinatários. São sugestões que podem ser adaptadas por quem trabalha com grupos específicos. São formas de envolver e educar diferentes segmentos de nossas comunidades.
Círculos bíblicos - Fraternidade no grupo de reflexão O roteiro para círculos bíblicos da CF é elaborado principalmente para reuniões nas casas de família. Há também comunidades que têm grupos de reflexão bíblica que se reúnem na igreja. Em outros casos, trata-se de grupos que são formados especificamente para refletir a CF e, muitas vezes, acabam se tornando grupos bíblicos permanentes. Aliás, muita coisa que hoje existe na Igreja nasceu de grupos formados em Campanhas anteriores. É o que acontece, por exemplo, com vários grupos da chamada Pastoral do Menor, frutos da CF que tinha por lema: "Quem acolhe o menor, a mim acolhe". Seria interessante que, ao menos 15 dias antes do lançamento da Campanha, os grupos fizessem a primeira reunião sobre o tema. Os grupos de reflexão este ano têm um seguimento especial, pois eles estarão sendo convidados a viverem o projeto “Ser Igreja no Novo Milênio” e, assim, continuarem sua caminhada, tornando-se verdadeiras comunidades eclesiais. Para formar grupos de reflexão bíblica, onde não houver esse costume, podemos sugerir alguns passos: - Localizar os centros ou áreas da comunidade que poderiam ter interesse em formar esses grupos; - Identificar pessoas que tenham jeito para coordenar cada grupo; - Capacitar os animadores para a reflexão bíblica; - Organizar pequenos grupos de 5 a 7 famílias, ou de jovens, ou de casais (conforme as características de cada comunidade) para reuniões nas residências. Planejar reuniões semanais ou quinzenais, conforme a possibilidade do grupo.
A Fraternidade na Escola A CF 2009 está publicando, juntamente com a ANEC, três subsídios para serem trabalhados nas Escolas. Trata-se de um subsídio para estudantes da 1a a 4a séries e outro para estudantes de 5a à 8a séries do ensino fundamental, e o terceiro subsídio é destinado a estudantes do ensino médio. Duas são as características destes subsídios: respeitam os princípios básicos do Ensino Religioso Escolar proposto nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação; são de preço acessível para os estudantes da rede pública e particular de ensino.
Celebração Ecumênica Em continuidade à CF Ecumênica 2000, foi publicado um texto para que sejam feitas celebrações ecumênicas nos ambientes onde católicos e evangélicos refletem, rezam e lutam juntos pela causa do Reino de Deus.
Celebrações Diversas celebrações são oferecidas pela coordenação da Campanha da Fraternidade no sentido de ajudar as comunidades eclesiais a transformar a CF em motivo de oração, ligando a fé com a vida. Celebração da Misericórdia e Vigília Eucarística: a exemplo do que aconteceu nos outros anos, esta peça, dividida em duas partes, é um subsídio para auxiliar as comunidades na caminhada quaresmal. Via-Sacra da Fraternidade: A Via-Sacra é um exercício de piedade que não pode faltar nas comunidades eclesiais no tempo quaresmal. Ligar esta oração ao tema da Campanha é assumir o compromisso de solidariedade com todas as pessoas idosas.
ABC da CF Uma cartilha que tem por finalidade analisar o tema da CF a partir dos elementos que formam a conjuntura socio-político-econômica e religiosa local a fim de criar condições para uma verdadeira ação sócio transformadora que contribua para que os objetivos da CF sejam atingidos.
Créditos • Fonte:http://www.edicoescnbb.com.br • Diagramação: Flávio Barbosa flavio@paroquiaaparecidaptu.com.br • Visite o site da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Paracatu/MG www.paroquiaaparecidaptu.com.br