1 / 9

Informática aplicada UNESP-FCT

Informática aplicada UNESP-FCT. Software e Hardware importantes para a arquitetura. Software – ArTeN A4D.

redell
Download Presentation

Informática aplicada UNESP-FCT

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Informática aplicadaUNESP-FCT Software e Hardware importantes para a arquitetura

  2. Software – ArTeN A4D • ArTeN ArTeN A4D é um software para a elaboração do projeto arquitetônico integrando 2D e 3D com atualização automática das alterações de edifícios e residências com as mais variadas tipologias, possui muitos recursos paramétricos (Paredes, Portas, Janelas, Telhados, Escadas, etc) onde é possível desenhar em 2D e ao mesmo tempo observando o modelo tridimensional. Pode-se visualizar perspectivas, vistas isométricas, cortes e fachadas, além de gerar o quantitativo de todos os elementos utilizados no projeto.

  3. Para melhorar o aspecto visual estão disponíveis bibliotecas com símbolos para decoração de interiores, engenharia industrial e vários outros símbolos para elaboração de projetos de paisagismo. Possui um módulo opcional Arten Render para associar os materiais e texturas as entidades em 3D criadas por ArTeN A4D para obter imagens fotorealisticas. • Possui módulo para modelagem de terrenos e relevos mais complexos a partir das curvas de nível.

  4. características de ArTeN A4D • Inovador: Utiliza as ultimas tecnologias de programação disponível para AutoCAD "Object ARX-DBX". • Dinâmico: Porque as entidades (paredes, portas, janelas, etc...) são convertidas em objetos inteligentes / Sólidos. Essas entidades são modificadas automaticamente quando se interceptam, da mesma maneira que qualquer alteração no projeto 2D será reconhecida automaticamente no projeto tridimensional.Paramétrico: A definição dos principais elementos do projeto são referenciados a uma base de dados criada pelo próprio usuário, a base de dados é extremamente flexível oferecendo ao usuário ilimitadas combinações de elementos e uma vez cadastrados ficam disponíveis para os próximos projetos.

  5. M2*ARQ • OM2*Arq é um software para elaboração de projetos arquitetônicos completos, onde trabalha em planta e o M2Arq gera o projeto todo em 3D automaticamente. Ele utiliza o conceito de objetos e não trabalha apenas com linhas como quando se utiliza o CAD puro. O M2*Arq possui muitas Rotinas automáticas que dão muito mais produtividade e qualidade na elaboração de projetos arquitetônicos e projetos executivos. Ele é muito fácil de utilizar, pois é todo em português e você utiliza Menus que são acrescentados ao seu AutoCAD ou várias Barras de Ferramentas que pertencem ao M2*Arq. Ele é um aplicativo do AutoCAD. A integração com outros softwares de projeto estrutural, elétrico, hidráulico e com softwares de orçamento economiza muito tempo e evita erros e interferências.

  6. Principais características do M2Arq • -         gerar perspectivas internas, externas, cortes e fachadas automaticamente - utilizar qualquer tipo de portas e janelas em planta, elevação ou 3D - as portas e janelas podem estar na biblioteca paramétrica do M2Arq ou criados por você - elaborar qualquer tipo de escadas retas ou curvas, rampas e telhados inclusive curvos - permite utilizar elementos estruturais como pilares, vigas e lajes com aberturas - possui extensas Bibliotecas de Objetos Arquitetônicos em 2D e 3D destacando: - móveis, equipamentos de escritório, veículos, paisagismo, plantas, árvores, pessoas, etc.. - montar plantas de prefeitura e projetos executivos completos muito bem detalhados - visualizar o projeto em 3D com texturas, sombra, luz, render e fazer animações - levantar quantitativos de materiais e elaborar um orçamento preliminar.

  7. Hardware – Placa de vídeo • Placa de vídeo ou placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes. • Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais. • Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais.

  8. Plotter • - Plotter ou lutter é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetônicas, mapas cartográficos, projetos de engenharia e grafismo. • Primeiramente destinada a impressão de desenhos vetoriais, atualmente encontram-se em avançado estado de evolução, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 2400 dpis de resolução. • Conhecidas como plotters de impressão, dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, JPG, DWG, EPS e outros. Essas impressoras podem usar diversos suportes como papel comum, fotográfico, Película, Vegetal, auto-adesivos, lonas e tecidos especiais.

  9. Bibliografia • http://arquitetura.multiplus.com/artenxm2.htm -   http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_v%C3%ADdeo • http://pt.wikipedia.org/wiki/Plotter

More Related