1 / 13

Tipos de predicado

Tipos de predicado. Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. PREDICADO VERBAL. O predicado verbal constitui-se de um verbo ou locução verbal que expressa a ideia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo.

rianne
Download Presentation

Tipos de predicado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

  2. PREDICADO VERBAL • O predicado verbal constitui-se de um verboou locução verbalque expressa a ideia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo. • O núcleo do predicado verbal é o verbo (que é chamado de significativo), pois traz em si a ideia de ação.

  3. Ex. Aquele menino brincava com uma pipa. Sujeito=aquele menino Núcleo do Suj.=menino Predicado=brincava com uma pipa Tipo de pred.=verbal Núcleo do pred. verbal=brincava

  4. Os alunos estudam todos os dias para o concurso. Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

  5. PREDICADO NOMINAL • É formado por um verbo de ligação e um predicativodo sujeito. O predicado nominal nos informa algo a respeito do sujeito. Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. • O núcleo do pred. nominal é o predicativo do sujeito.

  6. Ex. A prova era difícil. Sujeito = a provaNúcleo de sujeito = provaPredicado = era difícilTipo de Predicado = nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito)Verbo de ligação = eraPredicativo do sujeito = difícilNúcleo do predicado nominal = difícil.

  7. 1ª. Ela está cansada.2ª. As taxas de juros continuam elevadas. Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicado nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicativo) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

  8. PREDICADO VERBO-NOMINAL • É formado por um verbo significativo (ação) mais o predicativo do sujeito.O pred. verbo-nominal nos dá 2 informações: ação e estado.O núcleo do predicado verbo-nominal é o verbo e o predicativo (nome). • OBS: como aqui o verbo é de ação, logo o predicado verbo-nominal não possui verbo de ligação.

  9. Ex.: A criança brincava distraída. • Sujeito = a criançaNúcleo do sujeito = criançaPredicado = brincava distraída. • Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado)Núcleo do predicado = brincava/distraída

  10. Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo significativo (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

  11. Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos. Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.

  12. Verbos de ligação • Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. • Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.

  13. * Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer. * Estado aparente – verbo parecer.

More Related