170 likes | 342 Views
A T R I T O S. Ninguém muda ninguém ; ninguém muda sozinho;nós mudamos nos encontros . Simples, mas profundo , preciso . É nos relacionamentos que nos transformamos . Somos transformados a partir dos encontros , desde que estejamos
E N D
Ninguémmudaninguém;ninguémmuda sozinho;nósmudamos nosencontros.Simples, mas profundo, preciso.É nosrelacionamentosquenostransformamos.Somostransformados a partir dos encontros, desde queestejamos abertos e livresparasermosimpactadospelaidéia e sentimento do outro.
Vocêjáviu a diferença quehá entre as pedras queestãona nascente de um rio,e as pedrasque estãoemsuafoz?As pedrasnanascentesãotoscas,pontiagudas, cheias de arestas.À medidaqueelasvãosendocarregadaspeloriosofrendo a ação da água e se atritando com as outraspedras, aolongo de muitosanos, elasvãosendopolidas, desbastadas.
Assimtambémagemnossoscontatoshumanos.Semeles, a vidaseriamonótona, árida.A observaçãomaisimportanteé constatarque nãoexistemsentimentos, bonsou ruins,sem a existência do outro, semo seucontato.
Passarpelavidasem se permitir um relacionamentopróximo com o outro,énãocrescer, nãoevoluir, não se transformar.É começar e terminar a existência com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa.Quandoolhoparatrás, vejoquehojecarregoemmeuserváriasmarcas de pessoasextremamenteimportantes.
Pessoasque, no contato com elas,mepermitiramirdando forma aoquesou,eliminandoarestas, transformando-me emalguémmelhor, mais suave, maisharmônico, maisintegrado.Outras, semdúvidas, com suasações e palavras me criaramnovasarestas,queprecisaramserdesbastadas.Faz parte...
Revesesmomentâneosservem para o crescimento.A issochamamosexperiência.Pensoqueexistealgomaisprofundo,ainda nessaanálise.Começamos a jornadada vidacomograndespedras, cheiosde excessos.
Osseres de grande valor, percebemqueao final da vida,foramperdendotodososexcessosqueformavamsuasarestas,seaproximandocadavezmais de suaessência,e ficandocadavezmenores, menores, menores...Quandofinalmenteaceitamosquesomospequenos, ínfimos,dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus,équefinalmentenostornamosgrandesem valor.
Jáviu o tamanho do diamante polido, lapidado?Sabemosquanto se tira de excessoparachegar aoseuâmago.É láqueestá o verdadeiro valor...Pois, Deus fez a cada um de nós com um âmagobem forte e muitoparecido com o diamante bruto, constituído de muitoselementos, mas essencialmente de amor.
Deus deu a cada um de nósessacapacidade, a de amar...Mas temosqueaprendercomo.Para chegarmos a esseâmago, temosquenospermitir,através dos relacionamentos,irdesbastandotodososexcessosquenosimpedem de usá-lo, de fazê-lo brilhar.
Pormuito tempo emminhavidaacrediteiqueamarsignificavaevitarsentimentos ruins.Nãoentendiaqueferir e serferido, ter e provocarraiva, ignorar e serignorado,faz parte da construção do aprendizado do amor.Nãocompreendiaque se aprende a amarsentindotodosessessentimentoscontraditórios e... ossuperando.
Ora, essessentimentossimplesmentenãoocorrem se nãohouverenvolvimento...E envolvimento geraatrito.
Minhapalavra final: ATRITE-SE!Nãoexisteoutra forma de descobrir o amor.E semele a vida não tem significado. (Roberto Crema)
Uma coisaaprendidurante a minhavida, sofrernao e a piorcoisaqueexiste. Desobedecer a Deus e a pior de todas as coisas. Sinceramente, Fernanda Torres/2011 fftorres65@hotmail.com
E o amor é este: que andemossegundoosseusmandamentos. Este é o mandamento, comojá desde o princípio ouvistes, que andeisnele. 2 João 1:6