1 / 1

banner_evinci_barbara_corr

FATORES DE AJUSTES PARA PERÍMETRO ESCROTAL DE BOVINOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PRECOCIDADE SEXUAL E CRESCIMENTO Bárbara Mazetti Nascimento Bolsista UFPR/TN Orientador: Rodrigo de Almeida Teixeira Colaboradores: Laila Talarico Dias Projeto financiado pelo Edital Universal / CNPq.

ruth-riley
Download Presentation

banner_evinci_barbara_corr

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FATORES DE AJUSTES PARA PERÍMETRO ESCROTAL DE BOVINOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PRECOCIDADE SEXUAL E CRESCIMENTOBárbara Mazetti NascimentoBolsista UFPR/TNOrientador: Rodrigo de Almeida TeixeiraColaboradores: Laila Talarico DiasProjeto financiado pelo Edital Universal / CNPq. Tabela 01 Tabela parcial dos fatores de ajuste de perímetro escrotal estimados para idade ao sobreano e peso ajustado para 500 dias Na pecuária de corte identificar animais com precocidade de crescimento e reprodução é de grande importância mas nem sempre fácil. Neste sentido, o perímetro escrotal pode ser utilizado como característica indicadora. Em tese, a medida de perímetro escrotal corrigido para idade seria útil para selecionar precocidade de crescimento e, a correção do perímetro para idade e peso corporal identificaria reprodutores com maior precocidade sexual. O objetivo deste estudo foi estimar fatores de correção do perímetro escrotal para idade e, para idade e peso, em bovinos Nelore. Foram utilizados 144.633 registros de machos nascidos entre 1990 e 2009, pertencentes ao banco de dados histórico do grupo Aliança Nelore. O modelo estatístico considerou como fixo, o efeito de grupo contemporâneos, além das covariáveis para os efeitos linear e quadrático de idade ao sobreano (IDS) e peso ao sobreano ajustado para 500 dias de idade (P500). Os fatores de correção (FC) foram obtidos fixando-se a idade e o peso como padrão aos 500 dias e 260 kg, respectivamente, de acordo com a equação: FCx = PEbase/PEx, em que: FCx é o fator de correção do perímetro escrotal para efeito estudado; PEbase é o valor predito do perímetro escrotal (cm) estimado para cada efeito na medida padrão; PEx é o valor predito do perímetro escrotal em função da idade e peso de cada animal. Com isso, conclui-se que os diferentes FC são ferramentas úteis para diferenciar animais com caracterização aparentemente semelhante em função das medidas de PE, mas com aptidões produtivas diferentes.

More Related