280 likes | 418 Views
Kursaal Cultural Centre. http://www.youtube.com/watch?v=SK6_WDOw7cI. Kursaal Cultural Centre Rafael Moneo San Sebastian, Spain. Engenheiros estruturais : Javier Manterola , Hugo Corres and Associates, Jesus Jimenez Canas. Rafael Moneo.
E N D
Kursaal Cultural Centre http://www.youtube.com/watch?v=SK6_WDOw7cI
Kursaal Cultural CentreRafael Moneo San Sebastian, Spain Engenheirosestruturais: Javier Manterola, Hugo Corres and Associates, Jesus Jimenez Canas
Rafael Moneo Em 1978, aos 40 anos, Rafael Moneoescreveuemseuartigo “SobreTipologia” narevistaOppositions, “A abordagemtipológicatradicional, quebuscourecuperar a velhaidéia de arquitetura, falhouamplamente. Portanto, talvezoúnicomeioqueosarquitetostenham de maestriada forma hojesejadestruí-la” Em 1989, quandoMoneoprojetouoKursaal Centre, poucohaviamudado. Seuperfilarquitetônico, naspalavras de Stanley Allen, ainda se caracterizavapela ”disjunçãointerna”. No Kursaal, a forma do cuboédestruída, inclinando-se sobreo mar, resultando num frágilequilíbrio entre partesdisparatadas.
Local Umagrande parte do projeto de Moneoimplanta-se sobreumaárea de “acidentesgeográficos”nacosta do do mar Cantábrico. Moneorecusou-se a erigirqualquertipo de edifícioqueviolasse a paisagem natural e a presença do rio.
Projeto Além de recusar-se a violar a presença natural do rionacidade, Moneobuscoucriardois volumes autônomoseseparados, prismasalinhadosnafoz do riocomo se fossemrochasgigantes. As rocahspertencemàpaisagemenãoao mar, ecriam um ponto de interesse entre o Monte Uliaeo Monte Igueldo. Moneoescolheucelebrar a ideia de acidentegeogråficoaoinclinarcada prism trêsgrausna horizontal ecincodegrausna vertical emdireçãoao mar eàsmontanhasaléms. Cadaprismacontém um auditórioinseridoemsi de forma assimétrica, referenciandoodesejo de Moneo de destruir a forma puraecriarcomposiçõesfrágeis. A única vista externapermitida se dáatravés de umaúnicajanela, queencarao Monte Urgull no prismamaioreo Monte Ulia no prismamenor.
Corte + Elevações As elevações do concurso de 1989 enfatizam a inclinacão dos prismas de um modoque as perspectivasnãoconseguemexpressar. Os cortes de Moneomostram as vigas de concreto no auditóriosobreo lobby. No corte, a cavidade entre osníveis de vidrotranslúcidodafachadaaparentam ser maciços. Na realidade, a cavidade tem dois metros de profundidade, umadistanciasubstancial.
Estrutura O Kursaalpossuiumapeledupla de vidrofeitadeplacas de vidrotranslucentecôncavas no exterior a tiras de vidrotranslucente no interior. As placas de vidrosãofixasporumaestrutura de açointeirmanteindependente. A fachadaespessaéseparada dos caixas de auditório no interior. Estassãofeitas de concreto, revestidasporpainéis de madeira. A estrutura das caixas do auditórioécompletamenteindependentedafachada do edifício.
SistemadaFachada O Sistemametálicoquesuporta a fachadaéfeito de colunasevigasvagãodobradas, soldadasnaspontas. Os módulos de espaçamentosão de seis metros, grandesosuficienteparapermitir a circulação do arclimatizadoeacesso de serviço. As placas de vidrocôncavosãoconectadasàestrutura de açopormeio de clipesmetálicos. As junçõesnaesquina, quesãodesenhadasparaencontrar-se de manieralimpa, repetem-se ouinvertem-se emtodas as esquinasparaevitardetalhesdiferenciados. As juntas horizontaissãodiferenciadasem forma de V, executadasemalumínio.
O Kursaalpossui 48.000 metros cúbicos de concretoemais de 6000 toneladas de reforçoemaço. As paredesde concretopré-fabricadase as vigas de concretocontendooauditórioestãoocultasporrevestimentos de madeira. As estruturasindependentesencontram a fachadaapenaspormeio das plataformasintermediárias das escadas, quesãosuportadassimplesmentepor um pórtico de aço, conectadoàestrutura de aço exterior. ConcretoArmado
As vigas pré-fabricadas de concreto do Kursaalsuportam a cobertura do volume interior do auditório. As vigasresistemaosesforços de compressãoetensão, possuindomais material no topo, ondeocorre a compressão. A fotografiadamaqueteàesquerdanãomostra as vigas de concreto, entretanto, se aparecessem, estariamsituadasacima dos painéis de madeira, como se vê no corteemvermelho. Emamareloaparecem as paredespré-fabricadas. A presença das vigas de concretoacima do teto do auditóriorespondemapenasao peso adicional do sistemasecundário de conbertura. Vigas de Concreto
Em 12 de Abril de 1998, as escadas do Kursaalcolapsaram. A falhafoiatribuídaaossuportesmetálicos, quetiveramseudesenhoalteradoemrelaçãoao original paraaceleraroprocesso de contruçãonaúltimahora. Escadas O Colapsoocorreuem um feriadoeninguémficouferido. O desenhoàdireita, comparadaàfotografiadaestruturacolapsadamostraqueoaçonão era forte osuficienteparasuportaro peso; O desenhoatual do Kursaalhojeémostradoabaixoeàdireita.
Moneojoga com a escala do revestimento de madeira no interior e exterior das formas do auditório de concreto. Eleestabelece um maiorcontrastepormeio do uso de faixas de luzartifical no interior, referenciando as faixas de vidrotranslúcidonafachadaenosespaços do lobby. Interiores
Kursaal Cultural Centre – Alissa Weaver – disponível online; ImagensArquivopessoal Eunice Abascal ImagensArquivopessoal Rafael Perrone Referências