200 likes | 270 Views
Connector. Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis. Evolução do projecto. Estudo e especificação. Design funcional. Desenvolvimento técnico. Testes. Jul-Set Out-Dez Jan-Mar Abr-Jul. 2008.
E N D
Connector Plataforma interactiva paraa promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
Evolução do projecto Estudo e especificação Design funcional Desenvolvimento técnico Testes Jul-Set Out-Dez Jan-Mar Abr-Jul 2008 2007
Objectivos do projecto O connector pretende… Promover a criação de redes sociais georeferenciadas, impulsionadas por relações de proximidade e de interesses entre os utilizadores; O connector permite… A comunicação síncrona e assíncrona entre os utilizadores; A partilha e consulta de conteúdos multimédia georeferenciados;
O Connector pode ser utilizado… Em múltiplos cenários: conferências, eventos culturais, visitas turísticas, espaços públicos de massas - Ambientes indoor (bluetooth)/ outdoor (GPS). O connector foi/será testado… Num cenário de conferência académica.
Aplicação móvel Possui 5 áreas: Pesquisa Contactos Área Pessoal Eventos Mapas Requisitos técnicos Telemóvel com tecnologia GPS, 3G e Bluetooth. Java MIDP 2.0 com suporte para JSR75, JSR82, JSR179.
Fase de testes Objectivos gerais dos testes: Validar a interface e as tipologias de interacção; Avaliar o grau de satisfação, eficácia e eficiência dos diferentes módulos do Connector num contexto de conferência; Avaliar o impacto do Connector nos processos de criação e promoção de redes sociais; Avaliar a propensão para a utilização futura da plataforma.
Fase de testes 1. Testes preliminares de funcionalidade e usabilidade (Janeiro) 2. Conferência do APEAA (Abril) 3. Testes com alunos do MCMM (a decorrer) 4. Conferência do Second Life - CEFSL 2008 (26 -28 de Junho)
Fase de testes 1. Testes preliminares de funcionalidade e usabilidade (Janeiro) Público – alvo: Equipa de consultores do projecto Características: Alta literacia tecnológica, elevado conhecimento sobre os requisitos e objectivos do projecto; Tipos de teste: Testes de funcionalidade e usabilidade; Técnicas de teste: Thinking Aloud protocol e observação directa. Resultados: Modificações ao nível do design funcional e técnico fundamentais para a evolução do projecto.
Fase de testes 2. Conferência do APEAA (Abril) Público – alvo: Participantes na conferência da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos; Características: Baixa literacia tecnológica, pouca experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol; Resultados: Pouco expressivos – Baixa literacia tecnológica dos participantes e identificação de alguns problemas técnicos da aplicação móvel.
Fase de testes – testes futuros 3. Testes com alunos do MCMM (a decorrer) Público – alvo: 6 alunos do mestrado em Comunicação multimédia; Características: Alta literacia tecnológica, público jovem, com bastante experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol, uso de software análise de redes sociais;
Fase de testes – testes futuros 4. Conferência do Cef^SL (26 -28 de Junho) Público – alvo: Participantes do 2º Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life; Características: Elevada literacia tecnológica, com bastante experiência no uso de tecnologias móveis; Tipos de teste: Testes de usabilidade, compatibilidade e acessibilidade; Técnicas de teste: Question-Asking Protocol, uso de software análise de redes sociais;
Software de análise de redes sociais Pajek: permite visualizar e estudar a rede e analisar a sua evolução temporal
Pajek Software de análise de redes sociais