1 / 45

Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. O que sabemos sobre os Cometas ?. Autor: Eslley Scatena. O que sabemos sobre os Cometas ?. Autor: Eslley Scatena. As primeiras observações. Tridentum - século XVII. Giotto - século XIII. Acontecimentos associados a Cometas.

sage-cox
Download Presentation

Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

  2. O que sabemos sobre os Cometas ? Autor: Eslley Scatena

  3. O que sabemos sobre os Cometas ? Autor: Eslley Scatena

  4. As primeiras observações Tridentum - século XVII Giotto - século XIII

  5. Acontecimentos associados a Cometas *O cometa de 1665 foi considerado o responsável pela Peste Negra que matou 90 mil pessoas em Londres. *A aparição do Cometa Halley em 1835 foi culpada por várias coisas: A destruição de 530 construções em Nova York devido a um incêndio que durou vários dias; O massacre de mais de 280 pessoas na África por 10 mil guerreiros Zulu; As guerras que começaram na América Latina, como em Cuba, Mexico, Equador, Peru, Argentina e Bolivia.

  6. Primeiras observações científicas (1495 - 1552) Peter Apian

  7. Primeiras observações científicas

  8. Primeiras observações científicas Notou semelhanças entre os cometas de 1533 , 1607 e 1682. Previu a passagem do mesmo cometa em 1758, a qual foi comfirmada 1656 - 1742

  9. Movimento aparente dos Cometas no céu

  10. Origem dos Cometas

  11. Origem dos Cometas 10.000 UA ~ 100 UA

  12. ~100 UA Origem dos Cometas

  13. Órbitas e tipos de Cometas Cometas de curto período : Órbitas excêntricas e provavelmente pertenciam ao cinturão de Kuiper. Cometas de longo período : Órbitas quase parabólicas, provavelmente provenientes da Nuvem de Oort

  14. A estrutura de um Cometa - Núcleo Núcleo : • Superfície irregular; • Cerca de 10 km de diâmetro; • Composto basicamente por gelo, poeira, minerais, óxido e dióxido de carbono.

  15. A estrutura de um Cometa - Núcleo Núcleo Monolítico Núcleo Multi-Componente Núcleo Diferenciado

  16. A estrutura de um Cometa - Núcleo A estrutura de um cometa Imagens da missão Stardust Exemplo de poeira interestelar

  17. A estrutura de um Cometa - Coma Coma : • Nuvem esférica de poeira e moléculas neutras que circundam o núcleo; • Raio típico de 50 000 de km (depende da proximidade do Sol); • Possui então dois constituintes principais : - Coma Gasosa (responsável pela cauda de íons) e - Coma de Poeira (responsável por meteoros).

  18. A estrutura de um Cometa - Cauda Os cometas apresentam dois tipos de cauda : Íons Poeira

  19. Formação da Cauda de um Cometa Cauda de Gás : • Os gases presentes na coma são ionizados pelas partículas do vento solar, e carregadas pelo campo magnético solar . • O íon mais comum é o CO+, que espalha a luz azul melhor do que a vermelha, o que geralmente dá uma cor azulada à cauda de íons. • O vento solar atinge o cometa a uma velocidade de aproximadamente 500 km/s, fazendo com que a cauda ionizada seja direcionada exatamente na direção oposta.

  20. Formação da Cauda de um Cometa Cauda de Poeira : • Consiste de partículas de poeira que foram arrancadas da coma pela pressão de radiação do Sol. • Comparada com a cauda de íons, a cauda de poeira é mais difusa e aparece um pouco esbranquiçada ou rosada. • As partículas de poeira estão individualmente em órbita em torno do Sol, cada uma sofrendo uma força de atração levemente diferente devido o efeito da pressão de radiação. Isto faz a cauda se curvar conforme o cometa passa pelo Sol.

  21. Asteróides e Cometas e Meteoros Nuvem de Oort Cinturão de Asteróides Cinturão de Kuiper

  22. Extinção dos Dinossauros

  23. Tunguska

  24. Tunguska

  25. Cometa Shoemaker-Levy 9 O cometa Shoemaker-Levy 9 se fragmentou em 22 pedaços, os quais atingiram o planeta Júpiter durante os dias 16-22 Julho de 1994

  26. Cometa Shoemaker-Levy 9

  27. Cometa Shoemaker-Levy 9

  28. Cometas “famosos” •West - 1976

  29. Cometas “famosos” cda •Halley - 1986

  30. Cometas “famosos” •Hyakutake - 1996

  31. Cometas “famosos” •Hale-Bopp - 1997

  32. Sondas para cometas Missão Stardust : 7 de fevereiro de 1999

  33. Sondas para cometas Missão Stardust :

  34. Sondas para cometas Missão Stardust :

  35. Sondas para cometas Missão Rosetta :

  36. Sondas para cometas Missão Rosetta : Lançada em 2 de Março de 2004

  37. Sondas para cometas Missão Rosetta :

  38. Sondas para cometas Missão Deep Impact : 8 de Janeiro de 2005 • Observar como se formam crateras • Medir a profundidade e diâmetro • Medir a composição interior de uma cratera e seu material ejetado • Determinar as mudanças no material ejetado naturalmente pelo impacto

  39. Sondas para cometas Missão Deep Impact :

  40. Descobrindo Cometas

  41. Descobrindo Cometas C/2004 Q2 (Machholz)) Don Machholz

  42. Cometas visíveis atulamente C/2004 Q2 (Machholz))

  43. Cometas, que são temidos tanto quanto o trovão, Deixem de assustar os povos da Terra, Em uma imensa elipse completem seu curso, Levantem-se, desçam, perto da estrela do dia Acendam seus fogos, voem para longe, e voltem sem cessar, Reacendam a idade antiga de mundos esgotados. -Voltaire Final da Apresentação Fim!!!

  44. Referências : The Cambridge Atlas of Astronomy NASA / JPL ESA

More Related