490 likes | 647 Views
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Sessão Astronomia. ECLIPSES ( 15-16 de Maio de 2003 ). Por: Eder Martioli. Os eclipses na antigüidade. - 2134 B.C. - China: dragões inisíveis que comiam o Sol Más predições bateram cabeças de 2 astrônomos.
E N D
ECLIPSES ( 15-16 de Maio de 2003 ) Por: Eder Martioli
Os eclipses na antigüidade - 2134 B.C. - China: dragões inisíveis que comiam o Sol Más predições bateram cabeças de 2 astrônomos. - Eclipse inesperado acabou com uma guerra. - Japoneses cobriam os poços por causa do veneno. - Francês morreu em batalha. - Como Sol e Lua se relacionavam . - Cristóvão Colombo - eclipse lunar de 29 de fev. 1504
Eclipse: define-se como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro entre ele e o observador, ou porque, não tendo luz própria, deixa de ser iluminado ao colocar-se no cone de sombra de outro astro. (Novo Dicionário da Lígua Portuguesa Aurélio Buarque de Holanda)
Outras definições: Umbra: região de sombra total. Penumbra: região de sombra parcial.
Penumbra Sol Terra Umbra Penumbra Terra: Umbra: 1,4 milhão km (comprimento) 9 mil km (diâmetro na metade do comprimento). Penumbra: 16 mil km (diâmetro na metade do comprimento).
9 mil km 16 mil km Lua: 3476 km de diâmetro.
Eclipse Solar: quando a sombra da Lua não nos deixa ver o Sol. Eclipse Lunar: quando a sombra da Terra encobre a Lua. Ahhh então é assim!!!
Lua Cheia Lua Nova Eclipse Solar Eclipse Lunar Sol Lua Terra Lua
Eclipse Solar Eclipse Lunar Sol Lua Terra Lua Lua Nova Lua Cheia
Fato! O Sol é 400 vezes maior que a Lua ...mas está 400 vezes mais longe que a Lua
Periodicidade dos Eclipses Pode Acontecer todo mês?
Período de Saros: A cada 18 anos e 11 dias todos os eclipses acontecem com a mesma regularidade. 41 eclipses do Sol e 29 eclipses da Lua. Periodicidade dos eclipses Mínimo: 2 eclipses por ano (que são solares) Máximo: 7 eclipses por ano: 2 lunares e 5 solares, ou 3 lunares e 4 solares. 36 a.d
Periodicidade dos eclipses 0 36 a.d 13000 Km 54 a.d 18 a.d
Os Próximos Espetáculos Neste século teremos: 224 Solares 230 lunares
Região de Visibilidade do Eclipse
Evento astronômico O Observatório estará aberto a partir das 22:00h Quinta-feira dia 15 de maio de 2003 Fim
Fim da Apresentação FIM!
Créditos das imagens: Ver normas de citação no arquivo: informacao-documentacao-elaboracao-NBR6023-ABNT.doc Somente as Fontes: …………...
Créditos das animações: Ver normas de citação no arquivo: informacao-documentacao-elaboracao-NBR6023-ABNT.doc Animações: - relacionar aqui o nome de todas as animações empregadas dentro da apresentação e aplicar citação.
Bibliografia Ver normas de citação no arquivo: informacao-documentacao-elaboracao-NBR6023-ABNT.doc …………..
Referências na INTERNET Ver normas de citação no arquivo: informacao-documentacao-elaboracao-NBR6023-ABNT.doc www.cdcc.sc.usp.br/cda http://www.zenite.nu/index.htm http://www.kidseclipse.com/pages/a1b3c5d0.htm http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/eclipse.html www.mreclipse.com .
Curiosidades A sombra de um eclipse se desloca à velocidade aproximada de 1.600 Km/h no equador e a mais de 7.500 Km/h próximo dos Pólos. O número máximo de eclipses solares (parciais ou totais) durante um ano é cinco. Acontecem pelo menos dois eclipses de Sol por ano em algum lugar da Terra. Apenas os eclipses solares parciais podem ser observados dos Pólos. Todo eclipse começa pela manhã, em algum ponto do planeta, e termina num pôr-do-sol, no extremo oposto a esse ponto inicial.
Curiosidades Durante a totalidade de um eclipse solar, a temperatura pode chegar a baixar até 20°C. Um eclipse ocorrido em 1919 foi utilizado para confirmar a teoria da Relatividade de Einstein.