140 likes | 301 Views
O Espírito capacita a Igreja. Atos 1.8. ATOS & Seu Propósito. Mostrar a legitimidade do cristianismo diante das autoridades romanas. Mostrar a expansão da igreja de Jerusalém a Roma apesar das perseguições. Mostrar o espantoso crescimento da igreja apesar das limitações humanas.
E N D
O Espírito capacita a Igreja Atos 1.8
ATOS & Seu Propósito Mostrar a legitimidade do cristianismo diante das autoridades romanas. Mostrar a expansão da igreja de Jerusalém a Roma apesar das perseguições. Mostrar o espantoso crescimento da igreja apesar das limitações humanas. Mostrar a oração e a Palavra como os dois vetores do crescimento da igreja. Mostrar a obra do Espírito Santo na expansão da igreja. Mostrar o triunfo do Reino de Deus sobre o reino das trevas.
Introdução JESUS CRISTO Não escolhe os mais capazes nem apenas separa os mais gabaritados. Primeiro ele escolhe aqueles a quem lhe apraz e depois, os capacita pelo seu Espírito, concedendo habilidades específicas para cada função a ser exercida.
1. O PODER DO AMOR CONCEDIDO PELO ESPÍRITO No entanto, os crentes não são chamados para serem heróis, mas para a salvação.A verdadeira força e capacidade da igreja estão na habilidade para viver o Evangelho. Isso quer dizer que é a presença do Espírito no coração do salvo que o leva ao cumprimento da vontade de Deus.
2. VIVENDO A PLENITUDE DO ESPÍRITO O Espírito Santo nunca esteve ausente do mundo. Uma das coisas que ele afirmou é que em Deus “vivemos, nos movemos e existimos”. (At. 17.28)“Tudo o que existe, só pode existir por causa da presença da divindade.”É ele quem chama e capacita os eleitos.A evidência bíblica é clara sobre não apenas a constante presença do Espírito, mas também sua ininterrupta atividade.
Como você avaliaria seu trabalho no Reino de Deus? Em qual área você precisa melhorar?
Simon Kistemaker“Somente por intermédio do poder e da morada da pessoa do Espírito Santo é que os discípulos serão capazes de testemunhar por Jesus Cristo. Não só os discípulos recebem o Dom do Espírito, mas, como Lucas mostra em Atos, inúmeras pessoas são cheias do Espírito Santo e se tornam testemunhas de Cristo”.
O trabalho da igreja não é um “canteiro de obras”, onde cada um escolhe o que via fazer e como fazer. Também, em uma construção, a boa intenção não é suficiente para garantir resultado positivo. Por fim, não se trata de trabalho meramente humano, mas do trabalho divino, onde os homens são ferramentas na construção e nas mãos de Deus. A consciência que vivemos na plenitude do Espírito, de que somos operários plenamente capacitados, deve nos levar ao exercício de nossas funções, fazendo a nossa parte na obra que o Senhor Jesus nos confiou.
OBJETIVO DA LIÇÃO:“A presença do Espírito Santo nos capacita a amar a Deus e cultuá-lo, e a amar ao próximo dando evidências da sua presença em nossa vida ”.
REFLEXÃO.....VOCÊ SE SENTE ALGUÉM PREPARADO PARA A OBRA? VOCÊ TEM BUSCADO VIVER A PLENITUDE DO ESPÍRITO? Extraído da Revista Expressão, Atos dos Apóstolos, da Editora Cultura Cristã – Lição 02.