180 likes | 429 Views
«PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO». Cantamos as palavras que Jesus nos ensinou: «Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o vosso Reino, Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
E N D
«PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO»
Cantamos as palavras que Jesus nos ensinou: «Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o vosso Reino, Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje»
Têm rezado todos os dias? Não rezar significa não se interessam por Deus, que é tão vosso amigo. Não rezar significa não se interessam com o que Jesus vos ensinou.
Têm procurado ser amigos dos pais, avós, irmãos e familiares? Se não são amigos, estão a ser ingratos para com Deus, que vos dá os pais e tantas coisas que recebem deles.
Têm procurado interessar-se pelas pessoas mais pobres? Se não ligarem a essas pessoas e até as desprezarem, estão a desprezar Jesus e Deus, vosso Pai, que está nos Céus.
Mostraram aos pais a oração para antes e depois das refeições e rezaram-na? Se não rezarem, não agradecem a Deus o alimento que Ele vos dá.
Na escola, têm respeitado os vossos colegas e têm-lhes perdoado quando eles vos fazem mal? Quem não perdoa não pode estar ao lado de Deus.
Vamos pedir perdão a Deus pelas coisas más que fazemos, com as mãos abertas: Cântico “Quantas vezes” Quantas vezes eu não fiz o meu irmão feliz: Perdão, Senhor, Perdão, Senhor! Quantas vezes, por preguiça, eu não rezei a Deus: Perdão, Senhor, Perdão, Senhor!
Quantas vezes com meu pai e minha mãe teimei: Perdão, Senhor, Perdão, Senhor! Quantas vezes na escola eu não estudei: Perdão, Senhor, Perdão, Senhor! Quantas vezes meus amigos eu não desculpei: Perdão, Senhor, Perdão, Senhor!
Para recebermos o perdão de Deus, teremos de fazer uma coisa muito importante. Mt 5, 23 24 Jesus diz-nos o que precisamos de fazer para receber o perdão de Deus: Reconciliar-nos com os outros, para estarmos junto do coração de Deus.
«Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.» São as palavras que devemos dizer e fazer para recebermos o perdão de Deus.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai do Céu vos perdoará a vós.
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai do Céu não vos perdoará as vossas.
Será fácil perdoar aos outros? Será fácil perdoar àqueles que nos batem, nos aleijam, nos roubam, nos chamam nomes feios? NÃO É FÁCIL, MAS É PRECISO! Para estarmos bem com Deus, de quem Jesus é o maior amigo e que traz o Reino de amor e de paz.
Jesus convida-nos a reconciliarmo-nos sempre com os outros. Se perdoarmos, ficamos muito mais felizes (construímos o Reino de amor e de paz).
Cantemos a oração que Jesus ensinou: «Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o vosso Reino, Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.»
Na Eucaristia, damos um abraço, um aperto de mão ou um beijo às pessoas que estão ao nosso lado, para dizermos que perdoamos e que somos amigos de verdade. «Saudai-vos na paz de Cristo».