E N D
TORO NEGRO Com CAROLINA ZANFORLIN
TORO NEGRO “Não era espetáculo, não se assistia: quem ouvia era tão essencial como quem batia os pés em silêncio. Até a exaustão nos comunicamos durante horas através dessa linguagem que, se algum dia teve palavras, estas foram se perdendo pelos séculos - até que a tradição oral passou a ser transmitida de pai para filho apenas como ímpeto de sangue”. Clarisse Lispector
TORO NEGRO “TORO NEGRO” é um espetáculo de Dança que estabelece um diálogo entre a cultura espanhola e a literatura brasileira, por meio da linguagem da dança Flamenca em livre associação e inspiração na obra de Clarisse Lispector e João Cabral de Melo Neto, dois poetas brasileiros que, cativados pela dança, dedicaram-se a transpor a força e beleza de tal arte para poemas e contos. O projeto realizará temporada de 02 meses do espetáculo - 16 apresentações - em teatros nas cidades de Araraquara, Campinas, Santo André, Santos e São Paulo. Prevemos atingir a um público de 6.400 pessoas de diferentes níveis de escolaridade e de classe socioeconômica.
TORO NEGROEquipe: A direção geral é de DÉBORA DUBOIS, premiada diretora de espetáculos de teatro e shows. A coreografia é da renomada bailaora espanhola LA TRUCO. A solista é CAROLINA ZANFORLIN - jovem bailaora brasileira respeitada tanto no universo flamenco brasileiro quanto no espanhol - ao seu lado estarão os bailarinos MIGUEL ALONSO e PEDRO FERNADEZ, embalados por músicas inéditas compostas pelo espanhol FERNANDO DE LA RUA. A Cenografia é DUDA ARRUK , premiada artista-plástica brasileira e a iluminação é assinada pelo brasileiro WAGNER PINTO, e os figurinos são da jovem estilista espanhola ALBA MARÍN.
TORO NEGROA encenaçãO: Explorará a interconexão da cultura espanhola e da literatura brasileira , utilizando recursos multimídias – música, dança, vídeo e poesia- pra atribuir a obra um estilo contemporâneo e moderno, traços marcantes da diretora brasileira Débora Dubois . O cenário é um tablado elevado, que parece flutuar, com luzes saindo de baixo de sua estrutura, com uma iluminação contrastante e expressiva que auxilie na construção da poética pretendida para que o espectador seja levado a uma viagem de sensações e sentimentos:o amor reprimido; o amor perdido; a felicidade do encontro; o feminino e sua complexidade e o masculino visto através dela, a celebração da vida.
TORO NEGROJustificativa: “TORO NEGRO” vai resultar num espetáculo cênico contemporâneo. O projeto coleciona alguns elementos que fazem dele um evento de singularidade e importância. Entre outros, elencamos: Conta com uma equipe técnica e artística premiada, de grande qualidade técnica e artística e de reconhecimento nacional e internacional, a exemplo dos diretores Débora Dubois e Fernando de La Rua, da coreógrafa La Truco, do iluminador Wagner Pinto; Encena e incentiva a produção de espetáculos cênicos híbridos Incentiva e contribui com o desenvolvimento da Dança contemporânea; Funciona como um instrumento de inclusão social e cultural; Promove o intercâmbio cultural, o resgate e difusão da arte flamenca; Contribui para a pesquisa e desenvolvimento da linguagem do “novo Flamenco” – O gênero tem sofrido influências de novas linguagens e gêneros e se transformado com a música moderna, com a rumba, salsa, pop, rock e jazz.
TORO NEGROObjetivos • Realizar temporada de 02 meses do espetáculo “TORO NEGRO”, com o total de 16 apresentações distribuídas pelas cidades de Araraquara, Campinas, Santo André, Santos e São Paulo; • Divulgar e popularizar as artes cênicas, em especial a dança; • Contribuir para a formação de público de espetáculos de dança; • Incentivar e valorizar a Dança; • Democratizar o acesso à Cultura; • Descentralizar a Cultura levando o espetáculos para cidades do interior de São Paulo.
TORO NEGROMATERIAL DE DIVULGAÇÃO: Anúncio no jornal Folha de São Paulo (apresentações capital) Anúncio no Guia Off de São Paulo Assessoria de Imprensa Divulgação na internet (flyer virtual, website) Programas Filipetas Banner
TORO NEGROCONTRAPARTIDAS: Inserção da logomarca do patrocinador em todo o material gráfico desenvolvido para a temporada (capital e interior) - Inserção da logomarca do patrocinador em todos os anúncios (capital) Possibilidade de espaço para promoção no foyer do teatro (a consultar teatro) Cota de convites para toda a temporada (capital e interior)
TORO NEGROpatrócínio: Aprovado na Lei ProAC (ICMS) de Incentivo à Cultura Valor para captação: R$ 198.090,00