180 likes | 293 Views
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 0180 – Introdução à Administração. Administração do tempo:. Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2013. Moradia e mobilidade. Moradia.
E N D
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 0180 – Introdução à Administração Administração do tempo: Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2013 Moradia e mobilidade
Moradia Pesquisa realizada pela Folha de São Paulo (Reportagem “Casa do Estudante”, 29/01/2012, páginas F1 e F2) alerta que “Além da expectativa de pais e filhos sobre os resultados dos vestibulares, quem terá de mudar de cidade enfrenta a ansiedade em relação ao custo do aluguel”. Para algumas faculdades particulares (principalmente nos grandes centros urbanos) os custos com aluguel nas áreas próximas à elas equivalem a uma mensalidade. Porque?
1) A procura por esta moradia (próxima a faculdade) é elevada e competitiva, puxando o preço do aluguel; 2) Deslocamento, comodidade e mobilidade facilitadas podendo-se ir caminhando ou pedalando com a “magrela”.
3) Melhor controle e administração do tempo, que pode ser cronometrado, diferentemente dos deslocamentos por ônibus ou carro, que dependem dos “humores” do trânsito, do momento e hora de deslocamento e local de estacionamento na faculdade (se chegar atrasado, não encontrará espaço para estacionar ou estacionará bem distante da sala de aula).
Preços de aluguel em São Paulo (valores de janeiro de 2012): Fonte: Pesquisa Folha de São Paulo. “Casa do Estudante” 29/01/2012, p. F1 e F2. Obs: as variações se devem à localização da moradia, das condições da mesma e existência ou não de garagem (coberta ou não) e outras facilidades.
Preços de aluguel no interior (valores janeiro de 2012): Fonte: Pesquisa Folha de São Paulo. “Casa do Estudante” 29/01/2012, p. F1 e F2. Obs: as variações se devem à localização da moradia, das condições da mesma e existência ou não de garagem (coberta ou não) e outras facilidades.
Observação: A pesquisa da Folha constatou também, para redução dos custos da informação e comunicação, que “Associação de repúblicas, pensões e iniciativas de veteranos tornam menos complicada a tarefa de achar uma moradia para o calouro”.
Mobilidade e Deslocamento De uns anos para os dias de hoje tem se verificado uma enorme procura e, com isso, uma concentração de repúblicas e moradias (quitinetes e apartamentos) próximas à ESALQ. Recente pesquisa (janeiro de 2012) revelou que enquanto no Brasil, em média, tem-se a proporção de 1 veículo por 6 pessoas, em São Paulo tem-se 1 para 3 e, em Piracicaba, 1 para 1,5 (incluindo motos).
Como na área central e bairros próximos, as ruas são as mesmas (de muitos anos atrás) não se permitindo a abertura de avenidas (faixa dupla), são possíveis congestionamentos em diversos pontos da cidade e, inevitavelmente, nas horas de pico (logo de manhã e fins de tarde, invariavelmente).
Conseqüentemente, maior procura por moradias próximas à ESALQ com valores de alugueis mais elevados, incluindo nestes, maiores riscos de conservação e manutenção com um número maior de moradores jovens por dormitório (segundo consulta às imobiliárias). Esta estratégia adotada pelos alunos visa reduzir/mês os custos fixos médios do aluguel e de outros ativos fixos
Esta maior procura por moradia próxima à ESALQ se deve a alguns fatores: racionalização e controle na administração do tempo; deslocamento: caminhando ou por bicicleta (mesmo tendo veículos nas moradias); evitar estresses de um trânsito caótico e congestionamentos próximos à ESALQ, e, ainda, redução de custos com passagens de ônibus circular e combustível (veículos próprios). Pode-se incluir, dependendo da hora, dificuldades para estacionar no Campus.
Dicas para ganhar tempo: • Quem mora entre a Av. Independência e o rio Piracicamirim e bem próximo deste (onde há grande concentração de repúblicas), e se dirigir para aulas nos Departamentos de Entomologia e Acarologia, Engenharia de Biossistemas ou Pavilhão de Engenharia, tome a Luiz de Queiroz e entre pelo setor de transporte (carro obrigatoriamente tem que ter o selo);
Evite a Av. Independência nos horários críticos (das 7h30min às 8h15min, e das 13h30min às 14h, entrada e retorno de funcionários, professores, alunos e outros visitantes) para ingresso na ESALQ, pois encontrará congestionamento na chegada da Independência com a Pádua Dias (veículos chegando de outras cidades pela Rodovia Luiz de Queiroz) e dificuldades em tomar a faixa à direita para entrada na via que vai ao Pavilhão de Engenharia.
Melhor alternativa: Pegar a Av. Carlos Botelho (BO) e ingressar pelo Portão Principal de acesso (menor congestionamento e preferência na rotatória). Outra dica: Para quem mora entre a Avenida Independência e Carlos Botelho, a partir da Saldanha Marinho, uma alternativa é pegar a Rua Carlos de Campos em direção à ESALQ, virar à esquerda na Barão de Piracicamirim (defronte à nossa praça de esportes, dupla mão), virar à direita na São João (cuidado: dupla mão) e entrar pelo portão principal. Ou ainda, entrar pelo estacionamento da Praça de Esportes (das 6 às 9h da manhã, há inversão de mão), passe o túnel, Casa do Estudante e adentre pelo portão principal.
Para quem mora entre a Avenida Carlos Botelho e a Torquato da Silva Leitão (avenida do Clube de Campo) e bem próximo dessa, uma opção seria pegar a Rua José Ferraz de Camargo (tem semáforo), cortar a Avenida Centenário indo em direção ao CENA, adentrando-o, e chegar à ESALQ pelo caminho interno.
Alerta: O transito é considerado um dos fatores mais estressantes nos dias de hoje. Se tem provas às 8h, programe-se para sair com bastante antecedência de sua moradia, pois ficará estressado e apressado no trânsito, dificultando a concentração e seu desempenho acadêmico em sala de aula.
Verifique se a prova for às 14h se não é mais interessante permanecer na ESALQ, almoçar ou tomar um lanche no Campus e ficar mentalmente concentrado para a prova, chegando antes à sala de aula, evitando estresses, mau humor, destemperos e atrasos.