160 likes | 793 Views
DEC Á LOGO PARA A HARMONIA CONJUGAL. Lauro F. Carvalho. 1. Evitar a possessividade, tanto quanto a indiferença. Certidão de casamento não é escritura de propriedade. Respeitar, pois, os gostos e os valores do cônjuge.
E N D
DECÁLOGO PARA A HARMONIA CONJUGAL Lauro F. Carvalho. 1. Evitar a possessividade, tanto quanto a indiferença. Certidão de casamento não é escritura de propriedade. Respeitar, pois, os gostos e os valores do cônjuge. 2. Não esquecer o valor do elogio. A vida em comum, muitas vezes, nos leva ao engano de nos julgarmos dispensados da educação e da gentileza em família.
3. Evitar falar aos gritos. Nunca conversar à distância, o que obriga a falar gritado ou não ser devidamente ouvido. 4. Usar sempre as palavras mágicas: por favor – você tem razão - oh, que bom! – lembra-se quando você disse...?
5. Não desconsiderar a importância de uma boa orientação sexual. Procurar boas fontes de informação: livros, conversações e especialistas, quando julgue necessário. 6. Zelar pela boa reputação um do outro. Evitar falar mal do cônjuge com os amigos e parentes. Usar o apoio de um ombro amigo, se necessário, com eficiência, de raro em raro, mas, afora isso, procurar passar sempre uma boa imagem do seu parceiro de vida.
7. Brigar com elegância. Casal que não tem rusgas é praticamente impossível, neste plano provacional. Mas, até no atrito, não se pode abrir mão da dignidade e do autocontrole. 8. Procurar cultivar interesses em comum. Havendo algo que ambos sentem prazer em fazer juntos, seja no trabalho, no lazer ou na religião, fica mais fácil aceitar os entretenimentos e hábitos que são só do outro.
9. Usar criteriosamente os dois mais poderosos recursos da paz conjugal: a palavra e o silêncio. Muitos perdem por não saberem conversar, ponderar sensatamente, e outros, por não saberem silenciar na hora da irritação. 10. Praticar sempre o culto semanal do evangelho no lar. Família que ora unida permanece unida.