1 / 21

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom. Massa atrai massa . E a força que faz com que uma maçã caia do pé, em direção ao chão, é a mesma que mantém a Lua em sua órbita ao redor da Terra. Quanto vale a força da gravidade? G – constante da gravitação universal: 6,67.10 -11 m²/kg²

shel
Download Presentation

GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom

  2. Massa atrai massa. E a força que faz com que uma maçã caia do pé, em direção ao chão, é a mesma que mantém a Lua em sua órbita ao redor da Terra.

  3. Quanto vale a força da gravidade? G – constante da gravitação universal: 6,67.10-11 m²/kg² No caso da maçã sendo atraída pela Terra: A aceleração não depende da massa da maçã!!!!

  4. Pela 3ª Lei de Newton, a força com que a maçã atrai a Terra tem o mesmo valor da força com que a Terra atrai a maçã!!! No entanto, de acordo com a 2ª Lei de Newton, a maçã é quem cai em direção à Terra e não o contrário, pois a massa da maçã é desprezível ante a massa da Terra.

  5. E a Lua? Vamos ver detalhadamente, em breve, que a força sobre os corpos que descrevem trajetórias circulares é dita Força Centrípeta (adjetivo) e a expressão dessa força é: Quando a Fc é devida a uma interação gravitacional, temos: Novamente as massas se cancelam, daí concluímos que a velocidade orbital da Lua não depende de sua massa!!!

  6. Vamos calcular g? massa da Terra = 5,9742 × 1024 kg raio da Terra = 6 378,1 km

  7. A respeito do planeta Júpiter e de um de seus satélites, Io, foram feitas as afirmações: I. Sobre esses corpos celestes, de grandes massas, predominam as forças gravitacionais. II. É a força de Júpiter em Io que o mantém em órbita em torno do planeta. III. A força que Júpiter exerce em Io tem maior intensidade que a força exercida por Io em Júpiter. Deve-se concluir que somente a) I é correta. b) II é correta. c) III é correta. d) I e II são corretas. e) II e III são corretas.

  8. A força de atração gravitacional entre duas partículas depende de suas massase da distância que as separa. Seja F a atração entre duas partículas. Sedobrarmos a massa de uma delas e reduzirmos a distância entre elas àmetade, a nova atração gravitacional valerá • a) F • b) 2F • c) 4F • d) 6F • e) 8F

  9. Um satélite artificial, de 800 kg de massa, está em órbita em torno da Terra auma altura igual a três vezes o raio da Terra. Considerando-se a aceleração dagravidade na superfície da Terra igual a 10 m/s2, o peso do satélite, quandoem órbita, é • a) 100 N • b) 200 N • c) 300 N • d) 400 N • e) 500 N

  10. Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos principais: PERÍODO (T): tempo gasto para o móvel descrever uma volta completa! FREQUÊNCIA (f): número de voltas completas executadas pelo móvel na unidade de tempo:

  11. MCU Relembrando as propriedades da circunferência: Raio (R): distância entre o centro e a borda Diâmetro (D): o dobro do raio = 2.R Comprimento (c): 2.π.R

  12. MCU: a trajetória descrita é circular Deslocamento angular (Δφ) Unidades: sempre em radianos! Movimento circular UNIFORME é aquele e que o móvel varre ângulos iguais em tempos iguais.

  13. MCU – trajetória circular Velocidade angular (ω) - rapidez com que os ângulos são percorridos Se Δφ=2.π, então Δt=T, logo: E já que frequência e período são um o inverso do outro, também vale:

  14. MCU – trajetória circular Velocidade escalar (v) - igual a velocidade do MRU Ou Comparando-se ω e v, vem o seguinte:

  15. Embora o valor da velocidade no MCU não varie, sua orientação muda em cada ponto da trajetória e se a velocidade varia, significa que há aceleração. Essa aceleração é dita CENTRÍPETA, pois aponta sempre para o centro da trajetória.

  16. Força Centrípeta: A Força Centrípeta corresponde à resultante das forças que atuam na direção do centro da trajetória.

  17. Duas moedas giram com o prato de um toca-discos. Representando por v a velocidade linear e por ω a velocidade angular, e sendo R2 = 2R1, é correto afirmar que: a) v1 = v2 b) ω1 = ω2 c) v1 = 2v2 d)ω2 = 2ω1

  18. A velocidade atingida no ponto mais alto de um loop de 5m de raio em uma montanha-russa é de 10 m/s. Considere, neste ponto, dois passageiros, cujas massas valem 50 kg e 80 kg. Calcule a) os valores das forças resultantes exercidas sobre eles; b) as forças que os assentos exercem sobre os passageiros (NORMAL); c) Qual deve ser a velocidade mínima do carrinho, neste ponto, para que os passageiros não percam o contato com os assentos?

More Related