170 likes | 300 Views
INVENTÁRIO DA COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RAROS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - ICICT - FIOCRUZ. INVENTÁRIO DA COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RAROS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - ICICT - FIOCRUZ. Eliane Monteiro de Santana Dias Ivete Maria da Silva
E N D
INVENTÁRIO DA COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RAROS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - ICICT - FIOCRUZ
INVENTÁRIO DA COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RAROS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - ICICT - FIOCRUZ Eliane Monteiro de Santana Dias Ivete Maria da Silva Jeorgina Gentil Rodrigues
A COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS A Biblioteca de Ciências Biomédicas reune um acervo de aproximadamente 1,5 milhão de volumes, dos quais 100 mil volumes são considerados como raros e especiais, possuindo uma coleção de 601 títulos de periódicos científicos nacionais e estrangeiros de reconhecido valor científico e histórico. Memorias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio e Janeiro, t.1, 1909.
OBJETIVO GERAL • O inventário da coleção de periódicos científicos raros da Seção de Obras Raras A. Overmeer da Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS • Encontra-se nesta coleção, títulos fundamentais para o processo de constituição e de consolidação da imprensa científica e cultural no Brasil. Annaes da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Rio e Janeiro, t.1, 1885-86.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS • Revista do Instituto Histórico e Geográfico(Rio de Janeiro, 1839-1929) • Gazeta Médica da Bahia (Bahia, 1876-1972); • Brasil-Médico (Rio de Janeiro, 1877-1971); • A Tribuna Médica (Rio de Janeiro, 1899-1972); • Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, desde 1909).
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS • Em relação aos periódicos estrangeiros, alguns títulos ainda correntes, destacam-se: Annalen der Physik. Leipzig, Bd. 62, 1920.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS • Annales de Chimie et de Physique (Paris, 1789-1913), Annalen der Physick, (Leipzig, 1790-1983), Journal D’Hygiene (Paris, 1910-1913), Proceedings of the Royal Society of London (Londres, 1800-1969), Lancet (Londres, desde 1823); American Journal of Medicine Science, (Philadelphia, desde de 1891); Zoological Record (Londres, desde 1864);
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS • Nature (Paris, desde 1892); Science (Washington, desde 1900); New England Journal of Medicine(Boston, desde 1909); British Medical Journal (Londres, desde 1889); Journal of Experimental Medicine (New York, desde 1896).
Mapeamento dos títulos de periódicos localizados na Seção de Obras Raras Levantamento in loco dos títulos de modo a conferir a localização nos boxes, estantes e prateleiras, também, a verificação do tamanho das coleções, em centímetros METODOLOGIA
Pesquisa e conferência dos títulos na base de dados Acervos Bibliográficos da Fiocruz e no Catálogo Coletivo Nacional (CCN) e em fontes de pesquisa consagradas Processo minucioso de busca dos títulos nas fontes secundárias bibliográficas (impressas e on line). METODOLOGIA
Planilhamento Concluída a etapa de levantamento dos títulos, abrem-se os registros bibliográficos (planilhas) dos títulos e incluem-se os fascículos para posterior inserção na Base de dados Acervos Bibliográficos METODOLOGIA
METODOLOGIA • Reorganização da disposição dos títulos nas estantes conforme sua ordenação alfabética e remanejamento de títulos para o prédio da Biblioteca de Ciências Biomédicas, Pavilhão Haity Moussatché, visando completar as coleções. Entomologist. Londres, v.33, n.442, 1900.
RESULTADOS PARCIAS • Mapeamento de 376 títulos, num universo de 601 títulos de periódicos científicos raros; • Remanejamento de 22 títulos de periódicos científicos raros, visando completar os títulos que se encontram armazenados no acervo retrospectivo da Biblioteca de Ciências Biomédicas, Pavilhão Haity Moussatché.
CONSIDERAÇÕES FINAIS De sua origem até hoje a importância dos periódicos é primordial. A relevância dessas publicações dá-se para o cientista ao divulgar o conhecimento originado de suas atividades de pesquisas, assim como para o historiador, que tem nas publicações periódicas, documentos valiosos, que revelam preocupações, pensamentos e opiniões de determinadas épocas a respeito de acontecimentos e personagens. Origem da “Mesa das quartas-feiras”
CONSIDERAÇÕES FINAIS • Na atual sociedade globalizada e competitiva, o usuário da informação tem necessidade de respostas rápidas e eficientes, tendo em vista a importância cada vez maior da tecnologia da informação no atual ambiente da comunicação científica. A Biblioteca de Ciências Biomédicas configura-se como uma ponte entre o passado e o futuro através do seu acervo de periódicos científicos, não apenas como memória técnica-científica, mas como um verdadeiro Centro de Informação. Detalhe de ilustração de: Lancet. Londres, v.1 , 1895.