1 / 16

SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo

SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo. Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica.

solada
Download Presentation

SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica

  2. Em 1833, em Paris, um grupo de sete jovens universitários, entre os quais Frederico Ozanam, funda a primeira Conferência da Caridade. S. Vicente de Paulo será o seu patrono e modelo no serviço directo dos pobres. • Em 1859, em Lisboa, é fundada a primeira Conferência Vicentina em Portugal • Grupos semelhantes espalham-se rapidamente por todo o mundo, com a finalidade de visitar e assistir, por amor de Deus e do Próximo, os que se encontram em situação de necessidade.  Onde tudo começou…

  3. Testemunhar a Fé em obras, através de uma Acção Social pessoal veiculada pela visita domiciliária, em espírito de Justiça e Caridade. • Amar e servir a Deus, amando e servindo directamente os pobres. O seu objectivo…

  4. A REGRA VICENTINAPRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA SSVP

  5. I - A SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO 1. A Sociedade de S. Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos fundada em Paris, em 1833, por Frederico Ozanam e seus companheiros. Posta sob o patrocínio de S. Vicente de Paulo, inspira-se no seu pensamento e na sua obra, esforçando-se por avaliar aqueles que sofrem, em espírito de justiça e de caridade e por um compromisso pessoal. 2. Fiel aos seus fundadores, tem a preocupação constante de se renovar e de se adaptar às condições mutáveis do mundo. 3. De carácter católico, está aberta àqueles que querem vicer a sua fé no amor e no serviço dos seus irmãos. Em alguns países, as circunstâncias podem levá-la a acolher cristãos de outras confissões (religiões) que adiram aos seus princípios. 4. Nenhuma obra de caridade é estranha à Sociedade. A sua acção compreende todas as formas de ajuda por meio de um contacto pessoal, para alívio do sofrimento e promoção da dignidade e da integridade do homem. A Sociedade procura não só aliviar a miséria, mas também descobrir e solucionar as suas causas. A sua ajuda visa todos os homens, sem distinção de religião, opinião, cor, origem e casta. 5. Os membros da Sociedade estão unidos entre si por um mesmo espírito de pobreza e de partilha. Formam no mundo, em conjunto com aqueles que são ajudados, uma única e mesma família.

  6. II - A ESPIRITUALIDADE VICENTINA  Os vicentino, pela oração, pela meditação da Escritura, e pela fidelidade ao ensinamento da Igreja, esforçam-se por ser testemunhas do amor de Cristo nas suas relações com os mais desfavorecidos, nos diversos aspectos da vida quotidiana. • III - A POBREZA E O VICENTINO  «Pobres, sempre os haveis de ter convosco» (Mat. 26, 11). O Vicentino está ao serviço dos Pobres. Não julga, está disponível. • IV - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO 1. Os vicentinos organizam-se em grupos tradicionalmente chamados «conferências» 2. As conferências estão unidas entre si por Conselhos a nível regional, nacional e mundial. 3. O sinal de unidade da Sociedade é a agregação das conferências e a instituição dos Conselhos, pronunciadas pelo Conselho Geral (Mundial). • V - REUNIÕES DAS CONFERÊNCIAS  1. As reuniões decorrem num espírito de fraternidade, de simplicidade e de alegria cristã. 2. Permitem a partilha das experiências de cada um e dos problemas encontrados, com vista a alcançar a maneira de oferecer um melhor serviço. 3. Este serviço de caridade insere-se na vida da Igreja e solicita a participação - o mais frequente possível - de um membro do Clero. 

  7. O VICENTINO “COM HUMILDADE E ESPÍRITO DE POBREZA, JUVENTUDE E ALEGRIA; CRIATIVIDADE, DINAMISMO E OUSADIA CENTRANDO A SUA ACÇÃO NA TRADICIONAL VISITA DOMICILIÁRIA, NUNCA ESQUECENDO QUE A SEU LADO PODE ESTAR O "SEU PRÓXIMO" (AQUELE QUE MAIS PRECISA DE NÓS).” DETECTA e serve diretamente as várias situações de pobreza, vivendo uma espiritualidade Cristã, à maneira de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam. VIVE o Evangelho através de uma aspiração de vida mais evangélica. OFERECE um testemunho de fé, mais por obras que por palavras em todo o contacto pessoal, numa mútua santificação. REVELA Cristo. O Cristo que serviu e amou a todos, principalmente os mais pobres. COMPROMETE-SE a cumprir a Regra da S.S.V.P., que define a vocação e missão de Sociedade de São Vicente de Paulo.

  8. Um pouco de boa vontade e de consciência Cristã; • Algum tempo para uma reunião semanal ou quinzenal, onde uma pequena oração e a meditação tornam a Conferência numa escola de Formação Cristã; • A reunião assegura eficiência e perseverança no trabalho vicentino e une os membros da Sociedade num laço de amizade e de partilha; • Muito amor na visita a pessoas que sofrem, para estabelecer com elas um contacto directo e pessoal, levando-lhes um testemunho de Fé, Caridade e Esperança; • A visita ao necessitado dá à acção vicentina essa dimensão pessoal e directa. O que se pede ao Vicentino…

  9. A acção vicentina tanto pode ser exercida: Mas a todo o tempo e em todo o lugar o vicentino procura dar testemunho da sua fé cristã, traduzida em obras. • A Sociedade mantém e dirige Lares, Casas de Trabalho, Centros de Dia, Casas de Idosos, Salas de Estudo, Jardins de Infância, Colónias de Férias para crianças e/ou idosos, Dispensários, Roupeiros, etc. no domicílio do necessitado no hospital na prisão ou em outro local de internamento. O que faz…

  10. Presente em 138 Países, estima-se que haja 900.000 Vicentinos, distribuídos por 47000 Conferências. • Em Portugal, o número de Vicentinos é cerca de 11.000, distribuídos por 900 Conferências. A SSVP presta, em média anual, assistência a 28500 famílias, 94000 pessoas. • Distribui livros, medicamentos, géneros alimentícios, material diverso; ajuda à construção de alojamentos; apoio à busca de colocações; assegura uma presença de solidariedade humana. Alguns Números e Factos

  11. Não há problemas que estejam fora do âmbito da Sociedade. • O contacto pessoal dos Vicentinos – na visita – é a característica da acção vicentina que se estende aos mais variados sectores:   - Marginalidade e desajustamento social; - Carências Económicas;   - Solidão dos Idosos; - Álcool e droga;   - Desamparo das crianças; - Falta de Cultura. O que faz… - Doença ou diminuição mental física; - Problemas familiares e Sociais;

  12. É fácil aderir à SSVP. Não são exigidas qualificações especiais, basta o desejo de te unires a outros, para ajudar os necessitados em espírito de amor cristão. A Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica espera por ti e pela tua ajuda! Esperamos nós e espera o Senhor! Queremos formar um novo grupo de Jovens Vicentinos!

  13. "Sou Cristão, mas como provo a minha fé? Se eu pudesse ajudar... Como o posso fazer? • Se disseste estas palavras, és um Cristão consciente a quem o Senhor inspira e chama para uma vocação cristã de caridade directa que pode ser a vocação vicentina. Dirigimos-te um convite que responde à tua Vocação Cristã! Aparece no dia 13 de Abril de 2013 das 10h00 às 12h00 na paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica! Contacta o coordenador: Orlando Mendes (910676653 ou 969250479) Um Convite…

  14. “Alegro-me por ter nascido numa época em que há muitas coisas difíceis para fazer.” • FrédericOzanam

More Related