280 likes | 680 Views
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. Muitos vieram da igreja Metodista, inclusive Ellen White. Com ela veio também o plano das reuniões em pequenos grupos nos lares. .
E N D
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. • Muitos vieram da igreja Metodista, inclusive Ellen White. • Com ela veio também o plano das reuniões em pequenos grupos nos lares.
No fim do século XVIII e início do século XIX John Wesley e George Whitefield foram usados por Deus para encabeçar um reavivamento espiritual em toda a Inglaterra.
Wesley dividiu as pessoas em grupos de 12 que começaram a se reunir na casa de um dos membros e começaram a discutir seus problemas pessoais para edificação mútua. • Em toda a Inglaterra, o crescimento espiritual dos membros daqueles pequenos grupos foi fenomenal.
Ellen White, em sua juventude, se envolveu com o movimento milerita quando freqüentava a Igreja Metodista. E de lá, trouxe muitas idéias para a Igreja Adventista. • Cedo em sua experiência, ela reconheceu os benefícios espirituais do ministério dos pequenos grupos.
Ellen White escreveu a respeito da importância dos pequenos grupos:
“Pregai menos, e educai mais, mediante estudos bíblicos, e orações feitas nas famílias e pequenos grupos. A todos quantos estão trabalhando com Cristo, desejo dizer: Sempre que vos for possível ter acesso ao povo em seu lar, aproveitai a oportunidade.” Obreiros Evangélicos, 193.
“A apresentação de Cristo em família, no lar e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus, do que sermões feitos ao ar livre, às multidões em movimento, ou mesmo em salões e igrejas.” Obreiros Evangélicos, 193.
“Que pequenos grupos se reúnam ao anoitecer ou de manhã cedo para estudar a Bíblia por si mesmos. Tenham um período de oração a fim de que sejam fortalecidos, iluminados e santificados pelo Espírito Santo.” E recebereis poder, 149.
De 1891 a 1900 Ellen White mudou-se para a Austrália, lá estava ocorrendo um grande reavivamento de pequenos grupos. • Esta foi uma oportunidade que Deus lhe deu para reforçar o poder espiritual do ministério dos pequenos grupos.
“A formação de pequenos grupos, como uma base de esforço cristão, é um plano que tem sido apresentado diante de mim por Aquele que não pode errar. • Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes.” Evangelismo, 115.
“Em visões da noite passaram perante mim representações de um grande movimento reformatório entre o povo de Deus.” TS, Vol. III, 345.
“Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus.” TS, Vol. III, 345.
“Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial.” TS, Vol. III, 345.
Alguns conselhos de Ellen White mencionados nas citações que apresentadas:
1. Deus lhe disse que as igrejas deveriam formar pequenos grupos. 2. Pequenos grupos geralmente se reuniriam nos lares. 3. Deveriam reunir-se à tarde ou pela manhã, o que fosse mais conveniente. 4. O propósito da reunião seria ministrar aos “membros batizados da igreja”; para “alcançar almas para Jesus”; para ministrar aos “incrédulos”.
5. O programa destas reuniões consistia em: • “Estudar a Bíblia” e “apresentar Cristo”. • “Oração”. • “Aproximar-se das pessoas”, promovendo relacionamentos. • “Testemunhar”.
Temos muitos métodos de evangelização. • Alguns já utilizados há muito tempo, outros só mais recentemente e alguns ainda são experimentais. • Na maioria deles os pequenos grupos podem desempenhar um papel importante.
“Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo.” Serviço Cristão, pág. 119.