1 / 34

Comunicações Móveis

Comunicações Móveis. Elementos básicos: Células de transmissão. Setores e antenas Aula 03 Prof. Diovani Milhorim. Setores e antenas. Setores

sutton
Download Presentation

Comunicações Móveis

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comunicações Móveis Elementos básicos: Células de transmissão. Setores e antenas Aula 03 Prof. Diovani Milhorim

  2. Setores e antenas Setores Frequentemente as células são dividas em setores o que as torna mais eficientes pois permite maior reutilização de freguencia , ou seja, maior número de chamadas em simultâneo. Cada setor é coberto por uma antena, que irradia para dentro dentro da célula. Tudo depende da posição da antena em relação à célula.

  3. Setores e antenas Setores A figura abaixo representa a posição da antena em relação à célula. Os pontos representam as antenas que cobrem as células • No meio de 3 células • No meio de 2 células • No centro da célula

  4. Setores e antenas Setores Podemo ver na figura abaixo uma torre com 3 antenas em disposição de 120º .

  5. Setores e antenas Setores Embora possamos imaginar a célula com sua antena no centro, na prática seu formato é o da figura tracejada abaixo: Neste caso as antenas que cobrem as células se encontram no canto e não no centro.

  6. O que é uma antena • É um dispositivo ,geralmente metálico ,que emite e/ou recebe ondas eletromagnéticas. • Tem o objetivo de fazer a transição entre a propagação guiada ( guia de onda ou cabo coaxial,linha de transmissão)e a propagação no espaço livre

  7. Equações de Maxwell • Todos os fenômenos eletromagnéticos regem-se pelas equações de Maxwell e pela equação da continuidade. • Não existe campo E sem campo H e vice-versa

  8. Parâmetros fundamentais das antenas • Relação do campo E e campo H

  9. Setores e antenas Propagação no espaço livre • Irradiação para um meio ilimitado: • Para os cálculos de dimensionamento de sistemas irradiantes, um fator de extrema importância está correlacionado com as características da antena irradiante. Nestas, temos o diagrama de irradiação, o ganho, a diretividade, o angulo de abertura de feixe , largura de faixa, eficiência de irradiação, etc.

  10. Setores e antenas Propagação no espaço livre • Irradiação para um meio ilimitado: • Como referência, utiliza-se a antena isotrópica, que nada mais é do que um irradiador hipotético capaz de irradiar igualmente em todas as direções. Tomando como base o sistema de coordenadas esféricas, com o elemento irradiador situado em sua origem, a quantidade de potência por unidade de superfície só dependeria do raio da esfera.

  11. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: .

  12. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: Sendo P a potência irradiada pela antena isotrópica, a densidade de potência medida a uma distância r da fonte será: Ou seja, em um ambiente desobstruído e sem perdas, a densidade de potência da onda eletromagnética será inversamente proporcional ao quadrado da distância.

  13. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: • Antenas reais possuem direções preferenciais, onde se tem maior densidade de potência irradiada e, ao mesmo tempo, as demais direções assumirão valores menores ou nulos. • Para um irradiador real, a densidade de potência se dá na forma: Onde f é uma função espacial que descreve a distribuição de potência.

  14. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: A representação desta função em gráficos tridimensionais ou em planos especificados define o diagrama de irradiação da antena. A razão entre a densidade máxima de potência e a densidade média irradiada(antena isotrópica) determina a diretividade da antena: A diretividade indica que, ao irradiar a mesma potência, a antena (b) produzirá uma amplitude maior de campo elétrico no destino.

  15. Antenas

  16. Parâmetros fundamentais das antenas Antena Direcional • É uma antenaque tem a propriedade de radiar ou receber ondas eletromagnéticas mais eficientemente em algumas direções . Na figura ao lado temos diagrama de radiação de uma antena que é direcional em um plano perpendicular a xy e não direcional no xy

  17. Parâmetros fundamentais das antenas Lóbulos do diagrama de radiação • Um lóbulo de radiação é uma parte do diagrama de radiação delimitado por regiões de relativa baixa intensidade de radiação • Os lóbulos podem ser classificados como maior ou principal ,laterais ou traseiros .

  18. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: • Para antenas reais, também temos que considerar as perdas por calor oriundas do consumo de parte da potência de irradiação pela antena. Sendo assim, a densidade real de potência irradiada será ligeiramente inferior do que o valor esperado. • A relação entre o valor real e o valor esperado, para a densidade de potência, é denominado eficiência de irradiação da antena. Ao dividirmos esta densidade máxima pela densidade média, obtemos o ganho desta antena em relação a antena isotrópica:

  19. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: Substituindo o valor de S0 na equação, temos: Com isto concluímos que uma antena com ganho G0 e irradiando uma potência P produz a mesma densidade de potência que uma antena isotrópica irradiando uma potência de G0P. O produto G0P também é conhecido como potênciaequivalente irradiada isotropicamente(EIRP), ou seja:

  20. Setores e antenas Irradiação para um meio ilimitado: Uma vez que o ganho para antenas é calculado em relação a antena isotrópica, utilizamos a unidade dBi para representação do ganho.

  21. Parâmetros fundamentais das antenas Largura de banda • Banda de freqüência na qual uma determinada característica da antena permanece dentro de uma gama desejada . • A impedância de entrada,que varia com a freqüência ,é o parâmetro que é normalmente usado para definir a largura de banda

  22. Parâmetros fundamentais das antenas • Relação frente-costas-(RFC) (Front-to-Back)

  23. Parâmetros fundamentais das antenas Ruído Uma antena é uma fonte de ruído no sistema • Ruído interno é o ruído criado pela própria antena • Ruído externo é o ruído captado pela antena e que depende do ganho da antena na direção do ruído.

  24. Tipos de Antenas • DIPOLO MEIA ONDA Uma das antenas mais usadas na prática é o dipolo de meia onda ,que consiste em dois segmentos metálicos alinhados com comprimento total igual a

  25. DIPOLO MEIA ONDA

  26. DIPOLO MEIA ONDA

  27. Tipos de Antenas

  28. Yagi

  29. Painel Setorial

  30. Painel setorial de 4 dipolos na vertical

  31. Omnidirecionais

  32. Omnidirecional com 6 dipolos

  33. Log-periódicas

  34. Helicoidal

More Related