290 likes | 354 Views
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36). Que venhamos a reconhecer que o reino do céu é uma realidade presente tanto quanto uma esperança futura.
E N D
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).
Que venhamos a reconhecer que o reino do céu é uma realidade presente tanto quanto uma esperança futura. • Que sintamos o desejo de experimentar diariamente a compaixão de Deus. • Levar-nos a nos comprometer em compartilhar com outros a mensagem do reino de Deus.
Os milagres realizados por Cristo evidenciaram claramente, que Ele era o Messias verdadeiro. Ele veio a esse mundo para buscar e salvar o perdido, mostrando através de sua vida e obras, que o reino de Deus, cheio de amor e compaixão, livre de pecado e sofrimento, pode ser uma realidade ao alcance de todos os seus fiéis seguidores, tanto no futuro, como no tempo presente.
MEDITE E RESPONDA:“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas Sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4;23).
PERGUNTA: Em seu ministério terrestre, Jesus ensinou, pregou e curou. O que foi significativo na cura do leproso após o sermão do monte e como reagiram os discípulos quando Jesus acalmou a tempestade?
A lepra, doença contagiosa, símbolo do pecado, cuja raça humana foi infectada. Somente um milagre de Cristo podia trazer a cura. • Jesus tocou o leproso, mediante o toque do amor de Cristo, a lepra desapareceu. Esse milagre de Jesus indica que existe esperança para o ser humano pecador.
“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Is 1:18). • Após Cristo ter acalmado a tempestade, os discípulos exclamaram: Quem é esse que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mt 8:27)
A exclamação dos discípulos representa a falta de conhecimento e rebeldia do povo de Deus. “Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Is 1:3). • E nós? Estamos agindo como um fiel povo de Deus, que temos uma missão a cumprir no tempo do fim?
PERGUNTA: De todos os milagres extraordinários que Jesus realizou, relatados na Bíblia, qual deles você destacaria como o mais maravilhoso? Ele prometeu que seus seguidores fariam coisas maiores do que Ele realizou. O que significa esse desafio para nós?
A Bíblia diz que em Genezaré trouxeram todos os enfermos até Jesus, e com um simples toque na orla de suas vestes e eles ficavam curados. Era o toque da fé e a demonstração do poder do amor de nosso Salvador (Mt 14:34-36).
Em resposta a João Batista se Ele era o Messias, Jesus respondeu: “Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mt 11:05).
Jesus destacou que o evangelho estava sendo pregado juntamente com os milagres que Ele realizava, indicando que as boas-novas representam o mais maravilhoso de todos os milagres, pois tem a ver com a salvação eterna de cada ser humano.
Como povo escolhido de Deus, temos hoje uma missão global, precisamos alcançar, através de nosso testemunho, todo o mundo, com as boas novas do evangelho.
PERGUNTA: O que motivava e impulsionava o ministério de Cristo Jesus, e que serve de exemplo e motivação para nosso trabalho em prol dos seres humano necessitados?
Amor e compaixão pelas pessoas as quais Ele veio buscar e salvar. • “Vendo as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:35-36).
“Hoje existem as mesmas necessidades. O mundo carece de obreiros que trabalhem, motivados pelo amor, como Cristo fazia pelos aflitos e pecadores” (EGW, Beneficência Social, p. 54).
MEDITE E RESPONDA: O ministério de Cristo Jesus, cumpriu claramente as profecias e estabeleceu o amanhecer de uma era Messiânica. Como seu ministério se relacionou com as profecias messiânicas?
Jesus não buscava elogios e reconhecimento pessoal, mas viver em função de ajudar o pobre e necessitado, aqueles a quem viera salvar. • As palavras, as ações, os milagres de Jesus, demonstraram o cabal cumprimento das profecias Messiânicas.
“Para que se cumprisse o que fora dito pelo Profeta Isaías. Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças” (Mt 8:17 citando Isaías 53;4). • Como mensageiros do Senhor, precisamos anunciar ao mundo a breve volta de Jesus e o raiar de um novo dia para todos os seres humanos (Jo 14:1-3).
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas do pecado para sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).
PERGUNTA: Qual o paralelo entre o ministério de Jesus, seu sacerdócio e a restauração final do mundo de pecado e a redenção de todos os seres humanos que aceitaram seu sacrifício de amor na cruz do calvário?
Em seu ministério terrestre, Jesus ressuscitou pessoas, muito embora elas viessem a morrer novamente, são um símbolo da restauração final, quando: “Deus limpará dos olhos toda a lágrima e a morte não mais existirá”... (Ap 21:4)
Na vida e ministério de Cristo, aprendemos que o reino de Deus é uma realidade tanto presente como futura, quando Jesus se manifestar e restaurar todas as coisas ao seu estado original.
Jesus veio a esse mundo estabelecer o reino da graça e chamar pecadores ao arrependimento, preparando-os para fazerem parte do reino da gloria que muito em breve Ele virá estabelecer. • Devemos ter o mesmo sentimento de Cristo Jesus, que veio a esse mundo “não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20:28).
“Se o povo de Deus se santificar pela obediência aos seus preceitos, o Senhor operará maravilhas em seu meio. Revigorará as pessoas humildes e contritas, tornando puro e santo seu caráter” (EGW, Manuscrito 128, 1897).
A mesma mensagem que Josué disse ao povo de Deus no passado, é nos apresentada pelo Senhor nos dias de hoje: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5). • “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso pai que está nos céus” (Mt 5:16).