400 likes | 1.23k Views
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA. GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para as questões médicas do envelhecimento que se ocupa do estudo das doenças , dos distúrbios provocados em idosos e seu tratamento.
E N D
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para as questões médicas do envelhecimento que se ocupa do estudo das doenças , dos distúrbios provocados em idosos e seu tratamento.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERIATRIA • Geriatria é o ramo da medicina que se dedica ao idoso, • ocupando-se não só da prevenção, do diagnostico e do tratamento das suas doenças agudas e crônicas, mas também da sua recuperação funcional e reinserção na sociedade.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERONTOLOGIA: Ciência que estuda o envelhecimento como processo de seus aspectos biopsicosociais, de forma a tentar manter um nível ótimo de vida e de funcionamento, levando a vida a ser mais significativa, com qualidade e novas expectativas.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA ENVELHECIMENTO Fenômeno comum do processo de vida que, assim como a infância, adolescência e a maturidade, é marcada por mudanças biopsicosociais específicas, associadas a passagem do tempo.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE Etapa da vida que segue a maturidade e que apresenta efeitos específicos sobre o organismo do homem, em razão do passar dos anos.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE CRONOLÓGICA • 60 anos para países em desenvolvimento (OMS) - 65 anos de idade em países desenvolvidos
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE SOCIOLÓGICA É a velhice imposta pela sociedade, varia com o quadro cultural, condições de vida e trabalho.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE BIOLÓGICA É um processo contínuo durante a vida, onde há modificações morfológicas e fisiológicas
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE PSICOLÓGICA É a velhice compatível com as capacidades intelectuais da pessoa
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA SENESCÊNCIA Processo de envelhecimento (normal) que resulta do somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento.
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA SENILIDADE Define uma velhice patológica caracterizada por disfunções orgânicas, modificações somáticas, limitações, debilitação psíquica e enfraquecimento cerebral
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA EUGERIA Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento, ou envelhecimento primário
CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA PATOGERIA Alterações provocadas por doenças no idoso, ou envelhecimento secundário
Não importa a idade Terceira idade, idade da sabedoria e da experiência!Vida que merece ser vivida, Não importa a idade.Terceira idade, vida que merece ser bem vivida, curtida.Vida que merece respeito, carinho e atençãoDe todos que um dia, também lá, chegarão.Vida que exige família, renda, saúde e educação.Moradia, ocupação e diversão.Com Deus sempre presente em cada coraçãoPara que a vida seja vivida com dignidade e satisfação.Terceira idade, por que não aceitá-la?Por que não enfrentá-la?Por que deixá-la passar se cada estação da vidaTem o seu perfume, o seu encantoE a sua luz que faz a vida brilhar?É preciso ter sempre consigo a esperançaE a vontade de lutarPelo direito à vida, que é sagrado, mas que é necessário conquistar.Terceira idade, vida que merece respeito, carinho e atençãoDe todos que um dia, também lá, chegarão.
Precisamos, pois, sensibilizar com mais fervorFamília, poderes públicos e sociedade para que entendamQue não basta fazer leis, se na prática, esquecem de aplicar.Que não basta falar de amor, solidariedade e atençãoSe os que estão na terceira idade,Ainda sofrem o peso da discriminação,Do desrespeito e o não reconhecimento do seu valorComo gente, cidadão.Não importa a idade,Cada estação da vida merece ser vivida com dignidadeE satisfação.Terceira idade, caminhemos de mãos dadasEnvolvendo crianças, jovens e adultos,Família, poderes públicos e sociedadeBuscando construir coletivamenteO sonho de uma realidade,Para que a pessoa idosa seja vista como genteE não como um fardo a ser carregado.Seja vista como cidadã que pensa e pode ser útil e competenteSe a sua vida for com dignidade preservada.Terceira idade, vida que merece ser vivida, não importa a idade.Liduina Felipe de Mendonça FernandesMossoró - RN