110 likes | 238 Views
Curso de Segunda Licenciatura em Informática Unidade de Nova Andradina 2011. Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC. Prof. Dr. Dalton P. de Queiroz. Aula 04. CIRCUITOS COMBINACIONAIS. CIRUCITOS COMBINACIONAIS.
E N D
Curso de Segunda Licenciatura em Informática Unidade de Nova Andradina 2011 Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC Prof. Dr. Dalton P. de Queiroz Aula 04
CIRUCITOS COMBINACIONAIS • Executam uma expressão booleana específica através da interligação de várias portas lógicas, sendo que as saídas dependem única e exclusivamente das entradas. • É necessário projetar tais circuitos, pois dificilmente são encontrados já prontos em CI´s comerciais
Aplicações Projeto de circuitos digitais com finalidades específicas, tais como controle de processos físicos quaisquer. Projeto de Circuitos Combinacionais 1º) Determinar todas as variáveis de entrada; 2º) Determinar todas as variáveis de saída; 3º) A partir da combinação das variáveis de entrada, montar a tabela-verdade para cada saída; 4º) Obter, a partir da tabela-verdade, a expressão booleana de cada saída; 5º) Fazer simplificações das expressões de saída (algebricamente ou mapa K) 6º) Implementar, a partir da expressão booleana obtida, o circuito combinacional correspondente. ( ESSES PASSOS SÃO NORTEADORES E NÃO ABSOLUTOS)
Exemplo:Uma escola tem sua diretoria constituída pelos seguintes elementos: Diretor, Vice-Diretor, Secretário e Tesoureiro. Uma vez por mês esta diretoria se reúne para decidir sobre diversos assuntos, sendo que as propostas são aceitas ou não através de votação. Devido ao número de elementos da diretoria ser par, o sistema adotado é o seguinte:Maioria absoluta – a proposta é aceita ou não se no mínimo três elementos são, respectivamente, a favor ou contra;Empate – vence o voto dado pelo diretor.Projetar um circuito que acenda uma lâmpada caso a proposta seja aprovada pela diretoria.
Leitura Recomendada E-book: Tocci -Widmer Sistemas Digitais Capítulo 4 (4.4)