190 likes | 345 Views
Escola Secundária de Caldas das Taipas. Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores. Trabalho elaborado por: Hélder Silva nº5 Hugo Fernandes nº6 12ºL. Discos rígidos e dispositivos ópticos. Introdução.
E N D
Escola Secundária de Caldas das Taipas Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores Trabalho elaborado por: Hélder Silva nº5 Hugo Fernandes nº6 12ºL Discos rígidos e dispositivos ópticos
Introdução • Neste trabalho iremos falar sobre os Discos Rígidos e os Dispositivos Ópticos que os computadores contêm. Vamos falar da sua evolução, das suas caractetisticas
Disco rígido • Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive), é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados do computador. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.
História do disco rígido • O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 sectores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época.
Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control). Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes. Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares americanos, enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais de 100 dólares.
Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine. Os discos rigidos foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral.
Capacidade do disco rígido • A capacidade de um disco rígido actualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 3000 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas, de mais de 3 TB.
Todos os valores acima são aproximações NOTA: Toda a vez que um HD é formatado, uma pequena quantidade de espaço é marcada como utilizada.
Sector de boot • Quando o computador é ligado, o POST (Power-on Self Test), um pequeno programa gravado num chip de memória ROM na placa-mãe, que tem a função de “dar a partida”, tentará inicializar o sistema operacional.
Formatação do disco • Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem. Estas divisões permitem à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados.
Formatação do disco • Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso através do comando Format do DOS. O processo de formatação é quase automático, basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.
COMO PROLONGAR A VIDA DO SEU DISCO RÍGIDO E PROTEGER OS SEUS DADOS • Evite instalar e desinstalar programas mais do que o estritamente necessário • Mantenha afastado o equipamento de fontes que gerem campos magnéticos • Desligue o equipamento sempre através do sistema operativo • Desconecte o equipamento da rede eléctrica quando não estiver em uso
… • Mantenha o seu equipamento afastado de fontes que radiem calor ou frio • Procure que o equipamento funcione na mesma posição na qual se formatou o disco rígido • Instale um Antivírus • Actualize o seu sistema operativo • Instale um Firewall • Realize cópias de segurança
Dispositivos ópticos CD-ROM DVD-ROM Blu Ray
CD • CD-ROM foi desenvolvido em 1985. Os CD-ROM, podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, vídeo e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio normais, só podem interpretar um CD-ROM, caso este contenha áudio. Os CD-ROM com capacidade para 650 megabytes, foram substituídos pelos de 700 megabytes, passando então estes a ser os mais comuns, existindo no entanto, outros formatos superiores.
DVD • Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995. Os chamados DVD de dual-layer (dupla camada) podem armazenar até 8,5 GB. Apesar da capacidade nominal do DVD comum gravável, é possível apenas gravar aproximadamente 4.38 GB de informações.
Blu Ray • Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-rayDisc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É um sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial. A sua capacidade varia de 25 a 50 Gigabytes. O disco Blu-Ray permite gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores.