1 / 16

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : ebd@adsaojose.br

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL. E B D Li ç ão 12 18/12/2011. Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : ebd@adsaojose.com.br MSN : sergiolenz@hotmail.com. Lição 12 18 de Dezembro de 2011

tahlia
Download Presentation

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : ebd@adsaojose.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL E B D Lição 12 18/12/2011 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail: ebd@adsaojose.com.br MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. Lição 12 18 de Dezembro de 2011 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6:14) As Consequências do Jugo Desigual Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O casamento não é um mero contrato social, mas uma instituição divina que tem de ser levada a sério e firmada de acordo com a vontade de Deus.

  3. Esboço da Lição: 1 – O CASAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO 2– O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE NEEMIAS 3 – RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO

  4. I N T R O D U Ç Ã O Veremos nessa lição como o cristão deve encarar o casamento e entender que uniões mistas sempre prejudicaram o povo de Deus. Colocar-se em um jugo desigual não é o objetivo divino para o casamento. Este não é mero contrato social ou subproduto da cultura humana. É antes de tudo uma instituição divina para preservar a moral e as bençãos divinas sobre o homem. Entender isso é entender que o nosso Deus é um Deus amoroso que só quer o bem das criaturas humanas.

  5. … para começar… “Para destruir uma sociedade basta deteriorar o relacionamento familiar” Sérgio Lenz – 04/02/09

  6. O CASAMENTO NO AT 1.1 – A Natureza do Casamento: Fatores que levam a um bom casamento: a. Correta união (homem + mulher + Deus) b. Amor mútuo e pleno do casal. c. Maturidade dos dois. Os atos do coração no namoro, noivado e casamento devem ser presididos pela mente controlada pelo Espírito Santo. d. O casamento deve ser feito "no Senhor". (1Co 7:39) - A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. e. Evitar o "jugo desigual". (2Co 6:14) - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? f. A preparação dos noivos para o casamento, materialmente e psicologicamente.

  7. O CASAMENTO NO AT 1.2 – Casamentos Proibidos: Entre os que erraram podemos citar: esaú Caim salomão Entre diversos outros reis Porquefaríamos, ou permitiríamos que nossosfilhosfizessem o mesmo?

  8. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Segundo a lição, o que é casamento? 2 – Qual a ordenança de Deus aos israelitas após saírem do Egito?

  9. O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE NEEMIAS 2.1 – A Constatação do Erro: • Neemias apenas constatou o óbvio: • No passado, Salomão, entre outros líderes, havia cometido o mesmo erro e pagara um preço alto. • No presente, o desânimo e a indiferença levaram os judeus a repetirem o erro e a semeadura. • No futuro (se houvesse um) a linhagem messiânica ficaria seriamente comprometida se alguma atitude não fosse tomada. • E nós? Qual a preocupação com o futuro da igreja ao observarmos o procedimento de nossos filho?

  10. O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE NEEMIAS 2.2 – As Consequências do Casamento Misto: Podemosapontarcomoconsequências: A perda das referênciasculturais. A perda da identidade espiritual. A aceitação da idolatria. A deterioração moral da sociedade. Enfim, o abandono da vontadedivina.

  11. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – Quais as consequências das famílias judaicas após contraírem uniões mistas?

  12. RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO 3.1 – O Jugo Desigual: Neemias conhecia bem o princípio bíblico/divino da benção: Era preciso colocar, não somente a administração, mas também a casa em ordem… Com mistura entre crentes e ímpios, jamais obtem-se a aprovação divina.

  13. RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO 3.2 – As Consequências do Jugo Desigual:

  14. RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO 3.3 – Uma Recomendação Sempre Atual: Dois cristãos que estão contemplando o casamento devem ter: A mesma disposição mental e o mesmo parecer sobre a natureza do próprio casamento (união de duas pessoas “até que a morte nos separe”). Os papéis de cada um no casamento (maridos como líderes amorosos e esposas como auxiliadoras submissas, assim refletindo o relacionamento de Cristo para com a Igreja). Os propósitos do casamento (companheirismo íntimo e auxílio mútuo, criar crianças santas, e evitar a fornicação). Eles devem, também, e obviamente, ter a mesma disposição mental e o mesmo parecer no que diz respeito à doutrina bíblica, conforme ela está resumida nas confissões Reformadas. Extraído de Artigo: Casamento no Senhor. Rev. Angus Stewart. Tradução: Mateus Mota

  15. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 4 – Como Neemias reagiu aos casamentos mistos dos israelitas? 5 – Você tem pedido a Deus direção para a sua vida sentimental?

  16. CONCLUSÃO Deus instituiu o casamento para ser uma bênção. No entanto precisamos obedecer ao SENHOR, para que as suas promessas se cumpram em nossas vidas. Não podemos esquecer os conselhos bíblicos quanto à vida conjugal. Que a Igreja esteja sempre atenta quanto à preservação dos valores familiares cristãos.

More Related