1 / 20

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. A Eficâcia do Testemunho Cristão. E B D Li ç ão 6 07/08/2011. Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com. Lição 6 07 de Agosto de 2011

hien
Download Presentation

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC A Eficâcia do Testemunho Cristão E B D Lição 6 07/08/2011 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. Lição 6 07 de Agosto de 2011 “[…] e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8) A Eficâcia do Testemunho Cristão Texto Áureo VERDADE PRÁTICA Não fomos chamados apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas também para testemunhar do Salvador a um mundo que jaz no maligno.

  3. Esboço da Lição: 1 – O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA 2– O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 3 – O TESTEMUNHO DO CRENTE

  4. I N T R O D U Ç Ã O Os símbolos sempre receberam destaque especial na Bíblia. Neste domingo veremos dois: Como crentes, é nossa responsabilidade iluminar, dar sabor e preservar o mundo da corrupção.

  5. I - O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA 1.1 – A função de preservar: Desde os primórdios o sal possuia a função de conservação. Sem refrigeração, era o sal que evitava a decomposição dos alimentos. Daí a necessidade do cristão interagir com esse mundo na forma de evitar seu “apodrecimento” moral total!

  6. I - O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA 1.2 – A função de temperar: O equilíbrio é a palavra de ordem. Sal demais: sabor horrível e complicações para a saúde. Sem Sal: sabor indigesto. Sal na medida certa: prazer na degustação.

  7. I - O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA 1.3 – Preservando e temperando o mundo:

  8. I - O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA A idéia fundamental deste texto é a de que o sal deve possuir a propriedade que dele esperamos assim como o crente deve possuir a realidade daquilo que professa.

  9. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Qual a função do “sal”?

  10. II - O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 2.1 – A luz: LEMBREMO-NOS: Ninguém é luz por si! Tem que ser ligado a uma FONTE geradora: Como a lâmpada depende do gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar.

  11. II - O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 2.1 – A luz: • A luz pode ser escondida debaixo da cama - Mc. 4:21: • Naturalmente a cama nos fala de duas coisas: ociosidade (preguiça, ociosidade) e sensualidade; • Essas duas coisas são dois de nossos piores inimigos; • Quando nossa vida fica envolvida com estas coisas não podemos resplandecer apropriadamente; • A luz pode ser escondida debaixo do vaso - Lc. 8:16: • O vaso nos fala das vaidades e cuidados da vida (aparência, exterior); • Muitas vezes estamos mais preocupados com a aparência exterior em detrimento do coração;

  12. II - O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 2.1 – A luz: • A luz pode ser escondida num lugar escondido - Lc.11:33: • O lugar escondido nos fala do medo e da timidez para testemunhar do Senhor; • Nos escondemos e nos ocultamos com medo da rejeição e perseguição(crente secreto);

  13. II - O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 2.2 – O “Pai das luzes”: As grandes criações divinas tem relação com a luz ou com iluminação: SOL – LUA – ESTRELAS – FOGO É por isso, que como nosso Pai, Ele nos orienta a andarmos como “filhos da luz” (Ef 5:8) e como “astros no mundo” (Fp 2:15). Sejamos o presente divino a este mundo em trevas!

  14. II - O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO 2.3 – A manifestação da luz pelas boas obras: É através de nossas boas obras que a sociedade pode ver a luz de Cristo. Não oculte e não ofusque a luz de Cristo em sua vida!

  15. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 2 – O que a “luz” simboliza? 3 – De acordo com a lição, o que significa ser discípulo?

  16. III - O TESTEMUNHO DO CRENTE 3.1 – No campo missionário: Jesus é o modelo, o referencial para todos os que querem servir. “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”.( Lc 22,27) A vida cristã consiste no seguimento de Jesus Cristo, na vivência da diaconia, no amor, na simplicidade, humildade e disponibilidade. “Pois o Filho do homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”(Mt 20,28)

  17. III - O TESTEMUNHO DO CRENTE 3.2 – Em sua comunidade: “...somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio...” (2 Coríntios 5:20 - NVI)

  18. III - O TESTEMUNHO DO CRENTE 3.3 – Na igreja local: Você já se perguntou o que as pessoas dizem a seu respeito e da sua igreja local? CERTO ERRADO

  19. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 4 – Qual deve ser o nosso campo missionário? 5 – Você tem deixado a luz de Cristo brilhar em sua vida?

  20. CONCLUSÃO O sal preserva, dá sabor e equilíbrio à vida. O sal representa o nosso caráter; a luz fala do nosso testemunho. Levemos a sério o ensino de Jesus em relação às metáforas do sal e da luz. Sem perda de tempo, realizemos as boas obras para as quais fomos chamados (Ef 2:10). Não podemos deperdiçar a oportunidade de testemunhar de Cristo, iluminar o mundo e fazer o bem (Tg 4:17).

More Related