1 / 13

NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TE

NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TERRA, DEUSA DE TODAS AS COISAS. ELA SEPAROU O CÉU DA TERRA, E OS MARES, DOS CONTINENTES,. SURGIRAM ALTAS MONTANHAS, . CRESCERAM ÁRVORES DE TODOS OS TIPOS E CORES, .

tala
Download Presentation

NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TERRA, DEUSA DE TODAS AS COISAS.

  2. ELA SEPAROU O CÉU DA TERRA, E OS MARES, DOS CONTINENTES,

  3. SURGIRAM ALTAS MONTANHAS,

  4. CRESCERAM ÁRVORES DE TODOS OS TIPOS E CORES,

  5. E À MEDIDA QUE O AR CLAREAVA, COMEÇARAM A CINTILAR ESTRELAS NO FIRMAMENTO.

  6. A TERRA ABRIGAVA AGORA OS MAIS VARIADOS ANIMAIS, MAS OS DEUSES DECIDIRAM QUE DEVERIA SER CRIADO UM SER SUPERIOR PARA CUIDAR DE TODOS OS OUTROS ANIMAIS QUE POVOAVAM O PLANETA.

  7. A TAREFA FOI ENTREGUE AOS FIÉIS TITÃS PROMETEU E SEU IRMÃO EPIMETEU. PROMETEU MISTUROU UM POUCO DE BARRO COM ÁGUA E COMEÇOU A ESCULPIR O NOVO SER, DE MODO A QUE SE PARECESSE COM OS DEUSES, CAMINHANDO ERECTO E CONTEMPLANDO AS ESTRELAS PARA DEMONSTRAR SUA SUPERIORIDADE SOBRE OS OUTROS SERES .

  8. IMPULSIVO, EPIMETEU DISTRIBUIU CORAGEM,FORÇA, VELOCIDADE A TODOS. QUANDO, PORÉM, CHEGOU A VEZ DO HOMEM ELE CONSTATOU, DESOLADO, QUE NADA RESTAVA PARA LHE ATRIBUIR. COUBE À DEUSA ATENA DAR-LHE O DIVINO SOPRO DA VIDA. EPIMETEU FOI ENCARREGADO DE DAR A ELE E A TODOS OS OUTROS ANIMAIS TUDO QUE FOSSE NECESSÁRIO À VIDA.

  9. PEDIU AJUDA A SEU IRMÃO. POSSUÍDO DE ARDENTE DESEJO DE AJUDAR O HOMEM, PROMETEU ACENDEU UMA TOCHA COM O FOGO SAGRADO DA CARRUAGEM DO SOL E A TROUXE PARA A TERRA. SABIA QUE SE O HOMEM DOMINASSE O FOGO, SE ELEVARIA ACIMA DOS ANIMAIS, E SE TORNARIA AINDA MAIS SEMELHANTE AOS DEUSES. FOI UM ATO DE GRANDE BRAVURA, POIS O FOGO ERA RESERVADO APENAS AOS DEUSES.

  10. ZEUS, QUE DESPREZAVA OS MORTAIS, PASSOU A EXIGIR SACRIFÍCIOS. VENDO A DIFICULDADE DOS HOMENS EM SE ALIMENTAR, PROMETEU CONVENCEU ZEUS A DEIXÁ-LOS GUARDAR PARTE DO SACRIFÍCIO PARA SI PRÓPRIOS, ENGANANDO-O MAIS UMA VEZ, POIS DEIXAVA CARNE PARA OS MORTAIS, E OS OSSOS, DISFARÇADOS SOB GORDURA, PARA OS DEUSES.

  11. FURIOSO E HUMILHADO, ZEUS ORDENOU A HEFESTOS QUE ACORRENTASSE PROMETEU A UMA ROCHA. CADA DIA UMA ÁGUIA VIRIA COMER SEU FÍGADO, SENDO QUE O ÓRGÃO DILACERADO VOLTARIA SEMPRE A CRESCER, FAZENDO COM QUE O SOFRIMENTO SE ETERNIZASSE.

  12. DIVINO PROMETEU - ÚNICO ENTRE OS DEUSES A NOS AMAR - POR TUA BRAVURA INDÔMITA E BONDADE PARA CONOSCO, MERECES A GRATIDÃO DOS MORTAIS, COMO PRIMEIRO MÁRTIR PELA FELICIDADE HUMANA.

  13. FORMATAÇÃO; CLAUDIA MADEIRA SITE: www.corepoesia.com IMAGENS:WEBSHOTS E GOOGLE TEXTO: CLAUDIA MADEIRA (TRADUÇÃO LIVRE DO SITE “TALES OF GREEK MITHOLOGY”) SOM: “SHERAZADE” DE RIMSKY KORSAKOV

More Related