130 likes | 192 Views
NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TERRA, DEUSA DE TODAS AS COISAS. ELA SEPAROU O CÉU DA TERRA, E OS MARES, DOS CONTINENTES,. SURGIRAM ALTAS MONTANHAS, . CRESCERAM ÁRVORES DE TODOS OS TIPOS E CORES, .
E N D
NO COMEÇO ERA O CAOS. UMA MASSA INFORME QUE ABRIGAVA A SEMENTE DE TUDO O QUE ESTARIA POR VIR. DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TERRA, DEUSA DE TODAS AS COISAS.
E À MEDIDA QUE O AR CLAREAVA, COMEÇARAM A CINTILAR ESTRELAS NO FIRMAMENTO.
A TERRA ABRIGAVA AGORA OS MAIS VARIADOS ANIMAIS, MAS OS DEUSES DECIDIRAM QUE DEVERIA SER CRIADO UM SER SUPERIOR PARA CUIDAR DE TODOS OS OUTROS ANIMAIS QUE POVOAVAM O PLANETA.
A TAREFA FOI ENTREGUE AOS FIÉIS TITÃS PROMETEU E SEU IRMÃO EPIMETEU. PROMETEU MISTUROU UM POUCO DE BARRO COM ÁGUA E COMEÇOU A ESCULPIR O NOVO SER, DE MODO A QUE SE PARECESSE COM OS DEUSES, CAMINHANDO ERECTO E CONTEMPLANDO AS ESTRELAS PARA DEMONSTRAR SUA SUPERIORIDADE SOBRE OS OUTROS SERES .
IMPULSIVO, EPIMETEU DISTRIBUIU CORAGEM,FORÇA, VELOCIDADE A TODOS. QUANDO, PORÉM, CHEGOU A VEZ DO HOMEM ELE CONSTATOU, DESOLADO, QUE NADA RESTAVA PARA LHE ATRIBUIR. COUBE À DEUSA ATENA DAR-LHE O DIVINO SOPRO DA VIDA. EPIMETEU FOI ENCARREGADO DE DAR A ELE E A TODOS OS OUTROS ANIMAIS TUDO QUE FOSSE NECESSÁRIO À VIDA.
PEDIU AJUDA A SEU IRMÃO. POSSUÍDO DE ARDENTE DESEJO DE AJUDAR O HOMEM, PROMETEU ACENDEU UMA TOCHA COM O FOGO SAGRADO DA CARRUAGEM DO SOL E A TROUXE PARA A TERRA. SABIA QUE SE O HOMEM DOMINASSE O FOGO, SE ELEVARIA ACIMA DOS ANIMAIS, E SE TORNARIA AINDA MAIS SEMELHANTE AOS DEUSES. FOI UM ATO DE GRANDE BRAVURA, POIS O FOGO ERA RESERVADO APENAS AOS DEUSES.
ZEUS, QUE DESPREZAVA OS MORTAIS, PASSOU A EXIGIR SACRIFÍCIOS. VENDO A DIFICULDADE DOS HOMENS EM SE ALIMENTAR, PROMETEU CONVENCEU ZEUS A DEIXÁ-LOS GUARDAR PARTE DO SACRIFÍCIO PARA SI PRÓPRIOS, ENGANANDO-O MAIS UMA VEZ, POIS DEIXAVA CARNE PARA OS MORTAIS, E OS OSSOS, DISFARÇADOS SOB GORDURA, PARA OS DEUSES.
FURIOSO E HUMILHADO, ZEUS ORDENOU A HEFESTOS QUE ACORRENTASSE PROMETEU A UMA ROCHA. CADA DIA UMA ÁGUIA VIRIA COMER SEU FÍGADO, SENDO QUE O ÓRGÃO DILACERADO VOLTARIA SEMPRE A CRESCER, FAZENDO COM QUE O SOFRIMENTO SE ETERNIZASSE.
DIVINO PROMETEU - ÚNICO ENTRE OS DEUSES A NOS AMAR - POR TUA BRAVURA INDÔMITA E BONDADE PARA CONOSCO, MERECES A GRATIDÃO DOS MORTAIS, COMO PRIMEIRO MÁRTIR PELA FELICIDADE HUMANA.
FORMATAÇÃO; CLAUDIA MADEIRA SITE: www.corepoesia.com IMAGENS:WEBSHOTS E GOOGLE TEXTO: CLAUDIA MADEIRA (TRADUÇÃO LIVRE DO SITE “TALES OF GREEK MITHOLOGY”) SOM: “SHERAZADE” DE RIMSKY KORSAKOV