150 likes | 249 Views
Proposta Pastoral 2006. Exig ências para assegurar atenção especial à família em nossa proposta. 1. Garantir especial empenho em educar ao amor no âmbito da ação educativa salesiana e no itinerário da fé proposto aos jovens. 2.
E N D
Exigências para assegurar atenção especial à família em nossa proposta
1 Garantir especial empenho em educar ao amor no âmbito da ação educativa salesiana e no itinerário da fé proposto aos jovens.
2 Acompanhar e apoiar os pais em suas responsabilidades educativas, envolvendo-os plenamente na realização do Projeto educativo-pastoral salesiano.
3 Promover e qualificar o estilo salesiano de família na própria família, na comunidade salesiana, na comunidade educativo-pastoral.
4 Crescer no espírito e na experiência de Família Salesiana a serviço do empenho educativo e pastoral entre os jovens.
1 Preparar, no itinerário de formação, um caminho gradual e sistemático de educação ao amor, que ajude os adolescentes e jovens.
2 Desenvolver entre os jovens adultos dos nossos ambientes roteiros de formação, acompanhamento e discernimento da vocação ao matrimônio cristão. Nesse esforço procure-se suscitar a colaboração de casais dos grupos leigos da Família Salesiana.
3 Suscitar em nossas presenças grupos, movimentos e associações de casais e de famílias, que os ajudem a viver e a aprofundar a própria vocação matrimonial e suas responsabilidades educativas.
4 Apoiar os pais dos meninos e meninas das nossas obras em sua responsabilidade educativa por meio da criação de associações de pais, escolas para pais, etc., com uma proposta concreta e sistemática de formação e partilha a respeito de temas educativos.
5 Fortalecer em cada presença salesiana a Comunidade educativo-pastoral, dando particular atenção às relações pessoais e ao clima de família, à participação e à partilha dos valores salesianos. Dessa maneira, a obra salesiana tornar-se-á uma casa para os jovens e também um apoio para as famílias envolvidas nesse esforço.
6 Envolver as famílias no itinerário de educação e evangelização que propomos e animamos entre os jovens, por meio de iniciativas como encontros de partilha entre pais e filhos, catequese familiar, envolvimento de pais na animação dos grupos do MJS, celebrações e encontros juntos, comunidades cristãs familiares como ponto de referência para o itinerário da fé proposto aos jovens, etc.
7 Encorajar, preparar e acompanhar os nossos leigos para que promovam e defendam na sociedade os direitos da família, perante as leis e situações que a prejudicam.
8 Aprofundar o sentido de Família Salesiana entre os diversos grupos presentes num mesmo território mediante o conhecimento e a partilha da “Carta da comunhão” e da “Carta da missão” e a atuação da Consultoria da Família Salesiana nos diversos níveis.