1 / 68

Revisão de Conteúdos

Revisão de Conteúdos. Correção dos Exercícios. 01 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas:.

taurus
Download Presentation

Revisão de Conteúdos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revisão de Conteúdos Correção dos Exercícios

  2. 01 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN)

  3. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) Art. 120. Salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, subroga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria.

  4. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN)

  5. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. § 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação.

  6. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN)

  7. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) Art. 175. Excluem o crédito tributário:         I - a isenção;         II - a anistia. Parágrafo único. A exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela conseqüente.

  8. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN)

  9. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN) Art. 158. O pagamento de um crédito não importa em presunção de pagamento:         I - quando parcial, das prestações em que se decomponha;

  10. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Suponha que o bairro Cidade de Deus ganhe autonomia, formando um novo Município, este se subrogará nos direitos do Município de Sete Lagoas, cuja legislação aplicará até que entre em vigor a sua própria, salvo disposição de lei em contrário. (certa – art. 120 CTN) II – Expirado o prazo para homologação, sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e suspenso o crédito tributário. (errada – vide art. 150, § 4º CTN) III – A isenção é uma forma de exclusão do crédito tributário e dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal. (errada – art. 175 CTN) IV – O pagamento de um crédito tributário, quando parcial, não importa em presunção de pagamento das prestações em que se decomponha. (certa – art. 158, I CTN)

  11. 02 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN)

  12. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) Art. 163. Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos do mesmo sujeito passivo para com a mesma pessoa jurídica de direito público, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos ou provenientes de penalidade pecuniária ou juros de mora, a autoridade administrativa competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação, obedecidas as seguintes regras, na ordem em que enumeradas:         I - ..........         II - primeiramente, às contribuições de melhoria, depois às taxas e por fim aos impostos;

  13. 02 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN)

  14. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) Art. 124. São solidariamente obrigadas:         I - ......         II - as pessoas expressamente designadas por lei. Parágrafo único. A solidariedade referida neste artigo não comporta benefício de ordem.

  15. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN)

  16. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:         I - moratória;         II - o depósito do seu montante integral;         III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;         IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.         V – a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;           VI – o parcelamento.         Parágrafo único. O disposto neste artigo não dispensa o cumprimento das obrigações assessórios dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela conseqüentes.

  17. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN)

  18. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN) Art. 131. São pessoalmente responsáveis: I - o adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos;

  19. Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Existindo simultaneamente dois ou mais débitos vencidos, a autoridade competente para receber o pagamento determinará a respectiva imputação na seguinte ordem: impostos/taxas/contribuição de melhoria. (errada – art. 163, II CTN) II – Se a lei prevê solidariedade tributária em determinado caso, mesmo que um dos devedores seja imune, responderá pelo débito com os demais contribuintes, favorecido pelo benefício de ordem. (errada – art. 124, II CTN) III – Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito de seu montante integral, havendo também a dispensa das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso,ou dela conseqüente. (errada – art. 151 CTN) IV – O remitente, quanto aos tributos relativos aos bens remidos, é pessoalmente responsável. (certa – art. 131, I CTN)

  20. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa) III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (certa – art. 128 CTN) IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  21. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.

  22. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa) III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (certa – art. 128 CTN) IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  23. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa)

  24. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa) III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (certa – art. 128 CTN) IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  25. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (errada – art. 133, II CTN) Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato: I - integralmente, se o alienante cessar a exploração do comércio, indústria ou atividade; II - subsidiariamente com o alienante, se este prosseguir na exploração ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienação, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comércio, indústria ou profissão.

  26. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa) III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (errada – art. 133, II CTN) IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  27. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  28. 03 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Recebe o nome de lançamento por homologação, o lançamento que se baseia nas informações sobre matéria de fato, prestada por sujeito passivo ou terceiro obrigado, indispensáveis à sua efetivação. ERRADA II – Para distinguir a obrigação do crédito tributário, em nosso sistema tributário, basta considerar que o CTN relaciona a obrigação com o fato gerador e o crédito com o lançamento tributário. (certa) III – Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos por aquela, pode-se afirmar que o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir na exploração da atividade comercial. (errada – art. 133, II CTN) IV – A conversão de depósito judicial em renda não extingue o crédito tributário, podendo o fisco exigir do contribuinte juros e multa devidos quando da efetivação da medida. (errada)

  29. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  30. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato:

  31. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  32. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

  33. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  34. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) Art. 150 - …….. § 7.º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.

  35. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  36. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  37. 04 - Marque a resposta adequada de acordo com as afirmativas: I – Carlos adquire uma empresa prestadora de serviços. Logo após, a fiscalização constata, na contabilidade da empresa, omissão de receitas relativas a exercícios anteriores à aquisição do estabelecimento. Nesta hipótese, Carlos responde pelos tributos apurados antes e depois da aquisição do estabelecimento. (certa – art. 133 CTN) II – O Fisco lavrou um auto de infração contra um contribuinte. Logo após sobrevém medida liminar concedida em mandado de segurança impetrado pelo contribuinte. Nesse caso, o procedimento fiscal deve se sobrestado até decisão final do mandado de segurança. (certa – art. 151,IV CTN) III – A substituição tributária é um modelo de sujeição passiva que não se aplica aos tributos municipais. (errada) IV – Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa. (errada)

  38. 01 - Marque a alternativa correta: Para os efeitos do Direito Tributário e salvo disposição de lei em contrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: A – sendo suspensiva a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio. B – sendo resolutória a condição, desde o momento de seu implemento. C – sendo resolutória a condição, quando ocorrer o evento. D – sendo resolutória a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio. (certa – art. 117, II, CTN) E – desde o momento de seu implemento.

  39. 01 - Marque a alternativa correta: Para os efeitos do Direito Tributário e salvo disposição de lei em contrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: D – sendo resolutória a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio. (certa – art. 117, II, CTN) Art. 117. Para os efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposição de lei em contrário, os atos ou negócios jurídicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: I - sendo suspensiva a condição, desde o momento de seu implemento; II - sendo resolutória a condição, desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio.

  40. 02 - Marque a alternativa correta: Frango Supimpa Ltda. foi incorporado por Frangos Demais S/A, em 16/04/2011. Posteriormente, o Fisco Federal levantou crédito tributário da responsabilidade do Frango Supimpa Ltda., anterior à data da incorporação. Esse crédito tributário: A – não mais pode ser cobrado. B – deve ser cobrado somente dos antigos sócios do Frango Supimpa Ltda. C – deve ser cobrado somente do conjunto, com os demais débitos tributários, inclusive estaduais e municipais da empresa incorporada. D – deve ser cobrado, tanto do Frango Supimpa quanto do Frangos Demais S/A. E – deve ser cobrado do Frangos Demais S/A. (certa – art. 132 CTN)

  41. 02 - Marque a alternativa correta: Frango Supimpa Ltda. foi incorporado por Frangos Demais S/A, em 16/04/2011. Posteriormente, o Fisco Federal levantou crédito tributário da responsabilidade do Frango Supimpa Ltda., anterior à data da incorporação. Esse crédito tributário: E – deve ser cobrado do Frangos Demais S/A. (certa – art. 132 CTN) Art. 132. A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas.

  42. 03 - Marque a alternativa correta: Segundo do CTN, a responsabilidade da pessoa incorporadora ou daquela que resulta de fusão, em relação aos tributos devidos pelas incorporadas ou fusionadas, é: A – solidária. B – subsidiária. C – preferencial. D – exclusiva.

  43. 03 - Marque a alternativa correta: Segundo do CTN, a responsabilidade da pessoa incorporadora ou daquela que resulta de fusão, em relação aos tributos devidos pelas incorporadas ou fusionadas, é: A – solidária. B – subsidiária. C – preferencial. D – exclusiva.

  44. 04 - Marque a alternativa correta: A pessoa que adquirir imóvel sobre o qual tenha-se constituído créditos tributários não satisfeitos pelo alienante: A – é obrigada à quitação de tais impostos, na qualidade de contribuinte. B – passa a ser o responsável pelas obrigações futuras. C – subroga-se nas obrigações de devedor. (certa – art. 130 CTN) D – só será obrigada se houver acordo (contrato) entre as partes neste sentido.

  45. 04 - Marque a alternativa correta: A pessoa que adquirir imóvel sobre o qual tenha-se constituído créditos tributários não satisfeitos pelo alienante: C – subroga-se nas obrigações de devedor. (certa – art. 130 CTN) Art. 130. Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.

  46. 01 - Marque V ou F: Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

  47. 01 - Marque V ou F: Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. (falsa)

  48. 01 - Marque V ou F: A capacidade tributária passiva depende da capacidade civil das pessoas naturais.

  49. 01 - Marque V ou F: A capacidade tributária passiva depende da capacidade civil das pessoas naturais. (falsa)

  50. 01 - Marque V ou F: A moratória tanto quanto a remissão, é forma de extinção do crédito tributário.

More Related