180 likes | 327 Views
Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas e culturais em sala de aula. Historia e Cultura. HISTORIA, CULTURA E LITERATURA CONTEMPORANEA
E N D
Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas e culturais em sala de aula.
Historia e Cultura HISTORIA, CULTURA E LITERATURA CONTEMPORANEA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA
Historia Pirâmides do Reino de kush
Historia Cidade de kush Reino de kush Rainha negra Megalito no saara
Escritores Africanos Chinua Achebe Noémia de Souza Luiz Bernardo Honwana Jose E Agualusa Ondjak Paulina Chiziani
Escritores Afro Brasileiros Eliza Lucinda Ana Cruz poetisa Carolina de Jesus Cruz e Souza Lima Barreto Paulo Leminski
Objetivo Melhorar a auto estima dos alunos negros e afrodescendentes. E, consequentemente, o nível cultural, social e político das comunidades negras e afrodescendentes através do sentimento de orgulho e pertencimento do seu povo e das suas origens.
Mostrar e valorizar as contribuições culturais, históricas , religiosas e naturais das suas origens para a construção do povo brasileiro
O contato com textos de poetas e escritores africanos e afro brasileiros permitirá a construção de novos conhecimentos e confirmação dos laços de similaridades e afetividades entre brasileiros e africanos.
Noémia de Souza O cais... O cais é um cais como muitos cais do mundo... As estrelas também são iguais às que se acendem nas noites baianas de mistério e macumba... (Que importa, afinal, se as gentes sejam moçambicanas ou brasileiras, brancas ou negras?) Jorge Amado, vem! Aqui nesta povoação africana o povo é o mesmo também é irmão do povo marinheiro da baía, companheiro Jorge Amado, amigo do povo, da justiça e da liberdade! (2006)
A formação de um olhar de pertencimentoorgulhoso, afetivo e crítico resultará na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais afetiva neste novo modelo social, conhecido por sociedade do conhecimento.