120 likes | 242 Views
A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido. Trabalho realizado por Inês Arnaud Nº15 10ºC. No tempo de Octávio Augusto nasceu, em Belém, Jesus Cristo.
E N D
A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido Trabalho realizado por Inês Arnaud Nº15 10ºC
No tempo de Octávio Augusto nasceu, em Belém, Jesus Cristo. Por volta dos 30 anos de idade, Cristo começou a pregar por toda a Palestina, propondo uma nova religião baseada na existência de um Deus único.
A mensagem desta nova religião foi levada pelo mundo através dos apóstolos de Cristo. O Cristianismo cresceu a olhos vistos, com o passar dos séculos, o fiéis multiplicaram-se, construíram-se inúmeras igrejas, os donativos cresceram.
O poderio da Igreja Católica atingiu o seu apogeu na Idade Média, com a Inquisição. O mundo era regido segundo DEUS Teocentrismo
Renascimento Desenvolvimento das ciências e da maneira de pensar. A Ciência vai dar resposta às indagações do homem. A Igreja não evolui.
Igreja Ciência
Perda do Sentido (?) Esta constante dessacralização pode ser apenas evolução, e não um “problema”. No entanto, pode vir acompanhada daquilo a que muitos chamam “a perda do sentido”. No entanto, o Homem continua a sua busca pelo transcendente.
Perda do Sentido (?) O que anteriormente era belo e especial foi desvalorizado. Cresceu a violência, o cinismo, a descrença e o medo. A Igreja é descrita como a moral da sociedade.
Assim, cada pessoa vai adoptar uma posição relativa à existência de Deus, segundo as suas crenças e educação: Ateísmo: nega a existência de Deus e de uma realidade de existência divina. Deísmo: afirma-se a existÊncia de Deus, mas à mergem da revelação, dos dogmas, dos milagres ou da relação pessoal; Deus criou o mundo, mas não o conserva. É o Deus dos filósofos , da religião racional. Agnosticismo: posição filosófica segundo a qual não é possível ao ser humano saber se Deus existe ou não, nem aceder ao conhecimento da sua essência. Teísmo: afirma a existência de Deus; trata-se de um Deus perfeito, único e transcendente, criador e conservador do Universo. Deus governa o mundo. Fideísmo: só se pode aceder através da fé à existência e à essência de Deus. Panteísmo: posição segundo a qual Deus e o mundo são a mesma realidade. Esta perspectiva nega a existência de qualquer realidade transcendente.
Bibliografia • Google – pesquisa de imagens • História 7 – Areal editores • História oitavo ano – Areal editores • Wikipédia