1 / 70

Lógica Matemática

Lógica Matemática. Proposição Toda oração declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa. Exemplo Hoje é quinta-feira. Proposição Princípio da identidade : Uma proposição verdadeira é sempre verdadeira. Uma proposição falsa é sempre falsa.

tiger
Download Presentation

Lógica Matemática

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lógica Matemática

  2. Proposição Toda oração declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa. Exemplo Hoje équinta-feira.

  3. Proposição Princípio da identidade: Uma proposição verdadeira é sempre verdadeira. Uma proposição falsa é sempre falsa. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Princípio do terceiro excluído: Uma proposição só poderá ser verdadeira ou falsa, não admitindo uma terceira possibilidade.

  4. As luzes desta sala estão apagadas. ( F) As luzes desta sala não estão apagadas. (V) Hoje é quinta-feira. (V) Hoje não é quinta feira. (F)

  5. CONECTIVOS DISJUNÇÃO (“ ou “)

  6. TABELA -VERDADE

  7. CONECTIVOS CONJUNÇÃO (“ e “)

  8. TABELA -VERDADE

  9. (MPOG - 2009 / ESAF) A negação de “Maria comprou uma blusa nova e foi ao cinema com José” é: a) Maria não comprou uma blusa nova ou não foi ao cinema com José. b) Maria não comprou uma blusa nova e foi ao cinema sozinha. c) Maria não comprou uma blusa nova e não foi ao cinema com José. d) Maria não comprou uma blusa nova e não foi ao cinema. e) Maria comprou uma blusa nova, mas não foi ao cinema com José.

  10. (MPS - 2010 / CESPE) A negação da proposição “Pedro não sofreu acidente de trabalho ou Pedro está aposentado” é “Pedro sofreu acidente de trabalho ou Pedro não está aposentado”.

  11. (SEFAZ-SP - 2009 / ESAF) A negação de: Milão é a capital da Itália ou Paris é a capital da Inglaterra é: a) Milão não é a capital da Itália e Paris não é a capital da Inglaterra.b) Paris não é a capital da Inglaterra.c) Milão não é a capital da Itália ou Paris não é a capital da Inglaterra.d) Milão não é a capital da Itália.e) Milão é a capital da Itália e Paris não é a capital da Inglaterra.

  12. CONECTIVOS CONDICIONAL (“ se...,então... “)

  13. TABELA -VERDADE

  14. (INSS 2008 - CARGO 18 / CESPE) A proposição composta “Se A então B” é necessariamente verdadeira.

  15. Entre as opções abaixo, a única com valor lógico verdadeiro é: • Se o Corinthians já foi campeão da Libertadores, então o • São Paulo nunca foi campeão mundial. • b) Se Santiago é a capital do Chile, Paris não é a capital da França. • C

  16. CONECTIVOS BICONDICIONAL (“ se e somente se “) EXEMPLO p: O triângulo é retângulo. q: O teorema de Pitágoras é válido. p↔q: O triângulo é retângulo se e somente se o Teorema de Pitágoras é válido.

  17. Assinale a opção verdadeira. a) 5 = 13 e 3 x 4 = 12 b) Se 18 = 18, então 23 + 47 = 15 c) 12 = 15 se e somente se 3 x 4 = 17 d) 323 = 45 ou 31 + 4 = 57 e) 8 = 6 e 9 x4 = 36

  18. Equivalência Lógica Duas proposições são equivalentes quando possuem sempre o mesmo valor lógico, ou seja, a tabela verdade da primeira e a tabela verdade da segunda, inicialmente padronizadas, devem apresentar a mesma “última coluna”.

  19. Uma sentença logicamente equivalente a “ Se Ana é bela, então Carina é feia” é: • Se Ana não é bela, então Carina não é feia. • Ana é bela ou Carina não é feia. • Se Carina é feia, Ana é bela. • Ana é bela ou Carina é feia. • Se Carina não é feia, então Ana não é bela.

  20. (AFRFB - 2009 / ESAF) Considere a seguinte proposição: “Se chove ou neva, então o chão fica molhado”. Sendo assim, pode-se afirmar que: a) Se o chão está molhado, então choveu ou nevou. b) Se o chão está molhado, então choveu e nevou. c) Se o chão está seco, então choveu ou nevou. d) Se o chão está seco, então não choveu ou não nevou. e) Se o chão está seco, então não choveu e não nevou.

  21. (Escrivão-PF - 2009 / CESPE) As proposições “Se o delegado não prender o chefe da quadrilha, então a operação agarra não será bem-sucedida” e “Se o delegado prender o chefe da quadrilha, então a operação agarra será bem-sucedida” são equivalentes.

  22. (INSS 2008 - CARGO 18 / CESPE) Represente-se por ~A a proposição composta que é a negação da proposição A, isto é, ~A é falso quando A é verdadeiro e ~A é verdadeiro quando A é falso. Desse modo, as proposições “Se ~A então ~B” e “Se A então B” têm valores lógicos iguais.

  23. Dizer que “ Bernardo não é engenheiro ou André é artista” é logicamente equivalente a dizer que “ André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro". • (verdadeiro) (falso)

  24. “ Bernardo não é engenheiro ou André é artista” “ André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro"

More Related